Análise ao Sony Xperia SP

Sony Xperia SP (2)

A Sony disponibilizou-nos a sua mais recente coqueluche da linha Xperia, um Smartphone elegante e robusto, equipado com um poderoso processador Qualcomm Snapdragon Dual-Core a 1.7 GHz, o qual a empresa Japonesa deu o nome de Xperia SP.

Será este o smartphone Android da Sony que promete desempenhos realmente fora de série?

É o que vamos ver…

Índice:
Características e Acessórios
Design e funcionalidade
Interface e Desempenho
Conclusões: Sony Xperia SP

Estamos perante um smartphone Android da gama média-alta da linha Xperia, o qual apresenta um excelente ecrã de 4.6 polegadas, de elevada resolução com 1280 x 720 pixéis, tendo uma densidade de 319 dpi, permitindo-nos ler perfeitamente qualquer texto e dá um prazer enorme observar um vídeo, ver fotografias ou até mesmo jogar.

A Sony decidiu basear-se por completo no Xperia Z, dando lugar a um Smartphone com uma estética muito idêntica, com dimensões um pouco mais reduzidas, mas sem ser estanque à água.

A marca Japonesa decidiu reintroduzir uma barra transparente na parte inferior do dispositivo, já presente em modelos anteriores, dando-lhe um toque de elegância. Contendo três Led’s, esta barra pode posteriormente ser personalizada, de acordo com as notificações recebidas, permitindo também a alteração da própria cor, consoante a visualização de fotografias, visualizando um video ou mesmo consoante o tipo de música que estejamos a ouvir.

Características e Acessórios

Sony Xperia SP (6)

– Dimensões: 130.6 x 67.1 x 9.98 mm
– Processador Qualcomm Snapdragon S4 Pro (MSM8960T), Dual Core a 1.7GHz
– GPU: Adreno 320
– Câmara Traseira: 8MP com Sensor Exmor RS Full HD (tecnologia HDR e Gravação a 1080p)
– Câmara Frontal: 0.3MP VGA (640 x 480)
– Sistema Operativo: Android 4.1.2 Jelly Bean
– Memória Ram: 1 GB
– Memória: 8GB de memória interna expansível por MicroSD até 32GB
– Dimensão do Ecrã: 4,6” 4.6” TFT Capacitivo Corning Gorilla Glass
– Resolução: 720 x 1280 pixels
– Wi-Fi norma n, Wi-Fi Direct, DLNA, NFC e LTE, GLONASS e MHL
– GPS com A-GPS
– Porta microUSB
– Bluetooth v4.0
– Jack de Áudio Normalizado de 3.5 mm
– Rádio FM Stereo com RDS
– Bateria: 2.370 mAh
– Autonomia: 18 horas em conversação / 734 horas em espera – Peso: 155g

Para além do Xperia SP, dentro da caixa encontrará um carregador de parede, um cabo USB-MicroUSB e uns auriculares.

Design e funcionalidade

Sony Xperia SP (1)Um argumento de peso neste Smartphone é o seu design, quer queiramos quer não, a Sony tem vindo a reafirmar-se nesse campo como uma das marcas de smartphones com o melhor design do mercado.

Disponível em três cores diferentes, preto, vermelho e branco, e pesando 155 gramas, mais 9 gramas que o Xperia Z, estruturalmente bem, e envolvido numa moldura rígida em alumínio, dando um aspecto extremamente robusto, denotando ser bastante sólido na mão.

A marca Japonesa, em termos de conectividade, para além do Wi-Fi e do Bluetooh 4.0, introduziu ainda a tecnologia NFC, que permite a transferência de ficheiros entre dispositivos próximos ou efetuar pagamentos através da associação de um cartão de crédito, e a tão aguardada tecnologia LTE, ou seja, a internet 4G, que permite uma ligação à internet com velocidades elevadas, não estando ainda disponível em todas as cidades do país.

Um dos pontos fortes deste Xperia SP, é sem dúvida a sua câmara de 8 Mega Pixeis com flash a LED, apesar de possuir uma resolução inferior ao Xperia Z, de 13 MegaPixeis. A Sony decidiu incluir o Sensor Exmor RS, traduzindo-se em melhorias significativas na incidência da luz sobre o próprio sensor, originando fotografias com um detalhe bastante agradável.

Sony Xperia SP SS (12)A Sony colocou ainda a opção do utilizador captar fotos com a função HDR, oferecendo uma qualidade aceitável, possuindo ainda a opção de se efectuar uma gravação video no modo Full HD.

Outra das novidades que a Sony introduziu neste dispositivo, é a possibilidade desbloquearmos o dispositivo, no caso de estarmos a usar luvas, bastando para isso activar o Modo Luvas nas definições.

O botão On/Off, de construção também em alumínio, um pouco sobressaído e a colocação de um botão para chamar a aplicação da Câmara.

Retirando a tampa traseira, de plástico e bastante fina, observamos a inclusão de um segundo microfone por parte da Sony e as ranhuras para colocarmos o MicroSim e um cartão MicroUSB de até 32 GB de capacidade.

Pode-se observar também a bateria de 2.370 mAh, mas neste preciso modelo, a Sony optou por incluir a bateria na estrutura do dispositivo, não sendo possível retira-la. Apesar de ter uma boa autonomia, de cerca de 18 horas de conversação, dados da própria marca, este poderá ser um dos pontos críticos do dispositivo a longo prazo.

De salientar ainda a inclusão de um botão de Reset, muito provavelmente, devido ao facto da bateria não ser removível,  com o intuito do dispositivo ser reinicializado no caso de ficar bloqueado.

Interface e Desempenho

Sony Xperia SP SS (11)O sistema operativo instalado é o Android Jelly Bean 4.1.2, com algumas modificações por parte da Sony, no que toca ao design dos ícones, e do próprio ambiente de trabalho, muito característico da Sony nos dispositivos da gama Xperia.

A personalização que a marca Japonesa faz em relação ao sistema operativo Android, não é tão boa como a da Samsung, mas ainda assim introduziu as bastantes aplicações, tal como o Sociallife, o Sony Select, o Smart Connect, o WisePilot for Xperia, o Estúdio de Filmes, o TrackID, o Xperia Link, o McAfee Security, ou ainda a opção de Espalhamento do Ecrã, permitindo reproduzir conteúdos do Xperia noutros dispositivos usando a tecnologia sem fios.

Como já referido acima, o grande trunfo deste smartphone é o ecrã, de 4.6 polegadas, fabricado com a tecnologia Gorilla Glass, para dificultar a aparecimento de riscos no visor. O desempenho está atribuído ao seu principal motor, o Bravia Engine 2, melhorando significativamente a qualidade de apresentação das fotografias e dos vídeos.

Em termos de performance, este dispositivo é bastante fluído e extremamente suave, estando equipado com 1GB de RAM, 8GB de memória interna, comparativamente ao seu irmão mais velho, que dispõe de 2 GB de RAM e quatro núcleos a 1.5 GHz, em nada fica para traz nos testes de desempenho que efectuámos,  muito em parte devido à sua velocidade de relógio, com os seus dois núcleos a 1.7GHz, como poderemos verificar nas seguintes imagens:

Sony Xperia SP SS (13)Outra das novidades que a Sony também introduziu no Xperia SP, foi a possibilidade de conectarmos um comando DualShock 3 de uma PS3, tirando partido da tecnologia Bluetooh v4.0, permitindo assim aos amantes desta consola poderem desfrutar de uma maior jogabilidade dos jogos Android instalados no Smartphone.

A Sony já nos habituou à inclusão na linha Xperia, de um Gestor de Energia, estando disponível neste Smartphone o Modo Stamina, permitindo desligar automaticamente os dados móveis quando o ecrã está desligado, traduzindo-se numa maior autonomia do dispositivo.

Conclusões: Sony Xperia SP

O Xperia SP é portanto um smartphone elegante e robusto, caracterizado pelo seu atraente design, e dispondo do melhor que a tecnologia nos oferece nos dias de hoje, como é o caso do NFC e do LTE, entre outras características igualmente interessantes.

Apesar do processador ser um Dual Core, este Snapdragon, em pouco ou nada fica atrás dos seus mais directos adversários equipados com processadores QuadCore, inclusivamente ganhando pontos ao Samsung Galaxy S3 ou ao HTC One X.

Ainda não dispomos de uma confirmação oficial por parte da Sony Portugal para o preço do Xperia SP, já que o smartphone ainda não se encontra à venda em Portugal nem em nenhuma país da Europa, mas surgiu um comunicado da Sony Mobile Italia através da sua conta do Twitter, que este dispositivo iria ter um custo de 399 Euros, o que se traduz num excelente argumento, principalmente pela sua relação qualidade/preço, sendo uma boa oportunidade para os amantes da gama Xperia, que pretendam adquirir um dispositivo de gama média/alta, mas com um custo inferior ao Xperia Z.

Pontos a Favor:

+ Processador Dual Core a 1.7GHz

+ Android 4.1.2 e garantia de futuras atualizações

+ Qualidade de construção

Pontos Contra:

– Um pouco pesado

– Tampa Traseira

– Bateria inamovível

Em breve encontrará este dispositivo nas lojas de retalho e, assim que tivermos a informação oficial, publicaremos. Fiquem com a nossa galeria de fotos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here