Análise Canon 5DS R: Potente e para profissionais

Canon 5DS R (1)

A Canon lançou no mercado duas novas câmaras da gama EOS 5D: A Canon 5DS e a Canon 5DS R, ambas com sensores de 50 MPX, que vêm substituir o modelo 5D MK III de 2012.

Se está insatisfeito com a nitidez obtida nas suas fotografias, esta poderá ser a câmara para si. Em teste neste artigo está a Canon 5DS R. Leia a nossa análise para ficar a conhecer esta potente câmara fotográfica.

Características

Abaixo estão descritas as principais especificações desta câmara:

  • Sensor: CMOS, 50 MPX (Full Frame);
  • ISO mínimo: ISO 100 (extrapolação até ISO 50);
  • ISO máximo: ISO 6400 (extrapolação até ISO 12800);
  • Processador: Digic 6;
  • Píxeis efetivos: 50.6 MPX;
  • Píxeis totais: 53 MPX;
  • Autofocus: Matriz de 61 pontos selecionáveis;
  • Sensor de medição: 150K píxeis (RGB+IR);
  • Formatos de imagem: JPEG, RAW (14-bit Canon Original), RAW, M-RAW, S-RAW, RAW+JPEG, M-RAW+JPEG, S-RAW+JPEG;
  • Formatos de vídeo: MOV, MPEG-4 AVC / H.264
  • Tamanhos de gravação: 1920X1080 (FullHD), 1280 x 720 e 640 x 480;
  • Dimensões: 152.0 x 116.4 x 76.4mm;
  • Peso (apenas corpo): 845g.

Design

Canon 5DS R (8)O corpo desta nova Canon 5DS R foi projetado por forma a ser ergonómico e de fácil utilização.

Ao contrário das DSLR de gama de entrada, mais indicadas para novatos em fotografia, na Canon 5DS R cada parâmetro é possível de ser controlado com um botão especifico no corpo da máquina, o que torna a sua utilização muito fácil para quem já conhece o mínimo de fotografia.

No topo da câmara, encontramos um ecrã que nos faculta todas as informações que necessitamos (abertura, ISO selecionado, número de ficheiros armazenáveis no cartão de memória, modo de fotografia estado da bateria e medição de luz). Este ecrã é extremamente útil, dado que, em situações que a máquina está montada em tripé, quase que não necessitamos de olhar para o LCD.

Em relação ao peso do corpo, a Canon conseguiu um corpo com 845g, mais leve do que a concorrente direta, a Nikon D800/D800E, que pesam 900g. Pode parecer pouco, mas ao fim de um dia a transportar e a manusear a máquina, os 55g fazem toda a diferença.

Canon 5DS R (10)Para focar ou para escolha do ponto de focagem, existem dois botões específicos no topo direito traseira do corpo. Confesso que para mim, este é um ponto negativo dado que considero que seria mais intuitivo a seleção do ponto de focagem sem carregar num botão especifico para o efeito (apenas usando o scroll), o que não se mostrou possível nesta máquina. Também considero que o foco deveria ser feito no próprio botão de disparo, o que tornaria a utilização muito mais intuitiva.

A câmara não inclui nenhum flash incorporado (ao contrário da concorrente direta Nikon D800/D800E). Na minha opinião até é um ponto positivo. Permite poupar algum peso e, sinceramente, considero os flashes incorporados um tanto ou quanto inúteis, dado que apenas criam espetros de luz pouco uniformes, estragando as imagens.

A câmara tem um aspeto muito robusto e gostei particularmente do design do grip, sendo este extremamente ergonómico e de fácil adaptação a vários tamanhos de mão. Dado o peso da câmara (que facilmente é duplicado, conforme a objetiva utilizada), esta é uma característica muito importante, em especial para quem passa o dia a fotografar.

Desempenho

Canon 5DS R (5)A gama Canon 5D foca-se na obtenção de imagens com a maior nitidez possível. Para isso, recorreu a um sensor de 50 MPX em ambos os modelos desta gama: a Canon 5DS e, o alvo do nosso teste, a Canon 5DS R. A diferença entre estas está no facto de a “S” possuir um filtro ótico passa baixo (LPF) enquanto de a “S R” possui um filtro “auto cancelador” (cancelando o LPF). A escolha entre uma e outra irá prender-se com aquilo que o utilizador deseja: redução de aberrações cromáticas – aqui a escolha óbvia é a do modelo “S”, ou uma extraordinária nitidez – o modelo “S R” deverá ser a escolha.

O sensor presente nesta câmara, de 50 MPX, constitui o sensor com a maior resolução disponível do mercado de câmaras DSLR. Esta resolução permite a captura de imagens com um detalhe extraordinário, sendo por isso ideal para quem faz fotografia de paisagem.

Esta câmara possui um filtro que cancela o efeito do filtro passa baixo. Os filtros passa baixo, apesar de serem ideais para reduzir aberrações cromáticas, também reduzem a nitidez da imagem. O efeito de cancelamento do filtro passa baixo, permite obter imagens com a maior nitidez possível que este sensor de 50.6 MPX permite.

O sensor de elevada resolução é também ideal para quem quer imprimir as suas fotografias em grandes formatos.

Canon 5DS R (6)

Para quem não pretende tirar fotografias com uma resolução tão elevada, a câmara permite interpolar resoluções, sendo possível tirar fotografias com 12.4 MP e com 28 MP, com a vantagem óbvia de ocupar menos espaço no armazenamento interno do cartão de memória.

A adicionar à excelente nitidez proporcionada pelo próprio sensor, a Canon incluiu um novo modo de imagem, denominado “Fine Detail”. Neste modo, contornos ou padrões de objetos são enfatizados, através de alterações dos settings de nitidez da própria câmara e do contraste da imagem, permitindo a captura exemplar de todos os detalhes do que se está a fotografar.

Canon 5DS R (12)Outra excelente característica desta máquina é o seu incrível tempo de foco. Graças ao seu sensor de medição RGB+IR de 150 mil píxeis, o foco é muito rápido, permitindo a captura de todos os momentos, com uma excelente qualidade de imagem.

Outra característica que permite a obtenção de imagens com elevada nitidez é o controlo do mecanismo do espelho e do obturador. Foi trabalhado o amortecimento destes elementos por forma a minimizar distorções e vibrações obtidas, através, não do sistema tradicional de molas, mas com um sistema motorizado, reduzindo significativamente o impacto destes elementos na imagem.

A câmara é também capaz de disparar até 5 frames por segundo, graças ao seu processador e graças ao seu mecanismo de obturação, tornando simples a obtenção de imagens em sequência, sempre com qualidade e nitidez.

Canon 5DS R (11)Também o LCD desta Canon 5DS R foi pensado para tornar fácil a visualização dos parâmetros de fotografia e também das imagens obtidas, em qualquer condição de luminosidade. O ecrã de 3.2″ vem equipado com a tecnologia Clearview II, de construção anti-refletiva.

A câmara também permite fazer o crop automático, usando o botão “M-Fn”, para 1.3X, APS-C 1.6X ou quadrado (24×24 mm). Esta característica torna-se útil para aumentar a distância focal, que será multiplicada pelo crop factor do formato utilizado. Infelizmente, utilizadores que já possuam objetivas para câmaras APS-C e que as queiram utilizar neste modelo Full Frame não o poderão fazer (mesmo que a máquina faça o crop para o formato APS-C), dado que, para a Canon, os encaixes de objectivas APS-C são diferentes dos encaixes das objetivas Full Frame.

Também é possível, à semelhança da Canon 7D MK II sincronizar o obturador em ambientes com luz pulsante. Segue-se algumas fotografias captadas com a Canon 5DS R e pode ver todas as fotos originais captadas na nossa página do Flickr:

Veredito: Análise Canon 5DS R

O detalhe e a nitidez obtidos pelo sensor da nova Canon 5DS R são de facto extraordinários. A velocidade de focagem é muito rápida, o que permite registar os momentos com muita facilidade e qualidade.

O ruído do obturador, característica das máquinas Canon, foi bastante melhorado graças ao novo sistema motorizado de fecho e abertura de obturado. No entanto, continua a ser mais ruidoso que as máquinas da rival Nikon. Mas a menos que tire fotografias em ambientes onde não pode fazer qualquer ruído, esta não será com certeza uma característica que incomode.

Canon 5DS R (9)O design é robusto, pecando apenas pela qualidade ao toque dos plásticos frontais. Não que estes sejam de má qualidade (não o são, dado que todo o conjunto é muito sólido), mas não o aparentam. A ergonomia e o peso são sem dúvida um ponto muito positivo nesta máquina.

Para a gama de preços envolvida, seria também interessante ter um LCD com tecnologia touch ou até mesmo um LCD articulado. Nada que limite a utilização da máquina, mas que sem dúvida facilitaria a sua utilização.

Sendo uma DSLR profissional, torna-se complicado para um utilizador novato de entender o que faz cada botão, pelo que, se é novato na fotografia, esta não será certamente a câmara mais adequada para si.

Pontos a Favor:

  • Peso e ergonomia;
  • Excelente nitidez das imagens obtidas;
  • Velocidade de disparo vs. qualidade/nitidez obtidos;
  • Robustez e qualidade de construção;
  • Rapidez e suavidade de foco;

Pontos Contra:

  • Falta de ecrã articulado e tecnologia touch;
  • Seleção do ponto de foco e focagem pouco intuitivos;
  • Impossibilidade de utilização de objetivas para sensores APS-C.

A nova Canon 5DS R pode ser adquirida em lojas de retalho por preços a rondar os 3800 euros, só o corpo. Agradecemos desde já à Canon por nos ter facultado a máquina e uma objetiva 24-105 mm para teste. Segue-se a nossa galeria de imagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here