Análise ao Samsung Galaxy Note 10+ – O regresso da gama Note

Já é habitual, após o lançamento da gama “Galaxy S” que a Samsung lance a gama Note. Estas gamas distinguem-se pelo facto de a gama Note apresentar ecrãs de maior dimensão e a tradicional caneta.

Para o modelo “10”, também não foi excepção. Para a gama Note, a Samsung disponibilizou dois equipamentos que se distinguem pela dimensão do ecrã: O Note 10 e o Note 10+. Leia a nossa análise e fique a conhecer o novo Samsung Galaxy note 10 Plus.

Especificações

  • Dimensões: 162.3 x 77.2 x 7.9 mm
  • Peso: 196 g
  • Sistema Operativo: Android 9.0 (Pie); One UI
  • Ecrã: 6.8” Dynamic AMOLED capacitivo, 16M cores, 1440 x 3040 pixels de resolução
  • Câmara traseira: Câmara tripla: 12 MP, f/1.5-2.4, 26mm (grande angular), 1/2.55″, 1.4µm, Dual Pixel PDAF, OIS; 12 MP, f/2.4, 52mm (telefoto), 1/3.6″, 1.0µm, AF, OIS, 2x zoom óptico; 16 MP, f/2.2, 12mm (grande angular), 1.0µm
  • Câmara frontal: Câmara dupla; 10 MP, f/1.9, 26mm (grande angular), 1.22µm, Dual Pixel PDAF; 8 MP, f/2.2, 22mm (grande angular), 1.12µm, sensor de profundidade
  • Processador: Exynos 9825 (7 nm), Octa-core (2×2.73 GHz Mongoose M4 & 2×2.4 GHz Cortex-A75 & 4×1.9 GHz Cortex-A55)
  • GPU: Mali-G76 MP12;
  • Memória RAM: 12 GB RAM;
  • Armazenamento interno: 256 GB/512 GB;
  • Dual SIM ou SIM/NanoMemory
  • Conetividade: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/ax, dual-band, Wi-Fi Direct, hotspot
  • GPS: A-GPS, GLONASS, BDS, GALILEO
  • Bluetooth 5.0, A2DP, LE, aptX;
  • USB: 3.1, Type-C 1.0
  • Bateria: 4300 mAh de capacidade; Carregamento rápido

Design e Ecrã

O novo Samsung Galaxy Note 10 + é muito semelhante em termos de design quando o comparamos com o seu antecessor. Podemos encontrar, no entanto, algumas diferenças subtis que o tornam um equipamento muito diferente do seu antecessor.

Em termos de semalhanças, continuamos a contar com um ecrã bastante rectangular, quase “16:9” e com os botões de power e volume na parte esquerda. Continuamos a contar com a tradicional caneta que vem encaixada na parte inferior do telemóvel.

No entanto, no novo Galaxy Note 10 + contamos com uma traseira espelhada, em tons de azul, o que retira a imagem de que este tipo de equipamentos seriam mais dedicados a uso profissional. Contamos também, na traseira com a câmara tripla, com os seus sensores alinhados na vertical. À semelhança da gama “S” Não existe sensor de impressões digitais, dado que o mesmo se encontra no ecrã.

Na parte frontal não há muito a destacar. Não existem botões físicos e, com o ecrã desligado, apenas se visualiza a câmara frontal. Este facto dá ao equipamento um aspeto bastante “clean”.

Relativamente ao ecrã, dispomos de um ecrã com tecnologia AMOLED, já habitual na Samsung, com 6.8″, com 1440 x 3040 pixels de resolução e 16 milhões de cores. Isto traduz-se num desempenho exemplar do ecrã, já habitual na Samsung. O Ecrã comporta-se de forma excelente em todas as condições de luminosidade e a maneira como apresenta imagens ou video é fenomenal.

Desempenho

O novo Sansung Galaxy Note 10 + vem equipado com o processador Exynos 9825 (7 nm), Octa-core (2×2.73 GHz Mongoose M4 & 2×2.4 GHz Cortex-A75 & 4×1.9 GHz Cortex-A55) o qual é apoiado por uma unidade gráfica Mali-G76 MP12, por 12 GB de RAM e por 512 GB de memória interna.

Em conjunto, este hardware permite que o Samsung Galaxy Note 10+ tenha um desempenho exemplar, quer a rodar aplicações do dia a dia, quer a rodar jogos.

A resumir este desempenho, está a pontuação obtida no software de benchmark AnTuTu, onde obteve 318432 pontos.

À semelhança do Galaxy S10, também o Note 10+ vem equipado com um sensor de impressões digitais no ecrã. Este tem um funcionamento muito preciso sem que, no entanto, se ainda possa comparar aos sensores de impressões digitais tradicionais. Ainda assim, pareceu-nos que o desempenho deste sensor foi melhorado, quando comparado com o S10.

Um aspeto menos positivo neste equipamento é a sua bateria que, apesar de contar com 4300 mAh de capacidade, se esgota facilmente num dia.

Câmara

No capitulo das câmaras, a Samsung manteve o que já tinha instalado no Galaxy S10 o que, na nossa opinião, foi uma escolha acertada já que o seu desempenho é, de facto muito bom.

À semelhança do S10, podemos fazer “zoom in” e “zoom out” ótico, sem perda de qualidade de imagem, o que é ótimo para encontrar o enquadramento perfeito para as fotos. Conseguimos fazer isto quer na câmara traseira, quer na càmara frontal, que dá muito jeito para apanhar toda a gente em selfies de grupo.

O desempenho da câmara em condições de boa luminosidade é excelente, capturando imagens com cores vividas e muita definição. Esta afirmação é válida quer para a câmara traseira, quer para a câmara frontal. Em condições de baixa luminosidade, o desempenho é igualmente bom. Obviamente que, nestas condições a qualidade da imagem não é tão boa mas ainda assim, muito aceitável para um telefone.

Veredito: Samsung Galaxy Note 10+

O novo Samsung Galaxy Note 10 + vem fazer jus à sua gama: Desempenho fora de série, câmara espectacular e ecrã fenomenal. Conta com um design sóbrio com apontamentos mais modernos, nomeadamente a traseira espelhada em cor azul.

Como ponto negativo, apenas destacamos o desempenho da bateria, que apenas dura um dia. No entanto, temos de ser realistas: com um ecrã destas dimensões e com a capacidade de processamento disponível, tem de haver sacrifícios do ponto de vista energético.

Agradecemos desde já à Samsung por ter disponibilizado este equipamento para teste. Abaixo segue a nossa galeria de imagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here