Análise bq Aquaris 5 HD: potência e dual-SIM a baixo preço

Red Magic 3S

bq Aquaris 5 HD (1)

Com o crescimento dos smartphones low-cost e da marca espanhola bq, não poderíamos deixar de fazer a um dos smartphones que mais impressionou o mercado português, o bq Aquaris 5 HD.

Índice
Características e acessórios
Design e ecrã
Interface e Desempenho
Câmara e Multimédia
Veredito: bq Aquaris 5 HD

A marca bq é uma fabricante espanhola que já era conhecida no país vizinho pelos seus ereaders, os primeiros gadgets fabricados pela empresa. Entretanto a empresa cresceu e viu uma oportunidade num novo ramo de mercado, os smartphones, mas smartphones low-cost que não existiam na Europa e têm demonstrado um grande sucesso na Península Ibérica com muitas pessoas a comprarem os seus produtos, sendo que no último Natal tive algumas dificuldades em encontrar os smartphones “mais caros” da fabricante nas lojas de retalho, tal foi a procura.

Também com o crescimento do mercado de smartphones e com este novo “segmento de mercado de smartphones low-cost” com grande procura, tivemos de procurar novos dispositivos para analisar e não só os topos de gama como o iPhone 5S, Xperia Z1 ou Galaxy S5, portanto, dentro da gama de smartphones, este é, possivelmente, uma das melhores escolhas tendo em conta as suas especificações.

Se pretende comprar um smartphone potente, com um bom ecrã e por menos de 200 euros, será o BQ Aquaris 5 HD um equipamento a ter em conta? Leia a nossa análise.

Características e acessórios

  • bq Aquaris 5 HD (9)Dimensões: 141,8 x 71 x 9,1 mm
  • Peso: 170 g
  • Sistema Operativo: Android 4.2.2 Jelly Bean
  • Ecrã: IPS de 5 polegadas
  • Resolução: 720 x 1280p / 294 ppi
  • Câmara: 8MP /Frontal: 1,2MP
  • Processador: MediaTek Quad Core Cortex A7 a 1,2 GHz
  • GPU: PowerVR™ SGX544
  • Memória Ram: 1 GB
  • Memória interna: 16GB , MicroSD até 64GB
  • Bateria: 2100 mAh
  • Wi-Fi 802.11 b/g/n
  • GPS com A-GPS
  • Bluetooth
  • Jack de Áudio Normalizado de 3.5 mm

Por este preço não pode estar à espera de um dispositivo como o Xperia Z1 ou LG G Flex, mas as características são bem interessantes para um smartphone de média-gama.

Em termos de acessórios, podemos contar com o habitual cabo USB-microUSB, tomada de parede e auriculares.

Design e ecrã

bq Aquaris 5 HD (15)O design deste bq Aquaris 5 HD é de plástico e lembra-me o Nexus 5 da LG, minimalista e simples. Na parte da frente temos o ecrã com os botões capacitivos na parte de baixo, com a câmara frontal e sensores na parte de cima. Na parte de cima encontramos o jack para os auriculares e o microUSB, enquanto o botão para ligar/desligar está do lado esquerdo. Do lado direito, encontramos os botões de volume e um botão para a câmara, que apesar de estar em desuso, é bem vindo.

O design é muito minimalista, ao normal estilo dos smartphones low-cost, como a bq ou a Wiko, também a crescer no mercado português.

O acesso aos cartões SIM e microSD é efetuada na parte de trás, retirando a capa traseira. Como acontece nos smartphones lo-cost, e também em alguns topo de gama, a capa traseira é bastante frágil, mas temos de considerar um ponto positivo a possibilidade de podermos aceder à bateria, o que é uma mais valia no caso de se danificar e consequente substituição.

bq Aquaris 5 HD (14)Em termos de ecrã, vamos ficar bastante satisfeitos. Um smartphone com um ecrã  de resolução HD por 199€ não é fácil de encontrar, o que é um dos fatores que tem tornado a bq uma forte marca em Portugal. O ecrã é excelente, com um bom ângulo de visualização e a não ser que esteja habituado a ecrãs Full HD, tem um ecrã que lhe “enche os olhos”. A visualização de filmes e jogos são perfeitos, nomeadamente num ecrã de 5 polegadas.

Claro que um ecrã maior, melhora a qualidade de imagem, no entanto deixa de ser funcional com o uso de uma só mão, o que faz com que estas 5 polegadas e o seu tamanho torne o Aquaris 5 HD o tamanho ideal.

Interface e Desempenho

O que logo me agradou no bq Aquaris 5 HD é a utilização da versão original do Android. Fora algumas aplicações próprias, podemos tirar partido do Android original no smartphone, simples, minimalista, o meu favorito.

Em termos de aplicações próprias, temos de destacar uma aplicação própria da Dolby, para gerir o som da coluna, de resto, são aplicações para aceder ao site da bq e uma outra aplicação para verificar se há novas atualizações para o smartphone.

Mas é de desempenho que sabemos se um smartphone cumpre o que necessitamos e para isso realizámos os normais testes de desempenho, AnTuTu, AnTuTu X, Vellamo, Quadrant, GFXBench e 3DMark.

Os resultados não são comparáveis com os topos de gama, no entanto estão ao nível do esperado, ao nível do Galaxy S3 e Nexus 4.

bq Aquaris 5 HD (6)

Independentemente de ser inferior aos topos de gama, não pense que encontrará dificuldades na realização de todas as tarefas que precisa. O desempenho deste smartphone é o suficiente para a maioria dos utilizadores destes dispositivos, tanto na visualização de vídeos, como a jogar.

Em termos de bateria correu como o esperado. Não terá muitas dificuldades em fazer com que o smartphone aguente dois dias de bateria, no entanto entre a utilização de um único cartão e dois cartões, verificámos que gasta mais bateria com os dois cartões a funcionar, o que é normal, mas os dois dias de bateria que indicamos é para a utilização de dois cartões SIM.

Câmara e Multimédia

bq Aquaris 5 HD (13)A câmara frontal de 1,2MP é suficiente para videoconferência e pouco mais. A câmara traseira é de 8MP e oferece uma qualidade melhor para tirarmos fotografias. No entanto, o sensor não é dos melhores e não conte que vai tirar fotografias do melhor que há. Como seria de esperar, a câmara é fraca em fotos com pouca luminosidade e com algum movimento, o HDR também é fraco, no entanto, se o “objeto” que vai tirar não se mover muito, as fotografias vão correr bem. No entanto, utilizando o flash em pequenas distâncias a fotografia não ficou tão mal como eu próprio pensava que ia acontecer.

Basicamente, as fotografias do Aquaris 5 HD não vão substituir a câmara digital, no entanto será suficiente para a maioria das pessoas, que pretende ter uma câmara para as fotos que não está à espera. O mesmo acontecerá em termos de vídeo, mesmo com o Full HD. Fique com alguns exemplos das fotos tiradas com o bq Aquaris 5 HD, mas pode aceder à fotos originais na nossa galeria do Flickr.

bq Aquaris 5 HD fotos (5)

bq Aquaris 5 HD fotos (3)

O grande ponto a favor é o som, que é de excelente qualidade. Certamente que se não soubesse, não acreditaria que esta qualidade de som saísse de um smartphone low-cost, mas a verdade é que é deste mesmo Aquaris 5 HD e a aplicação Dolby ajuda a personalizar o som conforme quisermos, está separado por música, vídeo, jogo e voz, como pode ver nas imagens seguintes.

Em termos de jogos, também não vai ficar desiludido, até porque o processador quad-core e 1Gb de RAM é suficiente para os jogos disponíveis na loja de aplicações Google Play.

Veredito: bq Aquaris 5 HD

bq Aquaris 5 HD (8)Se procura um smartphone de qualidade média a um preço bem acessível, este pode ser a escolha ideal. O bq Aquaris 5 HD tem boa especificações, ecrã com resolução HD, qualidade de som mutio acima dos smartphones desta gama e ainda suporte a dois cartões SIM.

Para juntar a isto tudo, um preço baixo de, apenas 199 euros. A única coisa que deveria ser melhor era a câmara que por ter 8MP esperávamos uma qualidade melhor, mas este smartphone demonstra que os MP não significam nada, se o sensor não for bom e neste, deveria ser melhor.

Pontos a Favor:

  • Qualidade de som Dolby
  • Preço
  • Dual-SIM
  • Ecrã HD

Pontos Contra:

  • Câmara poderia ser melhor

Queremos agradecer à bq por nos ter enviado o bq Aquaris 5 HD para testes. O smartphone pode ser adquirido nas lojas de retalho em Portugal, bem como na loja online da bq, por 199€. Fique com a nossa habitual galeria de imagens.

6 COMENTÁRIOS

  1. O grande problema da bq (eu comprei o tablet "Curie" para oferecer) é que tanto os smartphones como os tablets não trazem o SO Android mais atual… nem podem ser atualizados!
    Esta informação foi-me fornecida por e-mail há cerca de um mês, quando lhes pedi para me informarem se havia algum Aquaris com o Android 4.4 Kit Kat,
    Por isso, cada um faça o que entender…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here