Análise ao Samsung Galaxy Note 8: O tão esperado regresso do flagship

Após o fiasco com  o Samsung Galaxy Note 7, a Samsung precisava de voltar a atrair os seus clientes para o seu flagship. O Galaxy Note 8 promete vir lavar a imagem da Samsung. Leia a nossa análise e fique a conhecer o novo Samsung Galaxy Note 8.

Especificações e Acessórios

  • Dimensões: 162.5 x 74.8 x 8.6 mm
  • Peso: 195 g
  • Sistema Operativo: Android 7.1.1 (Nougat)
  • Ecrã: Super AMOLED, capacitivo, 16M colors, 6.3″, 1440 x 2960 pixels (~521 ppi )
  • Câmara Traseira: Dual 12 MP (26mm, f/1.7, PDAF & 52mm, f/2.4, AF), OIS, autofocus, 2x zoom óptico, dual-LED (dual tone) flash
  • Câmara frontal:8 MP, f/1.7, autofocus, sensor de 1/3.6″, 1.22 µm (tamanho de pixel), [email protected], dual video call, Auto HDR
  • Processador: Exynos 8895 Octa, Octa-core (4×2.3 GHz & 4×1.7 GHz)
  • GPU: Mali-G71 MP20
  • Memória RAM: 6 GB RAM
  • Armazenamento interno: 64 GB (versão ensaiada), 128/256 GB
  • SIM+MicroSD até 256GB
  • Ligações: jack 3,5 mm jack
  • Sensores: impressões digitais; sensor de brilho; sensor de luz ambiente;
  • Conetividade: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, Wi-Fi Direct, hotspot
  • GPS: A-GPS, GLONASS, BDS, GALILEO
  • Bluetooth 5.0, A2DP, EDR, LE
  • USB Type C
  • Bateria: 3300 mAh

Design e Ecrã

Muitas vezes aqui foi dito que os fabricantes já tinham inventado tudo o que havia para inventar em relação ao design dos smartphones. No entanto, a Samsung consegui surpreender-nos com este Galaxy Note 8. Tendo em conta que o ecrã funciona no rácio 16:9, o Galaxy Note 8 apresenta-se com um design retangular, sendo bastante comprido (162.5 mm).

Alguns dos smartphones disponíveis no mercado:

Os acabamentos utilizados tornam o telefone muito bonito, onde destacamos o ecrã com os lados curvos, que, para além de darem a sensação de ecrã infinito, ainda trazem a função de adicionar atalhos para aplicações favoritas.

O acabamento dado ao telefone é brilhante, o que o torna muito discreto, ao mesmo tempo que apelativo. Destaca-se o facto de não existirem botões físicos na parte frontal, sendo que o ecrã é controlado por botões capacitivos. Na parte de baixo encontramos a caneta típica da gama Note, que para além de caneta faz função de apontador.

Nas laterais destacamos os botões de power (lado direito), volume (lado direito) e Bixby (lado direito), botão este que permite comunicar com o telefone a partir de comandos de voz. Na parte traseira encontramos numa única consola, as duas câmaras e o sensor de impressões digitais.

No que diz respeito ao ecrã, contamos com um ecrã Super AMOLED de resolução 1440 x 2960 pixeis, com uma densidade de cores e pixeis fenomenal. Como já vem sendo habitual nos telefones da Samsung, o ecrã é um dos grandes pontos de destaque. Mantém o contraste mesmo em condições de luminosidade adversas e a qualidade da imagem que transmite é muito boa.

Desempenho

O desempenho do novo Samsung Galaxy Note 8 é de facto impressionante. Corre todas as aplicações e jogos sem qualquer problema ou lag, é bastante fluído e ainda apresenta uma excelente capacidade de multitasking.

Isto é possível graças ao processador Exynos 8895 Octa, Octa-core com 4 núcleos a 2.3 GHz e 4 núcleos a 1.7 GHz, assistidos por uma unidade gráfica Mali-G71 MP20, 6 GB de RAM e 64 GB de memória interna.

Este desempenho traduz-se em 175376 pontos no Antutu, sendo que, no Geekbench pontuou 6762 pontos em Multi-core e 2000 pontos em single-core.

As funcionalidades oferecidas pelo novo Samsung Galaxy note 8 são imensas. Destacamos um novo modo de interacção com o telefone, designado por Bixby. Bixby é um serviço que nos permite interagir com o telefone através de comandos de voz. Ao carregar no botão do lado esquerdo (por baixo do botão de volume), podemos desbloquear o telefone dizendo uma password, podemos abrir aplicações através de comandos pré determinados ou até mesmo fazer pesquisas na internet. A única limitação de momento é que só aceita instruções ou em inglês, ou em coreano. No entanto, a taxa de sucesso é muito elevada.

Outra funcionalidade oferecida é a caneta. Esta é excelente para criar uma nota rápida ou para destacar algo já que permite escrever no próprio ecrã. Permite também que seja usada como um apontador.

Outra funcionalidade muito interessante é o reconhecimento facial. É possível registar a nossa cara para que possamos desbloquear o telefone. Apesar de funcionar muito bem, por vezes o telefone não desbloqueia, quer porque as condições de luminosidade não permitem a obtenção de uma imagem nítida ou até mesmo porque podemos estar a usar algum acessório, como por exemplo, óculos de sol.

O desbloqueio pode ser feito também através do sensor de impressões digitais que se encontra na traseira do telefone. Apesar de o sensor ser muito bom, a sua posição não foi de todo a mais feliz por dois motivos: um porque está mesmo ao lado das câmaras, o que leva a que estejamos a passar constantemente os dedos nas lentes, à procura do sensor e outra porque, tendo em conta que o telefone é muito comprido, a acessibilidade ao sensor é muito difícil, sendo praticamente impossível chegar ao sensor agarrando o telefone com uma mão.

No que diz respeito à autonomia, os 3300mAh que o Note 8 no oferece são suficientes para 1 dia de utilização, mesmo com a resolução do ecrã definida para o máximo.

Câmara

A grande novidade da gama “Note” da Samsung foi a inclusão de uma câmara dupla, seguindo assim a tendência de câmaras em smartphones.

Este Samsung combina uma grande angular com uma lente de zoom, sendo que a lente de zoom permite zoom óptico até 2X. Ambos os sensores apresentam uma resolução de 12 MP, sendo que um têm uma abertura fixa de f/1.7 e outro tem uma abertura fixa de f/2.4. Ambos têm estabilização óptica de imagem. A utilização dos dois sensores, aliados à grande abertura, permitem criar o conhecido efeito bokeh, focando os objectos mais próximos e desfocando o fundo.

Moral da história: a câmara é fenomenal. A qualidade de imagem é excelente, com cores muito vividas e imagens muito nítidas. Mesmo em condições de pouca luminosidade, a câmara do Samsung Galaxy Note 8 comporta-se muito bem.

A câmara frontal, com 8 MP de resolução, apresenta também uma excelente qualidade de imagem, permitindo tirar selfies excepcionais.

Veredito: Galaxy Note 8

De um modo geral, o Samsung Galaxy Note 8 tem um desempenho muito bom. O design é apelativo, a fluidez é excepcional e a câmara é das melhores, se não a melhor, que encontramos em smartphones. Apesar de muito comprido, facilmente nos adaptamos à forma do ecrã.

Como de seria de esperar, o novo Samsung Galaxy Note 8 vem recheado de tecnologia, tal como reconhecimento facial e comandos por voz.

Pontos positivos:

  • Ecrã
  • Câmara
  • Desempenho e fluidez
  • Design
  • Tecnologia de reconhecimento facial e comandos de voz

Pontos negativos:

  • Posição do sensor de impressões digitais
  • Comandos de voz só disponíveis em inglês e coreano

Agradecemos desde já à Samsung por nos ter facultado este telefone para a nossa análise. Abaixo fica a nossa galeria de imagens:

Veja também...

Deixe o seu comentário