Análise Asus Zenfone Zoom S: Asus no seu melhor

O sucessor do ASUS ZenFone Zoom, e o primeiro com dupla câmara traseira, é um aparelho marcado pela qualidade, capacidade de desempenho e inovação. A marca decidiu apostar na fotografia e apresenta uma inovadora  câmara de duplo sensor Sony com tecnologia Superpixel, destacando-se da concorrência e atraindo os fotógrafos amadores e profissionais.

Mantendo o design tradicional mas apostando na tecnologia, o resultado é um smartphone especializado e ambicioso por um preço que surpreende pela positiva.

Especificações e Acessórios

Sistema Operativo Android 6.0 Marshmallow
Conectividade 2G GSM EDGE/GPRS 850, 900, 1800, 1900
3G HSDPA 850, 900, 1900, 2100
4G LTE bandas 1, 3, 7, 8, 20
Wi-Fi 802.11b/g/n
Bluetooth 4.0
Ecrã 5,5 ”, FHD AMOLED tátil capacitivo com multi-touch Corning® Gorilla® Glass 5, 1920 x 1080 px
RAM 4 GB
Processador Qualcomm Snapdragon 625 8953, 2,00 GHz de oito núcleos
Armazenamento interno 64 GB expansível com microSD (até 2TB)
GPU Adreno 530
Câmara 2 câmaras traseiras de 12MP

Flash Dual Tone
Abertura f/1.7, Lentes 6p
Sensor SONY IMX362
Distância Focal 25mm
Estabilizador Ótico de Imagem com 4 eixos
Sensor de correção de cor (RGB)
Câmara Zoom: 12 MP, Lentes 5p, 12x Zoom Total, 2.3x Zoom Ótico, Distância Focal 59mm
Gravação Vídeo ULtra HD 4K 3840 x [email protected], Full HD [email protected], HD [email protected], Estabilização eletrónica da Imagem com 3 eixos
Modo Manual com Suporte RAW: Disparo e Visualização

13 MP
Sensor SONY IMX214 (1/3,06″, 1.12um)
Abertura f/2.0
Flash do Ecrã
9 Modos da Câmara PixelMaster 3.0

Sensores e Funcionalidades Acelerómetro
Bússola Eletrónica
Giroscópio
Sensor de Proximidade
Sensor de luz ambiente
Sensor RGB
Sensor IVModo Power Bank para carregar outros dispositivos
Leitor BiométricoRádio FMGPS com suporte A-GPS, GLONASS, BDSS
Bateria Li-Po 5000 mAh
Dimensões (c. x l. x a.) 154,3 x 77 x 7,99 mm
Peso 170 g
Autonomia de conversação 3G: 2880 min. (48,0 h)
Autonomia em Standby 3G: 2520 h (105,0 dias)
Acessórios Carregador CA
Cabo USB-C
Preço recomendado 499,99€

Design e Ecrã

O design do  ASUS ZenFone Zoom S não foge muito à tradição. De aspecto elegante e fino, o ecrã AMOLED de 5.5 polegadas revestido por vidro Gorilla Glass 5, de 1920×1080 pixéis de resolução, não surpreende em termos de aparência.

Possuindo a câmara na parte de cima e os botões de navegação em baixo,  a parte frontal do aparelho mantém o seu design característico. No entanto os seus 500 nits de luminosidade permitem um bom desempenho no exterior. Na parte traseira do aparelho, feita de metal,  distinguem-se a nova câmara fotográfica de duas lentes, o duplo flash LED e o sensor de impressões digitais.

Nas laterais encontram-se os característicos botões de ligar/desligar e os controlos de volume, e na parte inferior localizam-se a porta USB-C e a saída para os auscultadores.

O ecrã tem um desempenho bom e cumpre com os objetivos. Poderemos dizer que num topo de gama, preferíamos a melhor resolução do mercado, mas o Full HD é mais do que o suficiente para oferecer um excelente desempenho.

Desempenho

Os 4GB de RAM e 64GB de armazenamento internos aliados ao potente Snapdragon 625, que já provou a sua eficiência no Zenfone 3, trazem fluidez e capacidade de desempenho mesmo em tarefas mais intensivas.

Um outro ponto a seu favor é a competente bateria de 5000mAh, uma boa capacidade para os 7.9mm de espessura do aparelho. Esta também pode servir de powerbank graças ao seu sistema de carregamento inverso. A elevada capacidade da bateria possibilita um bom processamento fotográfico, geralmente conhecido por consumir bastantes recursos.

Para além da câmara, a Asus apostou também no som, e apresenta a tecnologia SonicMaster com certificação High-Res Audio.

Câmara

A câmara é cada vez mais um acessório essencial em qualquer smartphone e a Asus decidiu apostar nela em força. Equipada com o sensor SONY IMX362, a câmara principal tem uma abertura ƒ/1.7, 2.3x zoom óptico e uma resolução de 12 MP. É de destacar a tecnologia SuperPixel que o aparelho integra, que permite uma maior adaptação a ambientes de baixa luminosidade, e macros até 10cm. As fotos nocturnas beneficiam particularmente desta funcionalidade. Paralelamente junta-se uma segunda câmara de 12MP com 59mm de distância focal, zoom óptico instantâneo de 2,3X e um zoom total de 12X.

A câmara possui um modo manual, o que permite aos fotógrafos profissionais aproveitar o potencial total da câmara. Por outro lado encontram-se alguns modos de fotografia pré definidos nomeadamente o Super Resolução de 48MP que resulta da combinação de quatro imagens de 12MP, ou o modo Enhanced Low Light de 3MP que combina a informação de pixéis adjacentes, o que oferece maior detalhe em situações de baixa luminosidade.

Uma outra tecnologia que merece destaque são os três sistemas de focagem que o aparelho oferece. Em primeiro destaque o sistema de focagem automática ASUS TriTech+ com a tecnologia Dual Pixel PDAF, seguidos do sistema laser de focagem automática e um sistema que acompanha o objecto a ser fotografado. Mas se não sabe qual o melhor modo a utilizar não se preocupe. Em apenas 0.03 segundos a tecnologia ASUS TriTech+ escolhe automaticamente qual o sistema a usar.

A câmara frontal com certeza que não desiludirá os amantes de selfies já que o seu sensor SONY IMX 214 de resolução de 13MP, a lente com abertura de f/2.0 e o flash de ecrã cumprem bem os seus papeis.

Para quem gosta de fotografia profissional, mais uma boa notícia, pois as imagens podem ser armazenadas em formato RAW após a actualização para Android Nougat, permitindo a edição  posterior.

O resultado é uma capacidade fotográfica superior, uma focagem rápida, boa resolução mesmo em baixa luminosidade, e um zoom bastante competente. Segue-se algumas fotos, mas pode aceder às fotos originais no nosso Flickr:

A câmara de vídeo 4K UHD é mais uma funcionalidade que não desilude. Com focagem automática, possui estabilização óptica de quatro eixos e não fica atrás em termos de qualidade de imagem.

Veredito: Asus Zenfone Zoom S

A câmara fotográfica ganha o primeiro lugar nos pontos a favor deste aparelho. A aposta da Asus foi um sucesso e o ASUS ZenFone Zoom S  torna-se assim um aparelho profissional de eleição. Qualidade de imagem, rapidez e eficiência são as palavras chave.

Quanto ao desempenho geral, o processador, memória RAM e armazenamento permitem uma performance competente, suficiente para o dia-a-dia e permitindo acompanhar as tarefas mais pesadas aliadas à câmara. A competente bateria é um outro ponto de destaque já que permite uns potentes  5000mAh sem comprometer o design fino e leve do aparelho.

Todas as características sugeriam um preço que deveria rondar os 600/700 euros mas a Asus surpreende mais uma vez pela positiva e mantém a fasquia abaixo dos 500 euros. Com um preço recomendado de 499.99 euros, esta é uma escolha a ter em conta especialmente para quem gosta de fotografar.

Agradecemos à Asus por nos ter disponibilizado o Auss Zenfone Zoom S para testarmos. Segue-se a nossa galeria de imagens:

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

2 COMENTÁRIOS

  1. Celular com diversas reclamações de defeito (tela preta) – o que pode indicar que seja um problema de fabricação e péssimo serviço de pós venda da Asus.

    • Comprei um Zenfone Zoom S de 128gb em outubro e com menos de um mês, sem nenhuma queda, o aparelho ficou com a tela preta! Depois de um mês na assistência, foi devolvido consertado mas, para nossa surpresa, após mais 30 dias com o aparelho (e mais uma vez sem nenhuma queda), o celular apresentou o mesmo defeito. Vendo as centenas de reclamações no site reclameaqui podemos concluir 2 coisas:
      1- o defeito é, de fato, de fabricação do produto; aliás, por isso que a Asus está vendendo por um preço bem abaixo dos concorrentes (um celular com camera dupla, octacore, 128Gb de memória, 4Gb de RAM, bateria de 5.000mah vendido por 1.399!);
      2- a Asus sabe que o produto está com defeito mas não está resolvendo o problema, só o faz quando se entra com ação no Juizado Especial. Uma pena ver uma marca que já gostei no passado estar queimando sua imagem sem o menor constrangimento

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here