Análise Asustor AS5202T: Review ao NAS da Asustor

O Asustor AS5202T é um dispositivo de armazenamento conectado à rede com dois compartimentos, um NAS, projetado para utilizadores domésticos que precisam de um dispositivo de armazenamento em rede com um poderoso mecanismo de transcodificação de vídeo 4K e conectividade LAN rápida.

Este NAS de aparência elegante oferece dois compartimentos de unidade hot-swap, 5GbE com agregação de links e um catálogo generoso de aplicativos Asustor e de terceiros. Tem um sólido desempenho e vem com uma interface de utilizador fácil de usar, inspirada no gaming e uma boa seleção de portas.

A caixa do AS5202T é preta e com o emblema do Asustor em vermelho, possuindo um painel magnético removível na frente que cobre os dois compartimentos de unidade e que permite a troca pela frente do equipamento. Também estão à frente cinco indicadores LED (energia, atividade do disco rígido, status do sistema, status da rede, atividade USB), um botão de backup com um toque e uma porta USB 3.2.

Na parte traseira, existem duas portas LAN de 2,5 Gb que, quando configuradas para agregação de link, podem oferecer conectividade Ethernet de 5 Gb, se tiver um router ou switch que ofereça suporte à agregação. Também estão localizadas no painel traseiro duas portas USB 3.2 adicionais, uma porta HDMI 2.0, um botão de redefinição e uma única ventoinha.

O AS5202T é alimentado por uma CPU Intel Celeron J4005 de 2,0 GHz, 2 GB de RAM DDR4 (expansível até 8 GB) e 4 GB de memória flash. Ele usa o mecanismo Advanced Encryption Standard da Intel para ajudar a proteger os seus dados e possui um mecanismo embutido de transcodificação de vídeo 4K de 10 bits para fluxo contínuo de vídeo via porta HDM,I quando usado com um dos muitos aplicativos de servidor de mídia disponíveis. Este NAS usa dois compartimentos que podem acomodar unidades de 2,5 e 3,5 polegadas, tem capacidade total de armazenamento interno de até 28 TB e suporta configurações de disco único, de extensões JBOD, RAID 0 e RAID 1 e EXT4 e Btrfs.

O NAS Asustor AS5202T pode ser gerido através do aplicativo móvel AIMaster. No entanto, obtém muito mais opções de gestão com o sistema operacional Asustor Data Master (ADM) baseado na Web, que foi redesenhado recentemente e oferece um tema inspirado no gaming, com destaques vermelhos sobre um fundo preto.

Quando se instala o ADM pela primeira vez, pode optar por carregar um punhado de aplicativos domésticos ou comerciais, ou pode pular isso e instalá-los posteriormente usando o App Central, uma loja de aplicações. Selecionei a opção Início, que adicionou várias aplicações à área de trabalho, incluindo:

  • SoundsGood, um aplicativo de reprodutor de áudio Asustor;
  • LooksGood, que transmite vídeo diretamente do NAS para o seu navegador da web;
  • servidor do iTunes;
  • e alguns aplicativos de servidor de mídia UPnP.

Como nas versões anteriores do ADM, esta versão usa uma área de trabalho semelhante ao Windows com ícones grandes e coloridos que facilitam a configuração de unidades RAID, o download de aplicações, o backup de dados e muito mais.

O Storage Manager é onde você cria e exclui volumes RAID, verifica a integridade do disco e cria e configura destinos iSCSI (Internet Small Computer Systems Interface). Aqui também pode aceder o Snapshot Center, onde as imagens de backup, chamadas Snapshots, são armazenadas. Pode usar o ícone Acess Control para adicionar e remover utilizadores, criar grupos de utilizadores, criar pastas partilhadas e atribuir direitos de acesso a pastas e aplicações. O ícone do App Central leva a uma ecrã preenchido com links para mais de 280 aplicativos Asustor e de terceiros para download, que permitem configurar o NAS para funcionar como um servidor VPN, servidor de email, servidor em nuvem, estação de vigilância de câmeras IP, um servidor de mídia, um host da web e muito, muito mais. Para visualizar as estatísticas de CPU, memória, tráfego de rede e uso do disco, clique no ícone Activity Monitor. Isso também permite ver quais serviços estão a ser executados e quanta memória eles estão a usar.

O ícone Backup e restauração leva o utilizador a um ecrã na qual pode configurar e agendar backups locais e na nuvem, restaurar um conjunto de backups e configurar a sincronização remota. Use o ícone do File Explorer para gerir arquivos e pastas nas unidades internas e quaisquer unidades externas conectadas. Também pode utilizar o ícone Settings para definir as configurações de rede, controlar a velocidade do ventilador (Automático, Baixo, Médio, Alto) e definir as configurações de economia de energia.

Pode instalar o AS5202T usando um PC e o console da Web ou com um dispositivo móvel usando a aplicação móvel.

Veredito: Asustor AS5202T

Se está procurando um dispositivo NAS com dois compartimentos para sua casa que ofereça especificações robustas de hardware e desempenho rápido, o Asustor AS5202T é uma excelente opção. As suas duas portas LAN de 2,5 Gb (5 Gb com agregação de link) e o poderoso hardware de transcodificação de vídeo 4K fornecem um excelente desempenho para o streaming de vídeo 4K, bem como um sistema operativo ADM fácil de usar e que tornam esse NAS fácil de instalar e gerir.

Ele também oferece várias aplicações que permitem usá-lo para vários aplicativos, como um servidor de mídia, uma estação de vigilância para gerir a sua rede de câmaras IP, um servidor em nuvem e muito mais.

O Asustor AS5202T está disponível no mercado nacional por valores a rondar os 350€ e um pouco mais.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá, gostei muito da análise. Estou a pensar em adquirir um. O software do fabricante é suficiente para funcionar como servidor multimédia, ou é melhor instalar uma aplciação dedicada? As especificações técnicas são ambiciosas. Funciona bem com 4K, digo eu…

    • Olá Pedro.
      Foi uma das utilizações que lhe demos e funcionou bastante bem. No entanto, certamente que haverá aplicações dedicas e de terceriso que poderão oferecers outras funcionalidades, mas para o “básico” foi mais do que suficiente para nós.

      Continue a acompanhar-nos.

  2. Olá a todos,

    Muito obrigado pela análise! Ando de olho neste NAS, adoro fazer fotografia e vídeo e embora tenha estado agora confinado estive a por o arquivo em dia e considero mesmo um NAS para centralizar tudo – e já agora para rentabilizar o investimento também queria aproveitá-lo para o usar como servidor de multimedia.

    Este Nimbustor 2 agrada-me também pelo design e pelo formato, mas a conectividade é fundamental.

    Segundo percebo, bastará instalar a app UPnP Multi Media Server para poder usá-lo com um dispositivo compatível como uma smart TV ou uma consola de jogos.

    Alguém experiência de utilização com este NAS neste aspecto em particular que possa partilhar? 🙂

    Muito obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here