Análise Canon 6D: A FullFrame que faltava

Red Magic 5G

Canon 6D - Corpo (7)Sendo a topo de gama do segmento intermédio da Canon, esta semana recebemos para análise a Canon 6D, a Full Frame que irá fazer as delícias dos fotógrafos.

Indice:

Características e Funcionalidades
Design e Ecrã
Desempenho
Veredicto: Canon 6D

Com um mercado com cada vez mais opções, a Canon tenta diversificar a sua oferta em vários segmentos. Desde os iniciados, passando pelos amadores, até ao segmento profissional, há de todos os gostos para todas as carteiras.

Com o lançamento da 6D, a gama intermédia recebe pela primeira vez uma Full Frame. Comparável a algumas máquinas de topo, esta câmara será uma hipótese a ter em conta na hora de ir às compras.

Características e Funcionalidades

Características 6DÉ isso mesmo. Neste segmento os sensores APS-C dominam e estão cada vez melhores, enquanto que no segmento profissional reina o sensor de enquadramento total, conhecido como FullFrame.

Na Canon 6D optou-se pela introdução do sensor FullFrame e devo dizer que a qualidade de imagem final produzida é soberba. Incorporando também algumas funcionalidades do segmento profissional temos uma câmara a ter em conta caso não esteja disposto a pagar o preço praticado nesse segmento, mas que também não queira ficar preso às limitações dos segmentos inferiores.

Um dos destaques vai certamente para o Sensor que tanto já falamos, conta com uma resolução máxima de 20.2 megapixels em formato FullFrame, o ISO máximo em fotografia atinge os 25600 enquanto que em video 12800 fazendo com que ambos tenham qualidade superior mesmo em condições de luminosidade baixa.

Canon 6D - Corpo (15)Duas das características que mais nos chamaram à atenção foram os módulos de GPS e Wi-Fi integrados. Com o primeiro é possível obter a geo-localização da fotografia que tiramos em Milão, por exemplo e na informação do ficheiro irá constar a informação das coordenadas exactas.

Já o modulo Wi-Fi e através da instalação da aplicação da Canon, podemos ter o controlo total da câmara na ponta dos nossos dedos no nosso Tablet ou Smartphone. O EOS remote, permite aos utilizadores terem uma visão em directo das fotos tiradas pela 6D bem como uma visão em directo caso tenhamos o LiveView activo podendo até disparar remotamente o dispositivo. Tudo isto através de Wi-fi.

Apesar de não ser o mais rápido que já vimos penso que as 4,5 imagens por segundo em disparo continuo sejam mais que suficientes. Já o enquadramento múltiplo permite agora aos utilizadores tirarem duas fotos com exposições diferentes e depois juntarem num único fotograma.

Canon 6D - Corpo (17)A inclusão do HDR (muito na moda nos telefones de gama alta), proporciona imagens com uma qualidade superior, tudo isto processado pelo poderoso processador DIGIC5, que torna a experiência bastante melhorada sem tempos de espera excessivos, apenas um ponto negativo é esta função apenas estar disponível para JPEG e não em RAW.

Esperávamos também mais pontos de auto-foco, mas pela gama em que está inserida, 11 é o considerado normal.

Segue um Video de como é fácil configurar o modo Wi-fi com o nosso Smartphone.

httpv://youtu.be/iikMrZ5ZzlE

Design e Ecrã

Canon 6D - Corpo (4)Nesta edição, o design e aspecto ao primeiro impacto relembra a Canon 60D que já havíamos testado no tecnologia. Alias, o peso de 755g é comum às duas.

Bastante ergonómica de se manusear e suave ao toque, a máquina distingue-se pela sua robustez e capacidade de resistência. A Canon até compara dois lugares possíveis de serem fotografados, um estádio de futebol ou um campo de guerra. Ambas as situações não serão problema para esta EOS.

O ecrã nesta edição conta com um tamanho de 3,0″ do tipo TFT com um ângulo de visão de 170º e uma leitura em espaço exterior, mesmo em iluminação directa do sol, bastante aceitável. Não foi incluído, por uma razão de construção e numa tentativa de manter o tamanho e peso baixos, o ecrã rotativo. Em fotografia poderá não se notar muito mas em Video irá sentir a sua falta.

Pela primeira vez também neste segmento, a 6D não recebe um flash incorporado. O utilizador que adquira uma 6D, para ter fotos em fraca luminosidade ou até artísticas em contra-sol irá necessitar de um. É uma característica das profissionais mas uma vez que se encontra em gama média pensamos que poderia trazer de origem embutido.

Em termos de filme não há nada de novo. Os filmes em Full HD têm uma qualidade bastante elevada e em fraca luminosidade o ruído é bastante reduzido, mas nada que a deixe bastante afastada da 60D por exemplo. Mas em termos de qualidade sonora o microfone poderia ter sido melhorado. Pelo menos esperávamos que gravasse em Stereo, temos apenas 1 canal de gravação.

Desempenho

Canon 6D - Corpo (19)Em termos de desempenho o processador DIGIC5 não deixa por mãos alheias o título de ser um dos melhores processadores do segmento. A gravação e manipulação de imagens é bastante rápida sem tempos de espera longos.

Em termos de desempenho da bateria a Canon, que indicava que a bateria incluída de 1800mAh seria suficiente para cerca de 1000 disparos. Esse valor foi facilmente alcançado nos nossos testes. Com uma única bateria conseguimos fotografar o dia inteiro e a contagem final situou-se nas 997 fotos.

O valor indicado é para o modo manual e sem nenhum acessório ou funcionalidade ativa. Num segundo teste o Wi-fi esteve sempre ativo e o GPS a fornecer as coordenadas permanentemente. Este valor caiu para cera de metade 491 fotos.

Como podem ver no vídeo anterior, é bastante fácil emparelhar a câmara com um dispositivo móvel. Criando uma rede de troca de informação via wi-fi a câmara comunica com o seu tablet ou Smartphone para poder transmitir em tempo real tanto fotos como uma live view da câmara podendo então disparar remotamente.

Em termos de qualidade final de foto, ficou bastante acima da 60D e embora nunca tenhamos testado a Nikon D600, a rival mais directa da 6D, os resultados que pesquisei indicam que a 6D apesar de pertencer a uma gama intermédia porta-se bastante bem. Mesmo em condições de fraca luminosidade temos fotos bastante nítidas. Elevando o ISO, as fotos tendem a ganhar ruído daí resultante.

Não notamos tanta interferência como seria esperada. Nem em fotos, nem em vídeos.

Tiradas com Canon 6D (12)

Tiradas com Canon 6D (25)

A lente incluída neste KIT, a EF 24-105 IS USM tem uma capacidade tremenda em lidar com os mais variados cenários. Com uma distância focal de até 105, esta lente é a ideal para que não pretende andar com muito equipamento, mas que quer estar preparado para aquela macro ou para uma fotografia de paisagem.

O motor ultra-silêncioso e o modo de disparo da máquina com um ruído de obturador extremamente reduzido, deixaram-nos bastante surpreendidos. Caso queira fotografar um gato a dormir ou uma foto na natureza em que seja necessário imperar o silencio, temos aqui uma combinação perfeita.

Veredicto: Canon 6D

Canon 6D - Corpo (11)Pontos a favor:

  • Wi-fi e GPS embutidos
  • Grande sensibilidade ISO
  • Extremamente Silenciosa

Pontos Contra:

  • Apenas 11 pontos AF
  • Sem flash incorporado
  • Microfone Mono

Agradecemos à Canon por nos ter disponibilizado a 6D para testes. O kit do ensaio pode ser encontrado no mercado Português a partir de 2200€.

Segue a galeria de fotos da Canon 6D

E ainda a galeria de fotos tiradas com a 6D

6 COMENTÁRIOS

  1. Lucas Henrique está em Portugal? (temos bastantes visitantes que nos falam de fora). Não costumamos indicar sites de compras mas se quer novo, pode tentar na NIOBO que é especializada e tem preços em conta. Usado, OLX mas com cuidado. Verificar na App num PC o contador de disparos, inspeccionar bem cada foto tirada com PS ou outro aplicativo… pode custar cerca de metade de novo… Cumprimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here