Análise ao novo Alcatel Idol 4S: design e elegância com Realidade Virtual

Alcatel IDOL 4S (1)

Desde o MWC que o novo phablet da Alcatel era aguardado com muita expectativa. Anunciado na semana passada, eis o novo Alcatel Idol 4s. Com specs de gama média alta e com um design muito interessante, poderemos ter aqui um ótimo smartphone. Leia a nossa análise e fique a conhecer o novo Alcatel Idol 4S.

Índice:
Características
Unbonxing em vídeo
Design e Ecrã
Desempenho
Câmara
Veredito: Alcatel IDOL 4S

CARACTERÍSTICAS

O novo Alcatel Idol 4S vem equipado com um processador de média gama, O Qualcomm Snapdragon 652, apoiados por 3 GB de RAM, 32 GB de memória interna, expansível através de cartão de memória e de uma GPU Adreno 510. O processador, apesar de ser de média gama, não desilude e mantém o desempenho global a um bom nível.

Alcatel IDOL 4S (5)Cada vez mais presente em ecrãs está a tecnologia AMOLED e o novo Alcatel Idol 4S aproveita bem esta tecnologia que permite um excelente contraste de cores em qualquer condição de luminosidade. Este possui uma diagonal de 5.5″, o que torna este novo phablet grande, mas que sem dúvida permite desfrutar deste ecrã, quer para as operações rotineiras do dia-a-dia mas também para vídeos ou jogos.

A resolução QHD deste ecrã é bem aproveitada pela Alcatel, sendo que este phablet é fornecido com um kit de realidade virtual (que é a caixa) e já vêm pré-instaladas aplicações para este efeito.

  • Processador: Qualcomm MSM8976 Snapdragon 652, Quad-core 1.8 GHz Cortex-A72 & quad-core 1.4 GHz Cortex-A53
  • GPU: Adreno 510
  • Memória RAM: 3GB
  • Memória interna: 32GB (expansível até 128 GB com cartão microSD)
  • Sistema operativo: Android OS, v6.0.1 (Marshmallow)
  • Ecrã: AMOLED /Capacitivo/ 16M de cores / 5.5 ” /71.9% racio corpo-ecrã/ 1440 x 2560 pixels (~534 ppi)
  • Câmara traseira: 16 MP/ f/2.0/ Flash LED
  • Câmara frontal: 8 MP/ Flash LED
  • Gravação de video: [email protected]
  • Bateria: Não removível/ Li-Ion / 3000 mAh
  • Wi-fi: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, WiFi Direct, hotspot
  • Conectividade: GSM/HSPA/LTE
  • GPS: A-GPS
  • Bluetooth: v4.2, A2DP, LE
  • Sensores: acelerómetro, giroscópio, proximidade, bússola
  • Dimensões: 153.9 x 75.4 x 7 mm
  • Peso: 149 g

Unboxing em vídeo

DESIGN E ECRÃ

A Alcatel conseguiu oferecer-nos, com este novo smartphone, um design muito interessante. Apesar do seu ecrã grande, o telefone não aparenta o tamanho que tem.

Alcatel IDOL 4S (9)Na parte frontal do aparelho, o que logo nos chama a atenção é o facto de este smartphone não possuir botões físicos (o comum botão “home”). Podemos ver a câmara frontal de 8MPx e o flash LED que a assiste no canto superior direito. Nos topos, encontramos a saída das colunas, que são bidirecionais, ou seja, as mesmas saídas de som existem também na parte traseira do aparelho.

Na parte traseira, destaca-se o logótipo da Alcatel numa posição central, abaixo da câmara de 16 MPx e do seu flash LED. A Câmara traseira destaca-se por ser bastante volumosa, estando saída do telefone cerca de 3 mm. Este facto, infelizmente, irá causar riscos na lente da câmara, já que quando o telefone está em cima da mesa, a parte que faz contacto com as superfícies será sempre a lente da câmara. Por forma a o proteger de riscos, o novo Alcatel Idol 4S vem revestido de Gorilla Glass, à semelhança do Samsung Galaxy S7. Apesar de ser uma solução excecional na prevenção contra riscos, verdade se diga que este material é um íman de impressões digitais, sendo praticamente impossível não encher o telefone de dedadas.

Alcatel IDOL 4S (7)

A lateral deste phablet é de plástico de cor prateada, o que dá um toque de elegância excecional ao telefone. Do lado esquerdo encontramos um único botão: o botão de power. Do lado direito, encontramos os botões de volume e também o botão boom. O botão boom é uma inovação da Alcatel e oferece a possibilidade de customização deste botão para diversas operações, como tirar fotos, música e jogos. Em baixo fica um pequeno resumo do que este botão pode fazer:

Boom my camera: Tira fotos instantaneamente, mesmo com o telefone em stand by. Se mantivermos este botão pressionado, tira fotos em modo burst.

Boom my gallery: Faz uma apresentação artística das fotos presentes na galeria.

Boom my videos: Cria efeitos nos videos. Se estivermos a gravar um video e pressionarmos o botão boom, o video é difundido em direto automaticamente.

Boom my music: A experiência de audio é otimizada quando este botão é pressionado.

Boom my game: Este botão pode ser costumizado para diversas funções em jogos.

Boom my view: Cria efeitos visuais no home screen, com efeitos 3D e visualização do estado do tempo.

Em relação ao ecrã, este tem 5.5″ e usa a tecnologia AMOLED, o que permite um excelente contraste de cores. A utilização do ecrã ocorre sem qualquer problema mesmo em condições mais exigentes de luminosidade.

A resolução QHD torna este ecrã perfeito para a utilização deste dispositivo com óculos VR. A Alcatel está bem presente deste facto, o que motivou ao fornecimento de uns óculos VR construídos para este dispositivo, o que, definitivamente, deverá ser bem recebido pelos seus clientes. Aqui, também a excelente densidade de cor (534 PPI) ajuda a tornar esta experiência VR muito mais interessante.

Alcatel IDOL 4S (8)O ecrã é excelente em qualquer tipo de utilização: jogos, video, redes sociais, fotografia… E encaixa perfeitamente no corpo do telefone, com um rácio corpo-ecrã de aproximadamente 72%.

Neste Alcatel Idol 4S ainda é utilizado o antigo USB tipo B, ao invés do novo tipo C. Apesar de permitir uma maior permuta entre cabos USB, dado que os de tipo B ainda são os mais comuns, seria interessante que já fosse utilizado a entrada tipo C, não só pela sua versatilidade, mas também pela sua maior taxa de transferência de dados e de permitir o chamado quick charge.

DESEMPENHO

Equipado com um processador de média gama, o Qualcomm Snapdragon 652, com oito núcleos: quatro a 1.8 GHz (Cortex-A72) e quatro 1.4 GHz (Cortex-A53), apoiados por 3 GB de RAM, 32 GB de memória interna e uma GPU Adreno 510, permite uma utilização fluida, mesmo em condições mais exigentes. Notou-se, no entanto, algum aquecimento (até algo incomodativo na parte lateral), quando exigíamos mais do processador.

Alcatel IDOL 4S (3)O desempenho multitasking é muito bem e, mesmo após uma utilização mais puxada, o telefone mantém-se fluído, abrindo e fechando rapidamente as aplicações.

Os testes de benchmark realizados com a conhecida aplicação AnTuTu 6.1.4, obtivemos uma pontuação de 77120 pontos, uma pontuação muito respeitável e que vem demonstrar a qualidade do hardware do novo Alcatel Idol 4S. Os resultados no Geek Bench também foram muito bons, tendo sido pontuado com 1498 pontos em single core e com 4782 pontos em multi core. Quer em single core, quer em multi core, o novo Alcatel Idol 4S apresentou um desempenho superior ao Samsung Galaxy S6, flagship do ano de 2015.

Alcatel Idol 4S Interface (1)O sistema operativo que equipa este Alcatel Idol 4S é o Android 6.0.1 Marshmallow, cuja UI foi pouco alterada pela Alcatel, o que, do meu ponto de vista, é muito agradável. O sistema operativo corre sem qualquer problema neste telefone.

A bateria de 3000 mAh, é mais do que suficiente para um dia de utilização, mesmo em condições exigentes, sendo que, em condições de utilização mais moderada é possível obter 2 dias de utilização. Pena é não existir a possibilidade de quick charge, tendo em conta que a alcatel optou pela utilização mais conservadora de uma porta USB tipo B.

Para que utiliza o GPS exaustivamente, também poderá encontrar neste Alcatel Idol 4S um excelente sensor de GPS. Em corrida, recorrendo à aplicação Strava, obteve-se muito bons resultados, quer utilizando o modo baixa precisão (só GPS) que no modo alta precisão (GPS e redes moveis). Já em condução, recorrendo à aplicação Waze, também não foram registados quaisquer atrasos o cálculo de rotas nem em avisos de mudança de direção. Apenas de referir que o Alcatel Idol 4S não se liga à rede GLONASS.

Alcatel IDOL 4S (10)Algo que desilude neste telefone é a existência de um sensor de impressões digitais. Cada vez mais comum, mesmo em dispositivos de baixa gama, não se percebe como é que num dispositivo com este hardware não exista um destes sensores.

No que diz respeito ao som, este é de muito boa qualidade. O botão boom quando utilizado para audio, permite uma otimização automática de graves, o que permite ainda mais uma experiência auditiva muito boa. Também bastante inovador são as saídas de som bidireccionais. Existem duas colunas no telefone: uma na parte superior e outra na parte inferior, ambas ao centro. Estas possuem saídas de som quer para a frente, quer para a traseira do telefone, impedindo assim qualquer bloqueio das saídas de som, o que contribui para que as colunas desta Alcatel sejam de factos excecionais.

CÂMARA

O novo Alcatel Idos 4S vem equipado com uma câmara traseira de 16 MPX com abertura fixa f2.0.

Alcatel IDOL 4S (11)Em condições de boa luminosidade, esta câmara traseira é capaz de registar fotos de elevada qualidade e nitidez. Também no campo das cores, estas são muito bem captadas por este sensor. No entanto, em condições de fraca luminosidade, nota-se a presença de muito grão na imagem.

Esta câmara 6 modos de registo: modo manual e automático, panorama, slow-mo, micro-video e fyuse. Os primeiros 3 são bastante comuns e conhecidos. O terceiro permite a gravação de videos em slow motion, o quarto permite a gravação de gif e o último permite gravar imagens tri dimensionais, as quais conseguimos rodando o telefone.

Alcatel Idol 4S Fotos (22) Alcatel Idol 4S Fotos (16) Alcatel Idol 4S Fotos (14)

No geral, as imagens captadas são boas e com uma boa nitidez. Apenas em condições de fraca visibilidade notamos as limitações dessa câmara.

A câmara frontal deste Alcatel tem uma resolução de 8MPX, f2.0 e com flash LED, o que permite obter boas selfies mesmo em condições de fraca luminosidade.

VEREDITO: Alcatel Idol 4S

De um modo global, podemos concluir que o novo Alcatel Idol 4S é um excelente phablet. O design está muito bem conseguido, a qualidade de construção é notória e o hardware que o equipa permite um funcionamento muito fluido.

Alcatel IDOL 4S (4)O principal destaque vai para o ecrã de 5.5″ que, graças à tecnologia AMOLED e à sua elevada resolução (QHD), permite uma excelente experiência de visualização. O facto de haver uma aposta na utilização deste telefone com a tecnologia 3D é prova suficiente da qualidade deste ecrã.

Outro ponto muito interessante toma a forma do botão boom, que, conforme a aplicação onde o pressionamos, nos permite executar uma panóplia de ações pré-programadas.

No entanto, consideramos que, tendo em conta a gama onde este telefone se encontra, já deveria vir equipado com um sensor de impressões digitais. Também seria bem recebido a adição de uma porta USB 3.0 que permitisse fazer um quick charge à bateria.

Pontos fortes:

  • Ecrã;
  • Botão boom;
  • Câmara fotográfica e modo Fyuse;
  • Qualidade de construção;
  • Design

Pontos fracos:

  • Ausência de sensor de impressões digitais;
  • Ausência de porta USB 3.0

Agradecemos desde já à Alcatel por nos ter fornecido este telefone para a nossa análise, sendo que poderá adquiri-lo nas lojas de retalho por 449,99€. Segue-se a nossa habitual galeria de imagens:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here