Análise Canon 60D – A EOS que faltava no mercado

Canon 60D (1)

Esta semana chegou-nos para análise a tão esperada Canon 60D. Para os testes foi gentilmente cedida pela marca a versão em kit incluindo a fabulosa lente 17-85IS USM.

Na embalagem vem incluído o corpo, lente, carregador, bateria LP-E6, cabo de interface, cabo av Stereo, CD com Software e Manual de instruções. Esta versão conta com um sensor de 18MP, gravação de vídeo Full HD contando com um ecrã articulado de 3” (formato 3.2).

Características técnicas

Havia grande expectativa em relação às caraterísticas da 60D uma vez que o mercado das DSLR está cada vez mais competitivo, especialmente neste segmento. Já não é considerado de entrada mas sim semiprofissional em que a relação qualidade / preço é bastante aliciante. De seguida vamos ver com mais atenção o que podemos esperar desta Canon:

o Sensor de 18MP CMOS do tipo APS-C de 22.3mm x 14.9mm
o ISO 100-6400 (expansível a 12800)
o Video Full HD (1080p)
o 5.3 Fotogramas por segundo
o Ecrã de 3.0” com 1040,000 pontos (angulo de visão de 160º)
o Processador de imagem DIGIC4
o Suporte para Lentes EF / EF-S
o Auto limpeza de sensor
o AF de 9 Pontos
o Viewfinder cobrindo 96% da área visível.
o Flash com E-TTL
o 14 modos de cena incluindo Manual, Sem Flash ou Auto
o Suporta cartões SD, SDHC e SDXC
o Formatos de imagem: JPEG, RAW, M-RAW e S-RAW
o Formatos de Video: MOV com som Linear PCM

Análise: Canon EOS 60D

Canon 60D (12)A partir do momento que pegamos na nova Canon reparamos que em relação a edições anteriores deste segmento, houve uma alteração em relação aos materiais usados. O alumínio deu lugar a plástico ultra leve e de qualidade elevada conferindo menos peso ao aparelho.

O modo de operação ficou bastante simplificado nesta edição com a inclusão de dois “jog dial”, um frontal e um traseiro em que se consegue controlar quase todas as funções mesmo olhando pelo viewfinder. Apostou-se também no já comum ecrã rotativo de ângulo variável. Seria espectável nesta gama já ser touch, porém a operação não fica comprometida pois a organização dos menus conjugado com o jog dial torna a navegação intuitiva e fácil. A nível de operação reparamos logo na rapidez de processamento graças ao poderoso DIGIC4 incluído no corpo da 60D, facilitando a gravação / review de imagens não importando as definições do momento.

No momento de tirar a primeira foto reparamos em algo que na concorrência não acontece. O flash incorporado, que suporta E-TTL com numero de Guia 13 e ciclos de recuperação de 3s ( full power) é utilizado também para iluminar o motivo para medição de luz ambiente, isto em modo auto total. Tentamos varias vezes fotografar animais mas o efeito de “strobe” do flash assustava-os conseguindo apenas uma boa foto quando alteramos para manual ou com flash desligado.

Canon 60D (15)Algo que nos surpreendeu neste kit é a fabulosa lente que vem incluída. Ultrassilenciosa e de uma rapidez incrível de autofócus, esta valoriza e muito quem adquirir o kit apresentado. Com uma distância focal equivalente em 35mm de 27-136mm e com um angulo de visão de 78º conseguimos obter resultados soberbos mesmo em modo auto. Conta com 17 elementos agrupados em 12 grupos e conta com estabilizador ótico, bastante útil quando se fotografa em distâncias focais maiores. É de salientar que a montagem desta lente é apenas compatível com sensor APS-C deixando de fora um possível upgrade para Full Frame. Em termos gerais consideramos que foi um salto importante incluir esta lente ao invés das convencionais 18-55 tornando mais completo o kit e ideal para quem viaja e quer levar apenas uma lente consigo.

Em termos de vídeo a qualidade em luz plena é soberba, atingindo quase os 30fps em Full HD e 60fps em HD. Em pouca luz é necessário ajustar a ISO em modo manual e é ai que os grãos aparecem mas nada que comprometa a qualidade geral do clip obtido.

Em relação ao software incluído, desde que fotografado em RAW vários ajustes podem ser feitos diretamente na camara no pós foto. Alterar o balanço de brancos bem como exposição e filtros de imagem.

Foi testado a porta de Alta definição HDMI que vem incluída no corpo da máquina e é realmente necessário para quem hoje já não dispensa mostrar as fotos quase instantaneamente em qualquer flat screen que tenha esta conectividade. Infelizmente não conseguimos testar os cartões eye-fi porém a mesma é compatível podendo enviar os dados para smartphones ou tablets de forma interativa.

No que realmente interessa neste equipamento se tivesse que avaliar numa escala de 0 a 20 a opinião seria 17. A fotografia. Uma qualidade surpreendente que se encontra em modelos de Full Frame com preços bastante mais elevados podem ser encontrados nesta máquina. Desde o Software passando pela acessibilidade de controlo da foto tudo se combina com uma facilidade incrível. De todas as fotos que tiramos em auto (fora de portas) o controlo de brancos, o auto focus as definições de abertura / shutter speed penso que sejam as mais corretas por parte do equipamento. Pode ver mais fotografias na nossa galeria no final do artigo e as imagens originais na nossa página do Flickr.

Canon 60D Fotos (7)

Canon 60D Fotos (10)

Canon 60D Fotos (1)

Veredito: Canon EOS 60D

Canon 60D (17)Em termos gerais consideramos uma das melhores opções do segmento com o preço apresentado, qualidade de construção, lente incluída e inovações tecnológicas com processador recente, são apelativos que convidam quem ama a arte de fotografar. Contamos com preços online desde 1220€.

Pontos a Favor:

+ Qualidade de contrução

+ Video de alto desempenho

+ Grande sensor de 18MP

+ 5,3 FPS convencem

+ Sensibilidade ISO

+ Bateria com capacidade extra longa

+ Saida HDMI

Pontos contra:

-Apesar de qualidade de construção boa, materiais menos nobres

-Flash strobista em modo auto não é uma boa opção.

-Não há autofoco continuo em Video

Quero agradecer à Canon por nos ter disponibilizado a Canon 60D para análise. Pode consultar as fotos originais na nossa conta do Flickr e fique com uma galeria de fotos do dispositivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here