Análise da coluna HT-X8500 da Sony, uma soundbar promissora

As colunas soundbar tornaram-se populares nos últimos anos para compensar a qualidade insatisfatória da saída de som das televisões convencionais. A grande maioria dos sistemas de som são grandes, caros e complicados de instalar. A solução, parece ser, agora, este tipo de colunas de som.

Este tipo de equipamentos vem agora com tudo o que se pode querer e, por vezes, esperar de uma coluna para a sala de estar. Desde assistentes inteligentes integrados, natureza modular (podendo equipar outros dispositivos) e até a uma experiência completa de home theater. Acompanhe-nos em mais uma análise, desta vez, à coluna soundbar, HT-X8500 da Sony.

Design

A realçar, a notória e constante aprendizagem relativamente à modernização de todos os equipamentos desta  marca nipónica, Sony. Este conjunto 2.1 Dolby Atmos tem presente tudo aquilo que se procura numa coluna de sala de estar.

O formato horizontal habitual desta coluna faz-se sentir, ainda para mais, face à sua reduzida altura, o que permite ocupar pouco espaço, não abdicando da qualidade do seu conjunto de speakers. As linhas, ligeiramente arredondadas, apresenta nos uma abordagem interessante pois, visando agradar a um mercado massificado, que ultrapassa a tradicional segmentação, consegue agradar tanto a clássicos (linhas mais rígidas) e modernistas (linhas redondas).

Os materiais, suaves ao toque, denotam um cuidado na escolha da cor padrão, preta e da colocação de um plástico no topo do equipamento. A inclusão de espaços dentro do próprio corpo do dispositivo reforça a aposta numa estética minimalista e, assim, menos extravagante como acontece com este tipo de colunas.

Assim, nesse sentido, a nova avaliação relativamente a este aspeto levou em consideração, numa comparação com as 11 melhores colunas soundbar de 2019/2020, uma baixa de 0,6 pontos por cada coluna cujo design supere a em avaliação (face aos aspetos mencionados anteriormente). O resultado foi de 7,6 pts de um total máximo de 10 pontos.

Recursos

A tecnologia é talvez um dos pontos mais fortes deste novo equipamento. O set HT-X8500 recorre à tipologia de som 2.1, que baseada na tecnologia de projeção de som em array da Sony, permite simular um conjunto de surround speakers 7.1.

O maior destaque é, sem dúvida, a compatibilidade com Dolby Atmos e com DTS: X Surround Sound. Este campo pode valer a decisão de compra deste equipamento, em virtude de outros. A tecnologia Dolby Atmos é uma das imagens de marca da marca japonesa.

A transmissão de som é assegurada por uma entrada e saída HDMI, bem como, uma saída ótica. Os televisores que não tenham compatibilidade com a saída eARC e ARC (HDMI), vêm nesta saída ótica (fibra ótica), uma interessante alternativa. Existe ainda a possibilidade de alternar entre as saídas físicas anteriormente mencionadas e wireless, recorrendo à conexão por Bluetooth 5.0.

Os LEDs na parte superior demonstram informações de funcionamento do dispositivo e das predefinições escolhidas na coluna, tais como a conexão wireless, bem como, o nível de áudio.

Qualidade de construção

A aposta das marcas nipónicas e sul-coreanas na qualidade e controlo de qualidade dos seus materiais em equipamentos é conhecida por um vasto leque de pessoas, este caso não é diferente. HT-X8500 apresenta um corpo constituído por um plástico na grande maioria, metal na base e é revestido por uma espécie de plástico suave ao toque na parte superior.

 

A ausência de botões físicos aumenta a longevidade do equipamento, uma vez que, na ausência do comando, os sensores de pressão desempenham de forma ótima. O comando, por sua vez, é bastante simples, mas robusto na sua forma retangular.

Performance

Este tipo de colunas soundbar, ainda para mais, média-gama podem suscitar dúvidas óbvias quanto à sua qualidade. Sabemos que um set de colunas 5.1 ou 7.1 são sempre mais interessantes do que 2.1, no entanto, nem todos temos capacidade para mais do que uma, duas ou três (com subwoofer) em casa.

Ao nível do sistemaoperativo” do equipamento, este possuí alguns problemas associados ao seu automatismo. Por vezes, consegue ficar bloqueado de tal modo que tem de ser reiniciada ou colocada em modo de demonstração para retomar o controlo, mas nada de preocupante. Acima de tudo, este sistema fica marcado pela sua facilidade e forma intuitiva de manuseio.

A intensidade sonora deste equipamento é de extrema qualidade, satisfazendo as necessidades de uma sala com 15 m2 onde não ocorre uma distorção generalizada do som.

Os tons agudos, costumam ser um dos aspetos mais importantes na escolha dos melhores equipamentos de som. HT-X8500, por exemplo, possuí uma qualidade bastante aceitável neste campo, no entanto, sente-se uma perda nos tons mais agudos (isto com a máxima intensidade permitida pela coluna). A conjunção da experiência Dolby Atmos e DTS:X Surround Sound garante melhorias incríveis na manutenção da integridade sonora.

Os tons graves, a cargo do subwoofer presente neste dispositivo, tem um desempenho simplesmente incrível, sem grandes defeitos a aplicar, dado o reduzido tamanho do mesmo, bem como, do restante corpo da HT-X8500. É percetível na intensidade desta parte integrante, que as tonalidades mais graves são sentidas efusivamente (quando a máxima intensidade permitida pela coluna).

 

Assim, nesse sentido, a nova avaliação relativamente a este aspeto levou em consideração, numa comparação com as 11 melhores colunas soundbar de 2019/2020, uma baixa de 3 pontos, com um resultado de 7,0 pts de um total máximo de 10 pontos.

Comparação com a concorrência

A concorrência é forte, ainda para mais, quando este equipamento classifica-se como um middle-end dentro da gama. O fator mais distintivo é a presença conjunta das tecnologias DTS:X, Dolby Atmos e HDMI (eARC), pouco usual.

Assim, nesse sentido, os fatores que levaram a pontuação desta categoria foi, a marca, a qualidade do equipamento (no geral), o preço e ofertas parecidas. O resultado foi de 6,5 pts num total de 10 pontos é um resultado aceitável (mas que demonstra a importância de outras especificações além das apresentadas, mencionadas anteriormente).

Preço

O preço praticado em alguns pontos de venda são 299,99€ e 399,99€, na MediaMarkt e FNAC respetivamente. Assim, o preço encontra-se dentro dos limites da razoabilidade face às restantes ofertas do mercado.

A perda de 2,8 pontos justifica-se por outras ofertas mais interessantes, como um set 5.1 de outra marca concorrente, que por um preço idêntico oferece qualidades semelhantes. O resultado é 7,2 pts num total de 10 pontos, o que confere alguma segurança na compra deste equipamento.

Veredito

Os recursos, a performance e a qualidade de construção são elementos importantes na hora de decisão relativamente à compra deste equipamento. HT-X8500 é um exemplo disso mesmo, na medida em que representa uma aposta saudável para este segmento.

A sonoridade, mesmo que a uns modesto 50hz, como refere a Sony, é de render qualquer um a uma coluna soundbar como esta. A pensar nisto, a pontuação total é 7,1 pts num total máximo de 10 pontos.

Cá por casa, pelo menos, ficámos todos rendidos. Agora cabe-lhe a si decidir se esta é a sua melhor opção no segmento.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here