Análise BQ Aquaris X Pro: A nova aposta da BQ

Com uma presença muito forte no mercado nacional, a BQ tem-se destacado pelos seus telefones de excelente qualidade. O Novo BQ Aquaris X Pro vem atualizar a gama de telefones da BQ, apostando no mercado de aparelhos de gama média-alta.

Leia a nossa análise e fique a conhecer o novo BQ Aquaris X pro.

Especificações e acessórios

  • Dimensões: 146,5 x 72,7 x 7,8 mm
  • Peso: 158 g
  • Sistema Operativo: Android 7.1.1 Nougat
  • Ecrã: 5.2 “, LCD IPS LTPS, FHD 1080 x 1920 – 423 ppi
  • Câmara Traseira: Samsung S5K2L7SX, 12 MP Dual Pixel, Abertura de ƒ/1.8, 1.4 µm/pixel
  • Câmara frontal: Samsung S5K4H8YX, 8 MP, Abertura de ƒ/2.0, 1.12 µm/pixel
  • Processador: Qualcomm® Snapdragon™ 626 Octa Core, 14 nm até 2,2 GHz
  • GPU: Qualcomm® Adreno™ 506 até 650 MHz
  • Memória RAM: 4 GB;
  • Armazenamento interno: 128 GB;
  • SIM+MicroSD até 256GB
  • Ligações: jack 3,5 mm jack
  • Sensores: impressões digitais; sensor de brilho; sensor de luz ambiente;
  • Conetividade: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, DLNA, WiFi Direct, hotspot
  • GPS: A-GPS, GLONASS, BDS, GALILEO
  • Bluetooth 4.2;
  • USB Type C
  • Bateria: 3100 mAh de capacidade;

Design e Ecrã

O novo BQ Aquaris X Pro apresenta-se com um design simples e ergonómico, onde todos os botões estão colocados por forma a serem acessíveis para o utilizador. O mesmo aplica-se ao sensor de impressões digitais, colocado numa posição central na parte traseira do telefone, o qual é muito fácil aceder. Isto torna-se de especial importância já que estamos a falar de um telefone com um ecrã de 5,2″. O telefone apresenta-se com um visual simples mas apelativo. As câmaras (frotal e traseira), estão bem inseridas no corpo do telefone, não tendo qualquer saliência. Tendo em conta que o Aquaris X Pro apenas tem 7,8 mm de espessura e que as câmaras são compostas por 6 elementos ópticos, consideramos um feito excelente.

O ecrã, de 5,2″, é-nos apresentado com uma resolução Full HD, o que para um telefone de gama média-alta consideramos bastante aceitável. Apesar de uma resolução “standard”, o ecrã permite mostrar imagens com um detalhe e vivacidade muito boa, graças à tecnologia Quantum color +, não parecendo de todo que o ecrã é “apenas” FullHD. O ecrã é do tipo LCD IPS LTPS, 2.5D, Multitátil (10 pontos capacitivos), In cell, e vem equipado com vidro Dinorex e com um acabamento anti-dedadas.

No nosso teste em condições de muita luz, o desempenho foi muito bom, não tendo sido registados quaisquer problemas com a visualização. Em ambientes de pouca luz, o ecrã adapta-se muito bem, não tendo sido notado nenhum cansaço ocular decorrente da utilização do telefone.

Desempenho

O novo BQ Aquaris X Pro vem equipado com o processador Qualcomm® Snapdragon™ 626 Octa Core, com um clock até 2,2 GHz. A apoiar este processador, temos uma GPU Qualcomm® Adreno™ 506 até 650 MHz, suportados por 4 GB de RAM e 128 GB de memória interna (unidade ensaiada). o sistema operativo é o Android 7.1.1 Nougat.

A conjugação destes elementos traduzem-se num desempenho fluído. No entanto, foram notadas algumas instabilidades de software, que causavam alguns bloqueios ocasionais. Nada que não seja corrigido com uma atualização de software.

Este desempenho traduz-se em 65088 pontos na aplicação Antutu e 886 pontos no teste de single core do geekbench e 4268 pontos no teste de multi core da mesma aplicação. De um modo geral, em termos de pontuação, verificamos tratar-se de um telefone de gama média. No entanto, não se deixem enganar. O BQ Aquaris X Pro é rápido e de fácil utilização.

Em relação à bateria, contamos com uma capacidade de 3100 mAh, o que nos permite facilmente um dia de utilização (ou até mais para quem não exige tanto do telefone).

Temos também disponível um sensor de impressões digitais na parte traseira. A sua localização é muito boa. No entanto, era frequente não conseguirmos desbloquear o telefone com este sensor. Sem dúvida que é um ponto a melhorar.

Câmara

Já vem sendo uma aposta da BQ a melhoria das câmaras nos seus telefones. Este BQ Aquaris X Pro não é excepção.

O ponto forte destas câmaras é a sua aplicação. A utilização da câmara torna-se muito intuitiva, mesmo em modo manual. Outro ponto forte é o facto de permitir gravar as fotos em RAW, o que permite uma edição muito mais dinâmica. A tecnologia de multi image processing disparo instantâneo ZSL melhoram em muito o registo de imagens em ambientes de pouca luz. No entanto, há que realçar que não há milagres. Se com uma câmara profissional precisamos de um tripé para as melhores fotos à noite, com o BQ Aquaris X Pro o mesmo se aplica.

Os sensores são fabricado pela Samsung. A câmara traseira com 12 MP de resolução (Dual Pixel) e abertura de ƒ/1.8 permite uma captura muito boa e o facto de ter uma abertura tão grande, em muito ajuda na captura de ambientes de pouca luz. Essa mesma abertura permite ainda tirar fotos com efeito bokeh muito facilmente.

A câmara frontal de 8 MP e abertura de ƒ/2.0 permite também uma captura muito boa das tipicas selfies, nunca comprometendo a qualidade, mesmo em ambientes de pouca luz.

Ao aplicar a tecnologia Dual PD, o foco das fotos com ambas as câmaras é muito simples e nunca falha.

Sem dúvida que as câmaras do novo BQ Aquaris X Pro são um dos pontos fortes.

Veredito: BQ Aquaris X Pro

O novo BQ Aquaris X Pro vem adicionar um excelente telefone ao mercado. Com um desempenho muito bom e uma câmara excelente este telefone promete ser uma excelente opção para quem pretende uma boa qualidade mas não quer gastar mais 700 euros.

Pontos fortes:

  •  Câmara;
  •  Design e ergonomia;
  •  Ecrã

Pontos fracos:

  • Sensor de impressões digitais;
  • Bloqueio de software

Agradecemos desde já à BQ por nos ter facultado este telefone para a nossa análise. O mesmo pode ser adquirido no site da BQ por 369,90 euros.

Abaixo segue a nossa galeria de imagens:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here