Análise Toshiba AT300SE: boa bateria, mas fracas câmaras

Toshiba At300SE (3)A Toshiba disponibilizou-nos um dos seus Tablets mais vendidos em todo o Mundo. Vejamos agora o porquê e quais os argumentos de peso, que leva milhares de utilizadores a optar pelo Toshiba AT300SE.

Estamos perante um Tablet ligeiramente leve e fino, com 10.5 mm de espessura e pesando cerca de 625 gramas, dotado de um excelente ecrã IPS de 10″, agradável ao toque, e acima de tudo, equipado com o famoso processador da Nvidia, o Tegra 3, a correr a uma velocidade de 1.26 MHz, o que torna a experiência de utilização bastante agradável, rápida e ao mesmo tempo suave.

Características e Acessórios

o Dimensões: 261 x 180 x 10.5 mm
o Peso: 625 g
o Sistema Operativo: Android™ 4.1, Jelly Bean
o Memória: 16GB de memória interna (Expansivel através de cartões MicroSD até 32GB)
o Dimensão do ecrã: 10.1”
o Ecrã LED IPS Tátil capacitivo de construção em vidro Corning® Gorilla®
o Resolução: 1280×800 pixels
o Câmara Traseira e Frontal: 3MP e 1.2MP
o Processador NVIDIA® Tegra® 3 Quad core + 1
o GPU: NVIDIA® GeForce ULP GPU com 12 cores
o RAM: 1GB DDR3L-1333

O Toshiba AT300SE tem uma caixa ao estilo do computador, como podemos ver pelas imagens e só tem, como todos os tablets, com um carregador de tomada e um cabo USB-MicroUSB.

Design e funcionalidade

Toshiba At300SE (8)O grande trunfo deste Tablet da Toshiba reside no seu ecrã IPS de 10″ capacitivo, com resolução WXGA e formato de 16:10.

Fabricado com tecnologia IPS, este tablet possui uma qualidade de imagem invejável, mesmo posicionado em variadíssimos ângulos, mantém a qualidade das cores e a sua transição.

Relativamente à conectividade, o AT300SE está equipado com GPS, sendo facilmente conectável por exemplo no interior duma habitação junto a uma janela, está equipado com Bluetooh, já com a norma v3.0 presente e permitindo uma conexão bastante estável com outros aparelhos, e finalmente a WLAN, sendo esta a única possibilidade de conexão à internet. Permite ainda assim um bom alcance e uma óptima ligação, tirando assim todo o partido da normas disponíveis.

Interface e Desempenho

Toshiba At300SE (9)O grande responsável do poderio deste Tablet, é sem dúvida o seu processador Quad-Core, o Nvidia Tegra 3, fabricado através de um processo de 40 nm. Este processador possuí ainda um quinto Core, utilizado apenas em situações de economia de energia, permitindo assim aumentar consideravelmente a autonomia da bateria.

Possuí ainda 1 GB de memória Ram DDR3-1333 e uma unidade de memória Flash com 16 GB de capacidade, ficando apenas com 12.78 GB livres, depois de todo o sistema operativo estar instalado, podendo ser expansível até 32 GB através de um cartão de memória microSD.

O sistema operativo eleito pela Toshiba, foi o Android 4.1 Jelly Bean, tendo sido feita uma pequena personalização pela empresa Japonesa, com a adição de algumas aplicações da própria marca, como por exemplo, o Service Station ou Toshiba Places, não sendo possível removê-los.

Situação que difere das restantes aplicações pré-instaladas, como é o caso do Think Free Office, o Tune Wiki ou o Toshiba ebooks, que podem facilmente ser removidos.

Dos testes de desempenho que realizámos, o AT300SE até se portou lindamente, conseguindo até convencer-nos, ficando à frente de alguns dos seus mais directos adversários.

Curiosamente, a Toshiba faz referência nas especificações deste Tablet, ao alto poder de contraste que este apresenta, por exemplo, comparativamente ao Ipad 4, o AT300SE apresenta mais 150 cd/m2, assim como o Sony Xperia Tablet S, também não consegue competir com este Toshiba.

Câmara e Multimédia

Toshiba At300SE (5)Em termos de qualidade das câmaras, quer a traseira, quer a frontal, este Tablet deixa um pouco a desejar em confronto directo com os seus adversários, isto porque a câmara traseira possui apenas 3 MP, não conseguindo sequer melhorias significativas com o Auto-focus.

A realização de vídeos fica também afectada, não permitindo gravação Full-HD, oferecendo apenas uma resolução de 640×480 pixeis. A câmara frontal possui 1.2MP e permite efectuar video-chamadas.

Ver filmes com qualidade Full-HD (1080p), torna-se num verdadeiro prazer, muito devido à brilhante qualidade do seu ecrã, em conjunto com o seu poderoso processador, tornando a visualização fluída e sem paragens.

Veredito: Toshiba AT300SE

Toshiba At300SE (8)No geral, este é um Tablet com bom desempenho, com boas indicações para o uso diário, mesmo sem possuir conectividade 3G,  basta o utilizador estar perto de uma ligação wi-fi para se ligar à internet.

Fica apenas a perder na qualidade das câmaras, principalmente a traseira, pois 3 MP, são muito pouco nos dias de hoje.

A Toshiba, muito provavelmente irá rever o preço deste Tablet num futuro próximo, devido sobretudo à enorme concorrência que impera neste mercado, permitindo assim, com que o utilizador final, disponha de um grande leque de opções…

Pontos a Favor:

+ Qualidade do Ecrã de 10″ IPS

+ Processador Nvidia Tegra 3

+ Excelente desempenho da bateria

Pontos Contra:

– Qualidade das Câmaras

– Sem Conectividade 3G/4G/NFC

– Um pouco ultrapassado

Quero agradecer à Toshiba pela disponibilização do Toshiba AT300SE para análise no maistecnologia.com. Pode encontrar o Toshiba AT300SE a partir dos 299€. Fiquem com a nossa galeria de imagens e fotos do Tablet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here