Análise ao Redmi Note 12 5G: Review a uma das melhores opções low-cost

Esta gama tem sido um grande sucessos da marca, não só no nosso país, como no mundo, sendo que a estratégia da empresa tem-se alterado aos poucos. Os equipamentos com a marca Xiaomi, têm-se colocado no segmento mais Premium, enquanto a marca Redmi tem-se focado em oferecer smartphones focados na qualidade-preço.

Sim, basicamente, a Redmi acaba por se tornar o início dos primórdios da Xiaomi, quando tínhamos a marca a lançar smartphones com especificações de topo a preços muito competitivos e, sem dúvida, foi essa a estratégia que levou a Xiaomi a conquistar o seu mercado e poder, atualmente, rivalizar com a Samsung e a Apple no mercado.

O recentemente lançado Xiaomi Redmi Note 12 5G tem gerado grande entusiasmo no mercado de smartphones, graças às suas características surpreendentes, difíceis de encontrar noutros dispositivos nesta gama de preço tão baixa. Com um ecrã AMOLED de 120Hz, conectividade 5G e a cada vez mais rara entrada para auriculares de 3,5mm, este smartphone destaca-se dos demais na sua categoria e por isso vai valer a pena ler a nossa análise e perceber que o smartphone é uma das melhores opções no mercado por menos de 330€.

Design

O Redmi Note 12 5G apresenta um design moderno e elegante, com uma construção quadrada e várias opções de cores disponíveis. O dispositivo possui uma bateria de 5000mAh e uma entrada de áudio de 3,5mm. Contrariamente às variantes Pro que contam com um vidro traseiro conferindo ao smartphone uma sensação premium, este modelo é plástico, mas igualmente oferecendo boas sensações ao toque.

O posicionamento intuitivo do botão de energia e do leitor de impressões digitais no lado direito do telefone facilita o acesso e a utilização destas funções. A bandeja SIM está localizada no lado esquerdo do dispositivo, sendo que é um equipamento Dual SIM ou então um cartão SIM e cartão de memória.

Apesar disso, o Redmi Note 12 5G inclui funcionalidades desejáveis, como a já referida entrada de áudio de 3,5mm, um adaptador de energia e um emissor de infravermelhos (IR blaster), que permitem controlar dispositivos compatíveis à distância.

Há ainda que referir uma vantagem que me agrada muito: a caixa além do carregador e cabo, também conta com uma capa de silicone transparente. Algo que considero uma grande vantagem e deixa a opção ao consumidor de utilizar, ou não.

De destacar que o produto analisado veio na opção Verde, que é muito convincente. Sem dúvida, uma opção que deve ser levado como possibilidade.

Ecrã

O Redmi Note 12 5G vem equipado com um notável ecrã AMOLED DotDisplay de 6,67 polegadas, com uma resolução de 2400x1080px. Este ecrã tem a capacidade de atingir um pico de luminosidade de 1200 nits, o que o torna facilmente utilizável no exterior, mesmo sob luz solar intensa.

O suporte para Widevine L1 ajuda na reprodução de vídeos em full-HD, proporcionando uma experiência de visualização de alta qualidade para os amantes de filmes e séries. Além disso, este dispositivo oferece ângulos de visualização fantásticos, sem distorção notável das cores.

As molduras finas do Redmi Note 12 5G aumentam o espaço útil do ecrã, criando uma experiência de visualização envolvente e agradável. A câmara frontal, alojada num discreto orifício centralizado no ecrã, não compromete a experiência geral de visualização.

Outra das vantagens deste ecrã é uma taxa de atualização de 120Hz, uma opção que até há pouco tempo era exclusivo dos equipamentos topo de gama, mas que com o tempo tem vindo a chegar a grande parte da gama de produtos e ficamos muito satisfeitos por o encontra em equipamentos nesta gama de preço.

Câmara

A câmara principal de 48MP do Redmi Note 12 5G oferece um bom desempenho em condições de boa iluminação, bem como o ultrawide de 8MP. A inteligência artificial da câmara funciona bem, sendo capaz de produzir imagens com detalhes e cores precisas. No entanto, o desempenho em ambientes com pouca luz pode ser decepcionante, resultando em imagens com muito ruído e com baixo detalhe.

A câmara Macro de 2MP é uma adição pouco entusiasmante ao dispositivo, produzindo imagens com qualidade irregular, com baixo detalhe e cores imprecisas. Podemos considerar que este é mesmo o ponto mais fraco deste equipamento.

No que diz respeito à qualidade geral das imagens, podemos observar uma tendência para cores mais vivas, como verdes, azuis e brancos, mas, por vezes, uma sobre-exposição dos detalhes do fundo, o que faz com que o resultado final nem sempre agrade. Como esperado, de uma forma geral, o equipamento oferece resultados bastante satisfatórios.

É importante mencionar a falta de estabilização de imagem/OIS, o que pode levar a problemas de desfoque nas imagens e impactar a experiência do utilizador.

Performance e Software

O Redmi Note 12 5G vem equipado com um processador Snapdragon 4 Gen 1, uma quantidade generosa de RAM (8GB) e diferentes opções de capacidade de armazenamento. Estas características garantem um bom desempenho do dispositivo em tarefas diárias, jogos ou durante o uso de algumas aplicações em simultâneo, obviamente que não permitirá puxar ao máximo ou usar os jogos no máximo das definições, mas também não é isso que se procura, num equipamento desses.

O botão de energia incorpora também um leitor de impressões digitais, que se mostrou responsivo e eficiente na autenticação do utilizador, facilitando o desbloqueio do telefone.

No que diz respeito ao software, o Redmi Note 12 5G vem com várias aplicações pré-instaladas, como as aplicações Google, Netflix, Facebook, Spotify, Amazon, Snapchat e LinkedIn. No entanto, também inclui algumas aplicações que muitos não consideram interessantes, como GetApps e Themes, que podem deixar o dispositivo mais lento.

Para melhorar o desempenho geral do smartphone e libertar espaço de armazenamento, recomendamos a desinstalação dessas aplicações indesejadas, já que apenas irão ocupar espaço se não for um utilizador destas apps.

Audio e 5G

O Redmi Note 12 5G oferece conectividade 5G, garantindo velocidades de internet ultrarrápidas, streaming mais suave e uma melhor experiência em jogos online. O suporte para Dual-SIM 5G é uma funcionalidade interessante, no entanto, não é aconselhável utilizar simultaneamente dois cartões SIM 5G, uma vez que isso poderá causar um maior consumo da bateria.

A entrada para auscultadores de 3,5mm é um destaque para aqueles que não desejam carregar frequentemente os seus auriculares, sendo uma característica cada vez mais rara nos smartphones atuais.

No entanto, o altifalante posicionado na parte inferior do dispositivo é um ponto negativo, pois afeta o equilíbrio do som. Modelos anteriores da linha Redmi Note possuíam altifalantes tanto na parte superior como na inferior, proporcionando uma melhor qualidade de áudio. Apesar disso, os altifalantes estéreo do Redmi Note 12 5G não são de todo maus e conseguem atingir um volume consideravelmente alto.

Bateria

A bateria do Redmi Note 12 5G possui uma capacidade de 5000 mAh, o que permite ao dispositivo aguentar um dia inteiro de utilização sem a necessidade de recarregar. Esta capacidade é bastante competitiva quando comparada com outros smartphones similares no mercado.

O Redmi Note 12 5G oferece aos utilizadores a flexibilidade de conservar a vida útil da bateria, reduzindo a taxa de atualização do ecrã de 120Hz para 60Hz. Esta opção pode ter um impacto significativo na duração da bateria, garantindo ainda mais autonomia ao dispositivo, no entanto, obviamente que perderá alguma fluidez do ecrã.

No que diz respeito ao carregamento, o smartphone inclui um carregador rápido de 33W, permitindo um carregamento rápido do equipamento. Comparado com outros dispositivos na mesma faixa de preço, o Redmi Note 12 5G apresenta tempos de carregamento bastante competitivos.

Veredito: Redmi Note 12 5G

Se pretende um equipamento que não seja muito caro, mas que cumpra com as obrigações mínimas, sem dúvida que o Redmi Note 12 é um equipamento a considerar. Há que destacar que já conta com 5G e tem um conjunto de especificações equilibradas.

Obviamente que não é perfeito, mas oferece um desempenho bastante satisfatório, mesmo nas câmaras, apesar de, por vezes, ter um desempenho inconstante.

O Redmi Note 12 5G está à venda por 219€ na Amazon, sendo que encontrará outros modelos mais baratos, com menos RAM e mesmo sem 5G, se não for esse o seu interesse, o que lhe permitirá poupar uns bons euros.

REVER GERAL
Veredito: Redmi Note 12 5G
analise-ao-redmi-note-12-5g-review-a-uma-das-melhores-opcoes-low-costSe pretende um equipamento que não seja muito caro, mas que cumpra com as obrigações mínimas, sem dúvida que o Redmi Note 12 é um equipamento a considerar. Há que destacar que já conta com 5G e tem um conjunto de especificações equilibradas.

2 COMENTÁRIOS

  1. não sabia que a aplicação Temas era indesejada?!
    portanto, não querem que as pessoas possam personalizar o seu telefone!
    Ridículo para não dizer pior 👎👎

  2. Ora boas! Venho aqui fazer referência ao que se passa com as marcas mais evoluídas e também mais caras. Tendo em conta o número elevado de marcas e modelos que se encontram descritas no site “gsmarena”, eu como não sou adepto de jogos, optei há um ano atrás pelo TCL 30 SE 4gb 64gb.+ microSD 64gb não me deixa ficar mal sendo que o meu serviço é 4G. A TCL já me fez duas actualizações de segurança e está previsto o Android 13 mas ainda sem data, resposta ao meu email enviado à TCL/Europa. Mas mesmo assim vou dar um pequeno salto para o 40 SE 6gb 256gb já com Android 13.
    Tendo em mente que a UE quer que todos os equipamentos tenham baterias removíveis a partir de 2027, para todos os fabricantes que comercializam na Europa. Mais uma vez, uma reviravolta em tudo o que é recarregável e os preços
    não vão fugir à regra. Dito isto, valerá a pena despender de quantias elevadas?
    Fica ao critério de cada um. Eu por mim, já lidei com Huawei, Samsung e OPPO, mas fico-me pelo TCL, mas já agora gostava de ler uma opinião de quem já o explorou, para mim produto/qualidade/preço está dentro do que se pretende, equipamento econômico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui