Análise BQ Aquaris E4.5: geração renovada

BQ Aquaris E45 (8)

A BQ entrou em grande no mercado português com a série Aquaris. A nova série promete revolucionar o mercado. Hoje testamos o E4.5, veja se vale a pena trocar.

Câmara de 8Mpx, 1GB de Ram e um processador Quad-Core são elementos que prometem guardar um lugar para este BQ no topo da sua classe. Para além do modelo hoje testado estão disponíveis outras versões: o E4, E5, E5FHD e o E6

Indice
Características e acessórios
Design e ecrã
Câmara e Desempenho
Veredito: BQ Aquaris E4.5

Características e acessórios

O BQ E4.5 é um telefone de gama média que pretende revolucionar o mercado. Não só pelo preço mas pela relação directa com a performance e especificações. Tratando-se de um Dual-Sim, livre de operador vem de origem com o Android KitKat. Numa caixa simples e de acesso ao interior proibido, contamos com uma bateria embutida de 2,150 Ah e expansão microSD caso a memória interna de 8GB se torne escassa.

Duas câmaras, a frontal de 5Mpx e a traseira de 8Mpx, cumprem a sua função, assistidas por um sistema de Dual-flash LED.

Tudo isto é alimentado por um processador de quatro núcleos à velocidade de 1.3Ghz com a memoria RAM de 1GB.

Seguem mais especificações:

bqe45

Design e ecrã

BQ Aquaris E45 (10)Em termos de design, a nova série da BQ, traz-nos um aspecto compacto e robusto. Com formas quadradas e simples, a sua utilização com apenas uma mão é quase perfeita. Confesso que esperávamos mais do ecrã mas pelo preço apresentado, justifica a aposta numa densidade de pixels de 240ppi.

Apesar de não ter uma resolução HD, o conteúdo é reproduzido de forma exemplar com um contraste e luminosidade mais que suficiente para satisfazer as necessidades básicas dos utilizadores.

A colocação da câmara num dos cantos promove a utilização com apenas uma mão e a utilização do dual flash LED confere fotos mais nítidas em condições de iluminação deficiente.

BQ Aquaris E45 (11)À semelhança da Apple, também a BQ apostou num design que permita desenvolver todo o merchandising que rodeia os dispositivos móveis. Hoje em dia, quando adquirimos um telefone, queremos evitar o desgaste do uso diário. Para isso e quase em simultâneo, compramos uma capa e película protectora.

Temos disponível nesta gama 3 tipos de capas oficiais. A Cristal Cover, mais conhecida como “Hard Case” que protege o telefone de impactos e não compromete as dimensões do mesmo,  a Gummie Cover baseada em poliuretano maleável, é uma capa perfeitamente ajustada e estilizada e a Duo Case, a nossa preferida, que à semelhança da Flip Cover da Samsung, protege o telefone na integra. O efeito “livro” cobre 100% do telefone levando a protecção ao ecrã também.

 

 

Câmara e Desempenho

BQ Aquaris E45 (3)Confesso que esperávamos mais da câmara. Apesar de ter 8Mpx de resolução (cerca de 13 interpolados), e de ter um autofocus bastante rápido, o resultado final parece algo “deslavado“. As cores não são, em alguns casos, reproduzidos de forma fiel, principalmente em condições de iluminação excessiva.

Contando o segmento em que o BQ E4.5 está inserido e o preço final, a relação qualidade preço das fotos é bastante elevada. Nas fotos aproximadas (Macros) foi onde obtemos os melhores resultados. O Dual Flash LED confere uma iluminação mais natural em fotos com uma luminosidade mais baixa.

BQ Aquaris E45 (5)Falando agora do desempenho, apesar de não ser um recordista do “antutu” ou do “GFX“, estamos perante um terminal que está ao nível do Galaxy S3. Se pensarmos que actualmente este ultimo está a ser comercializado por um valor cerca de 50€ mais elevado. O BQ é uma hipótese a considerar.

Mas nem tudo são números e não podemos basear a nossa escolha em resultados de testes físicos e a experiência de utilizador por vezes ,conta mais na hora de decidir. A BQ nesta edição decidiu colocar um Android quase “limpo”, facto que numa utilização diária e se compararmos ao S3 dá uma clara vantagem ao E4.5.

Não podemos esquecer que estamos perante um Dual-Sim livre. Este facto pode pesar na hora de escolher, pois muitos utilizadores ainda possuem dois telefones com cartões de operadoras diferentes. A combinação perfeita de dois telefones num apenas, sem comprometer em demasia a vida da bateria.

Seguem algumas fotos que tirámos com o BQ E4.5:

Seguem os screens dos testes que efectuamos:

Veredito: BQ E4.5

Sem duvida que é uma aposta ganha da BQ. Nos testes revelou alguma falta de poder de processamento mas que não se transmite para a utilização do dia-a-dia em que o abrir de uma app, seja de rede social ou um jogo, o processador responde de forma bastante aceitável. Concluímos que apesar de haver uma renovação dos componentes internos deste BQ para este ficar a um preço mais acessível, o dual-sim, a câmara e o desempenho justificam o valor pedido tornando-se num dos melhores do seu segmento.

Pontos a favor:

  • Design simples e intemporal
  • Autonomia
  • Poder de processamento (para a classe /preço)

Pontos contra:

  • Bateria interna fixa
  • Resolução de ecrã
  • Alguns bugs nesta versão do Android

Segue a habitual galeria de fotos:

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here