Análise Asus Zenfone Zoom S: Asus no seu melhor

O sucessor do ASUS ZenFone Zoom, e o primeiro com dupla câmara traseira, é um aparelho marcado pela qualidade, capacidade de desempenho e inovação. A marca decidiu apostar na fotografia e apresenta uma inovadora  câmara de duplo sensor Sony com tecnologia Superpixel, destacando-se da concorrência e atraindo os fotógrafos amadores e profissionais.

Mantendo o design tradicional mas apostando na tecnologia, o resultado é um smartphone especializado e ambicioso por um preço que surpreende pela positiva.

Especificações e Acessórios

Sistema OperativoAndroid 6.0 Marshmallow
Conectividade2G GSM EDGE/GPRS 850, 900, 1800, 1900
3G HSDPA 850, 900, 1900, 2100
4G LTE bandas 1, 3, 7, 8, 20
Wi-Fi 802.11b/g/n
Bluetooth 4.0
Ecrã5,5 ”, FHD AMOLED tátil capacitivo com multi-touch Corning® Gorilla® Glass 5, 1920 x 1080 px
RAM4 GB
ProcessadorQualcomm Snapdragon 625 8953, 2,00 GHz de oito núcleos
Armazenamento interno64 GB expansível com microSD (até 2TB)
GPUAdreno 530
Câmara2 câmaras traseiras de 12MP

Flash Dual Tone
Abertura f/1.7, Lentes 6p
Sensor SONY IMX362
Distância Focal 25mm
Estabilizador Ótico de Imagem com 4 eixos
Sensor de correção de cor (RGB)
Câmara Zoom: 12 MP, Lentes 5p, 12x Zoom Total, 2.3x Zoom Ótico, Distância Focal 59mm
Gravação Vídeo ULtra HD 4K 3840 x [email protected], Full HD [email protected], HD [email protected], Estabilização eletrónica da Imagem com 3 eixos
Modo Manual com Suporte RAW: Disparo e Visualização

13 MP
Sensor SONY IMX214 (1/3,06″, 1.12um)
Abertura f/2.0
Flash do Ecrã
9 Modos da Câmara PixelMaster 3.0

Sensores e FuncionalidadesAcelerómetro
Bússola Eletrónica
Giroscópio
Sensor de Proximidade
Sensor de luz ambiente
Sensor RGB
Sensor IVModo Power Bank para carregar outros dispositivos
Leitor BiométricoRádio FMGPS com suporte A-GPS, GLONASS, BDSS
BateriaLi-Po 5000 mAh
Dimensões (c. x l. x a.)154,3 x 77 x 7,99 mm
Peso170 g
Autonomia de conversação3G: 2880 min. (48,0 h)
Autonomia em Standby3G: 2520 h (105,0 dias)
AcessóriosCarregador CA
Cabo USB-C
Preço recomendado499,99€

Design e Ecrã

O design do  ASUS ZenFone Zoom S não foge muito à tradição. De aspecto elegante e fino, o ecrã AMOLED de 5.5 polegadas revestido por vidro Gorilla Glass 5, de 1920×1080 pixéis de resolução, não surpreende em termos de aparência.

Possuindo a câmara na parte de cima e os botões de navegação em baixo,  a parte frontal do aparelho mantém o seu design característico. No entanto os seus 500 nits de luminosidade permitem um bom desempenho no exterior. Na parte traseira do aparelho, feita de metal,  distinguem-se a nova câmara fotográfica de duas lentes, o duplo flash LED e o sensor de impressões digitais.

Nas laterais encontram-se os característicos botões de ligar/desligar e os controlos de volume, e na parte inferior localizam-se a porta USB-C e a saída para os auscultadores.

O ecrã tem um desempenho bom e cumpre com os objetivos. Poderemos dizer que num topo de gama, preferíamos a melhor resolução do mercado, mas o Full HD é mais do que o suficiente para oferecer um excelente desempenho.

Desempenho

Os 4GB de RAM e 64GB de armazenamento internos aliados ao potente Snapdragon 625, que já provou a sua eficiência no Zenfone 3, trazem fluidez e capacidade de desempenho mesmo em tarefas mais intensivas.

Um outro ponto a seu favor é a competente bateria de 5000mAh, uma boa capacidade para os 7.9mm de espessura do aparelho. Esta também pode servir de powerbank graças ao seu sistema de carregamento inverso. A elevada capacidade da bateria possibilita um bom processamento fotográfico, geralmente conhecido por consumir bastantes recursos.

Para além da câmara, a Asus apostou também no som, e apresenta a tecnologia SonicMaster com certificação High-Res Audio.

Câmara

A câmara é cada vez mais um acessório essencial em qualquer smartphone e a Asus decidiu apostar nela em força. Equipada com o sensor SONY IMX362, a câmara principal tem uma abertura ƒ/1.7, 2.3x zoom óptico e uma resolução de 12 MP. É de destacar a tecnologia SuperPixel que o aparelho integra, que permite uma maior adaptação a ambientes de baixa luminosidade, e macros até 10cm. As fotos nocturnas beneficiam particularmente desta funcionalidade. Paralelamente junta-se uma segunda câmara de 12MP com 59mm de distância focal, zoom óptico instantâneo de 2,3X e um zoom total de 12X.

A câmara possui um modo manual, o que permite aos fotógrafos profissionais aproveitar o potencial total da câmara. Por outro lado encontram-se alguns modos de fotografia pré definidos nomeadamente o Super Resolução de 48MP que resulta da combinação de quatro imagens de 12MP, ou o modo Enhanced Low Light de 3MP que combina a informação de pixéis adjacentes, o que oferece maior detalhe em situações de baixa luminosidade.

Uma outra tecnologia que merece destaque são os três sistemas de focagem que o aparelho oferece. Em primeiro destaque o sistema de focagem automática ASUS TriTech+ com a tecnologia Dual Pixel PDAF, seguidos do sistema laser de focagem automática e um sistema que acompanha o objecto a ser fotografado. Mas se não sabe qual o melhor modo a utilizar não se preocupe. Em apenas 0.03 segundos a tecnologia ASUS TriTech+ escolhe automaticamente qual o sistema a usar.

A câmara frontal com certeza que não desiludirá os amantes de selfies já que o seu sensor SONY IMX 214 de resolução de 13MP, a lente com abertura de f/2.0 e o flash de ecrã cumprem bem os seus papeis.

Para quem gosta de fotografia profissional, mais uma boa notícia, pois as imagens podem ser armazenadas em formato RAW após a actualização para Android Nougat, permitindo a edição  posterior.

O resultado é uma capacidade fotográfica superior, uma focagem rápida, boa resolução mesmo em baixa luminosidade, e um zoom bastante competente. Segue-se algumas fotos, mas pode aceder às fotos originais no nosso Flickr:

A câmara de vídeo 4K UHD é mais uma funcionalidade que não desilude. Com focagem automática, possui estabilização óptica de quatro eixos e não fica atrás em termos de qualidade de imagem.

Veredito: Asus Zenfone Zoom S

A câmara fotográfica ganha o primeiro lugar nos pontos a favor deste aparelho. A aposta da Asus foi um sucesso e o ASUS ZenFone Zoom S  torna-se assim um aparelho profissional de eleição. Qualidade de imagem, rapidez e eficiência são as palavras chave.

Quanto ao desempenho geral, o processador, memória RAM e armazenamento permitem uma performance competente, suficiente para o dia-a-dia e permitindo acompanhar as tarefas mais pesadas aliadas à câmara. A competente bateria é um outro ponto de destaque já que permite uns potentes  5000mAh sem comprometer o design fino e leve do aparelho.

Todas as características sugeriam um preço que deveria rondar os 600/700 euros mas a Asus surpreende mais uma vez pela positiva e mantém a fasquia abaixo dos 500 euros. Com um preço recomendado de 499.99 euros, esta é uma escolha a ter em conta especialmente para quem gosta de fotografar.

Agradecemos à Asus por nos ter disponibilizado o Auss Zenfone Zoom S para testarmos. Segue-se a nossa galeria de imagens:

Veja também...

Deixe o seu comentário