Análise BQ Aquaris X Pro: A nova aposta da BQ

Com uma presença muito forte no mercado nacional, a BQ tem-se destacado pelos seus telefones de excelente qualidade. O Novo BQ Aquaris X Pro vem atualizar a gama de telefones da BQ, apostando no mercado de aparelhos de gama média-alta.

Leia a nossa análise e fique a conhecer o novo BQ Aquaris X pro.

Especificações e acessórios

  • Dimensões: 146,5 x 72,7 x 7,8 mm
  • Peso: 158 g
  • Sistema Operativo: Android 7.1.1 Nougat
  • Ecrã: 5.2 “, LCD IPS LTPS, FHD 1080 x 1920 – 423 ppi
  • Câmara Traseira: Samsung S5K2L7SX, 12 MP Dual Pixel, Abertura de ƒ/1.8, 1.4 µm/pixel
  • Câmara frontal: Samsung S5K4H8YX, 8 MP, Abertura de ƒ/2.0, 1.12 µm/pixel
  • Processador: Qualcomm® Snapdragon™ 626 Octa Core, 14 nm até 2,2 GHz
  • GPU: Qualcomm® Adreno™ 506 até 650 MHz
  • Memória RAM: 4 GB;
  • Armazenamento interno: 128 GB;
  • SIM+MicroSD até 256GB
  • Ligações: jack 3,5 mm jack
  • Sensores: impressões digitais; sensor de brilho; sensor de luz ambiente;
  • Conetividade: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, DLNA, WiFi Direct, hotspot
  • GPS: A-GPS, GLONASS, BDS, GALILEO
  • Bluetooth 4.2;
  • USB Type C
  • Bateria: 3100 mAh de capacidade;

Design e Ecrã

O novo BQ Aquaris X Pro apresenta-se com um design simples e ergonómico, onde todos os botões estão colocados por forma a serem acessíveis para o utilizador. O mesmo aplica-se ao sensor de impressões digitais, colocado numa posição central na parte traseira do telefone, o qual é muito fácil aceder. Isto torna-se de especial importância já que estamos a falar de um telefone com um ecrã de 5,2″. O telefone apresenta-se com um visual simples mas apelativo. As câmaras (frotal e traseira), estão bem inseridas no corpo do telefone, não tendo qualquer saliência. Tendo em conta que o Aquaris X Pro apenas tem 7,8 mm de espessura e que as câmaras são compostas por 6 elementos ópticos, consideramos um feito excelente.

O ecrã, de 5,2″, é-nos apresentado com uma resolução Full HD, o que para um telefone de gama média-alta consideramos bastante aceitável. Apesar de uma resolução “standard”, o ecrã permite mostrar imagens com um detalhe e vivacidade muito boa, graças à tecnologia Quantum color +, não parecendo de todo que o ecrã é “apenas” FullHD. O ecrã é do tipo LCD IPS LTPS, 2.5D, Multitátil (10 pontos capacitivos), In cell, e vem equipado com vidro Dinorex e com um acabamento anti-dedadas.

No nosso teste em condições de muita luz, o desempenho foi muito bom, não tendo sido registados quaisquer problemas com a visualização. Em ambientes de pouca luz, o ecrã adapta-se muito bem, não tendo sido notado nenhum cansaço ocular decorrente da utilização do telefone.

Desempenho

O novo BQ Aquaris X Pro vem equipado com o processador Qualcomm® Snapdragon™ 626 Octa Core, com um clock até 2,2 GHz. A apoiar este processador, temos uma GPU Qualcomm® Adreno™ 506 até 650 MHz, suportados por 4 GB de RAM e 128 GB de memória interna (unidade ensaiada). o sistema operativo é o Android 7.1.1 Nougat.

A conjugação destes elementos traduzem-se num desempenho fluído. No entanto, foram notadas algumas instabilidades de software, que causavam alguns bloqueios ocasionais. Nada que não seja corrigido com uma atualização de software.

Este desempenho traduz-se em 65088 pontos na aplicação Antutu e 886 pontos no teste de single core do geekbench e 4268 pontos no teste de multi core da mesma aplicação. De um modo geral, em termos de pontuação, verificamos tratar-se de um telefone de gama média. No entanto, não se deixem enganar. O BQ Aquaris X Pro é rápido e de fácil utilização.

Em relação à bateria, contamos com uma capacidade de 3100 mAh, o que nos permite facilmente um dia de utilização (ou até mais para quem não exige tanto do telefone).

Temos também disponível um sensor de impressões digitais na parte traseira. A sua localização é muito boa. No entanto, era frequente não conseguirmos desbloquear o telefone com este sensor. Sem dúvida que é um ponto a melhorar.

Câmara

Já vem sendo uma aposta da BQ a melhoria das câmaras nos seus telefones. Este BQ Aquaris X Pro não é excepção.

O ponto forte destas câmaras é a sua aplicação. A utilização da câmara torna-se muito intuitiva, mesmo em modo manual. Outro ponto forte é o facto de permitir gravar as fotos em RAW, o que permite uma edição muito mais dinâmica. A tecnologia de multi image processing disparo instantâneo ZSL melhoram em muito o registo de imagens em ambientes de pouca luz. No entanto, há que realçar que não há milagres. Se com uma câmara profissional precisamos de um tripé para as melhores fotos à noite, com o BQ Aquaris X Pro o mesmo se aplica.

Os sensores são fabricado pela Samsung. A câmara traseira com 12 MP de resolução (Dual Pixel) e abertura de ƒ/1.8 permite uma captura muito boa e o facto de ter uma abertura tão grande, em muito ajuda na captura de ambientes de pouca luz. Essa mesma abertura permite ainda tirar fotos com efeito bokeh muito facilmente.

A câmara frontal de 8 MP e abertura de ƒ/2.0 permite também uma captura muito boa das tipicas selfies, nunca comprometendo a qualidade, mesmo em ambientes de pouca luz.

Ao aplicar a tecnologia Dual PD, o foco das fotos com ambas as câmaras é muito simples e nunca falha.

Sem dúvida que as câmaras do novo BQ Aquaris X Pro são um dos pontos fortes.

Veredito: BQ Aquaris X Pro

O novo BQ Aquaris X Pro vem adicionar um excelente telefone ao mercado. Com um desempenho muito bom e uma câmara excelente este telefone promete ser uma excelente opção para quem pretende uma boa qualidade mas não quer gastar mais 700 euros.

Pontos fortes:

  •  Câmara;
  •  Design e ergonomia;
  •  Ecrã

Pontos fracos:

  • Sensor de impressões digitais;
  • Bloqueio de software

Agradecemos desde já à BQ por nos ter facultado este telefone para a nossa análise. O mesmo pode ser adquirido no site da BQ por 369,90 euros.

Abaixo segue a nossa galeria de imagens:

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here