Análise BQ Aquaris A4.5: o Android One chegou a Portugal

Jpeg

O Android One é um ecossistema que promete atualizações em dispositivos mais baratos e o primeiro dispositivo na Europa foi lançado pela bq. Leia a nossa análise do bq Aquaris A4.5.

Características e acessórios
Design e ecrã
Câmara e desempenho
Veredito: bq  Aquaris A4.5

O Android One é um ecossistema criado pela Google a pensar nos mercados emergentes, sendo que se diferencia por garantir atualizações do sistema operativo durante dois anos. Também o preço costuma ser um diferencial nos países emergentes, mas infelizmente não aconteceu com este equipamento na Europa.

A bq foi a primeira fabricante na Europa a lançar um smartphone Android One, sendo que o mercado espanhol e o português recebem o Aquaris A4.5. Será um smartphone que vale a pena? Leia a nossa análise.

Características e acessórios

  • JpegDimensões: 131,8 x 63,5 x 8,75 m
  • Peso: 115 g
  • Sistema Operativo: Android 5.1 Lollipop
  • Ecrã: 4,5″ IPS
  • Resolução: 960x540p e 244.77 ppi
  • Câmara traseira: 8 MP com flash
  • Câmara frontal: 5MP
  • Processador: MediaTek MT6735M Quad Core A53 a 1 GHz
  • GPU: Mali T720-MP1 a 450 MHz
  • Memória RAM: 1 GB
  • Armazenamento: 16 GB
  • GPS
  • Bluetooth 4.0
  • Wi-Fi 802.11 b/g/n, hotspot
  • Ligações: MicroUSB, jack 3.5mm
  • Dual SIM
  • Bateria: 2.470 mAh

Não podemos dizer que haja alguma característica que nos surpreenda, já que é um smartphone com as especificações esperadas para o preço. No entanto, se olharmos para a gama da bq, encontramos o Aquaris M4.5 que é exatamente igual, em todos os aspetos e um pouco mais barato.

Em termos de acessórios contém apenas um carregador de parede e um cabo microUSB-USB.

Design e ecrã

JpegA bq tem-nos habituado a um design simplista, sendo igual aos anteriores modelos da bq. Mantém o mesmo design já há três anos e essa é uma crítica à bq, já que o design não é o importante neste equipamento.

Ao olharmos para o smartphone, percebemos que é exatamente igual ao Aquaris M4.5. Os botões, a câmara, o flash, não há, praticamente, nada de diferente entre esta versão analisada e o M4.5. Só há uma diferença, é que o Android One tem os botões do sistema operativo no próprio ecrã, enquanto a versão da espanhola bq utiliza botões capacitivos.

JpegA outra diferença é na parte traseira que, como seria de esperar, tem escrito Android One.

Depois vamos para o ecrã e, também aqui, não há diferença em relação ao modelo exclusivo da bq. O ecrã tem uma razoável qualidade com resolução HD. Oferece bons ângulos de visualização, bons pretos e boa visualização quando tem o sol diretamente no ecrã.

Câmara e desempenho

JpegO bq Aquaris A4.5 conta com uma câmara de 8MP e uma frontal de 2MP, ambos os lados com flash. O flash frontal e a câmara frontal são decentes, mas é os 8MP traseiros que dão algum destaque a este equipamento.

Com o bq Aquaris A4.5 conta com boas fotografias, nomeadamente com boa iluminação, ao contrário do que acontece quando em pouca iluminação. Para perceber a boa qualidade das fotografias deixo-vos alguns exemplos redimensionados, mas poderá ver as fotos originais na nossa página do Flickr.

bq Aquaris A4,5 Fotos (1)bq Aquaris A4,5 Fotos (5) bq Aquaris A4,5 Fotos (3)

Em termos de desempenho, este Aquaris A4.5 também cumpre com o que promete, muito graças à excelente otimização do sistema operativo. Neste equipamento pode contar com boas transições entre menus e bom desempenho.

Apesar de ser Android One, a Google permitiu duas personalizações da bq no seu equipamento, a introdução do bq Plus e do software Dolby Audio. O bq Plus é um seguro que custa 19,90€ por ano e permite cobrir acidentes, humidade ou roubo, o que é uma excelente oferta tendo em conta o preço que a bq pede. O sistema de Audio é o mesmo e permite uma melhoria na qualidade de som do equipamento.

Veredito: bq Aquaris A4.5

JpegA bq é a primeira fabricante a trazer um smartphone Android One para a Europa e Portugal foi um dos beneficiados. No entanto, apesar de o Android Marshmallow ter sido lançado há mais de 1 mês, nenhum smartphone Android One recebeu a atualização e ainda não se sabe se há data mínima garantia entre o acordo da Google e as fabricantes. Mas não deixa de ser um fator positivo do equipamento.

O bq Aquaris A4.5 também tem uma boa câmara traseira e possibilidade de ativar o bq Plus é um aspeto positivo, que o difere dos diversos equipamentos concorrentes.

No entanto, o design da bq já está “demasiado usado” e felizmente que a bq já mudou o design com o Aquaris X5, começando a seguir a tendência metálica. No entanto, continuo a considerar que o design já deveria ter sido mudado há mais tempo. Outro fator é o preço, não pelo preço em si, mas sim porque não segue o conceito criado pela Google, já que o Android One estava vocacionado para mercados emergentes e com um preço baixo, o que não podemos considerar para o mercado português, já que por pouco mais consegue adquirir smartphones melhores em termos de especificações.

Pontos a Favor:

  • Android One e atualizações garantidas
  • Câmara traseira de 8MP
  • bq Plus também disponível

Pontos Contra:

  • Design já deveria ter melhorado
  • Preço acima do conceito Android One

Desde já agradecemos à bq por nos ter disponibilizado o Aquaris A4.5 com Android One e já está disponível para compra através do site da bq ou nas lojas de retalho por 179,90€. Segue-se a nossa galeria de imagens:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here