Análise Nokia Lumia 620:smartphone gama média quase perfeito

Nokia Lumia 620A Nokia está apostada em recuperar o que tem perdido nos últimos ano, por isso têm smartphones nas mais variadas gamas. O Nokia Lumia 620 está na gama média com Windows Phone 8.

Índice:
Características e Acessórios
Design e Ecrã
Interface e Desempenho
Câmara e Multimédia
Veredito: Nokia Lumia 620

A Nokia tem perdido bastante nos últimos anos e esta nova gama Lumia vem tentar recuperar o seu lugar no mercado, nomeadamente em mercados onde a Nokia ainda é forte, como é o mercado português. Assim, além dos topos de gamas da Nokia, como o Lumia 1020 ou o Lumia 920, que já analisámos, também recebemos os outros smartphones da gama Lumia que chegam ao mercado com preços mais acessíveis.

Sem dúvida, que a Nokia é a principal fabricante que aposta no Windows Phone 8, aliás, o sistema operativo da Microsoft é o único sistema operativos nos smartphones da fabricante finlandesa. O Nokia Lumia 620 é um dispositivo que pretende entrar numa gama mais baixa e que mais consumidores conquista, nomeadamente nos países emergentes, que ainda têm uma qualidade de vida a baixo da média.

Características e Acessórios

o Dimensões: 115.4 x 61.1 x 11 mm
o Peso: 127g
o Sistema Operativo: Windows Phone 8
o Memória Ram: 512 MB
o Memória: 8GB + MicroSD até 64GB
o Ecrã TFT de 3,8”
o Resolução: 480 x 800 p/246 ppi
o Processador Qualcomm Snapdragon S4 Dual-core a 1 GHz Krait
o Câmara traseira de 5MP
o Câmara frontal VGA
o GPU: Adreno 305
o Bateria: 1300 mAh
o Wi-Fi 802.11 a/b/g/n
o GPS com A-GPS e GLONASS
o NFC
o Porta micro USB
o Bluetooth v3.0
o Jack de Áudio de 3.5 mm

Nokia Lumia 620As características deste Nokia Lumia 620 não surpreendem, tendo em conta o segmento de mercado que pretende estar presente. Mas a Nokia garantiu que o Lumia 620 irá receber a actualização para a próxima actualização do Windows Phone, atualmente conhecida como Amber, o que são boas notícias para quem quer um smartphone que não “morra” nas atualizações.

Em termos de acessórios, não é nada fora do normal, incluí um carregador de parede, cabo USB-MicroUSB e uns auriculares.

Design e Ecrã

Tal como a maioria dos smartphones com Windows Phone e os smartphone na gama Lumia, também este Lumia 620 é um smartphone colorido que está disponível nas cores amarela, branca, rosa, preto e vermelho. A unidade disponibilizada é a cor amarela. Os botões são iguais em todos os smartphones com o sistema operativo móvel da Microsoft, como já indicamos na análise ao Windows Phone 8, sendo que o jack para os auriculares encontra-se na parte de cima, a porta MicroUSB na parte de baixo e a coluna de som na parte de trás do Lumia 620.

Nokia Lumia 620O Design é bastante apelativo e permite retirar a capa traseira de uma forma diferente, que até é demonstrada por uma pequena película colada par parte de trás, que pode mesmo ser substituída por outra cor, ao estilo dos telemóveis da Nokia que tanto fizeram furor há alguns anos atrás. Ao retirarmos a capa traseira temos acesso à bateria e aos compartimentos do MicroSD e MicroSIM.

O ecrã do Nokia Lumia 620 tem um tamanho diferente do normal, de 3,8 polegadas, mas ficará desapontado se gosta de ecrãs grandes. No entanto, este ecrã permite que o smartphone tenha uma tamanho perfeito para um fácil manuseamento, o que permite que qualquer pessoa consiga utilizar uma única mão no smartphone. Mas, esta “pequena” redução do tamanho mínimo normal, parece que falta ecrã quando usamos o smartphone, causando-me alguns enganos ao carregar nos botões em baixo.

A resolução do Lumia 620, 800 x 480p, colocou-nos algumas dúvidas, mas a verdade é que o ecrã é excelente. O ecrã permite uma visualização bastante boa de ângulos mais apertados e com o sol diretamente no ecrã.

Interface e Desempenho

Windows Phone 8 Lumia

Como em todos os outros smartphones com Windows Phone 8 que já analisámos, como o Huawei Ascend W1, HTC 8X ou o Nokia Lumia 920, a interface é toda igual, pois não é permitido personalizar a interface do WP8, tal como acontece no iOS da Apple.

Mas um dos pontos fortes da gama Lumia é o sistema de navegação Here, criada pela Nokia e disponibilizada gratuitamente nesta gama de smartphones, qualquer que seja o preço. Como indiquei na análise que fiz ao Nokia Lumia 920, o Here é um dos melhores sistemas de navegação que já utilizei, está ao nível de um TomTom ou Garmin, e totalmente gratuito. Se fosse num outro dispositivo com Windows Phone 8, a aplicação custa mais uns euros, o que é mais um ponto a favor deste smartphone e da gama Nokia Lumia.

O desempenho do Nokia Lumia 620 é o que se espera de um smartphone da gama média-baixa. Corre o sistema operativo sem qualquer engasgo e as várias aplicações que testei, incluindo jogos. Claro que em termos de jogos não podemos comparar com o Lumia 920, mas também não encontrámos grandes diferenças entre este o Ascend W1.

Os testes de desempenho utilizados foram o WP Bench, o AnTuTu e o Suspider, que temos utilizado nas análises aos dispositivos com o Windows Phone 8. No WPBench, o Lumia 620 registou 179,46 , no AnTuTu registou 7103 e no SunSpider registou 1415 ms.

O Ascend W1 registou 1127 no SunSpider, no AnTuTu 9,281 e no WPBench registou 212.25, enquanto o Lumia 920 registou 892.4ms no Sunspider, no WPBench obteve 229,55 e no AnTuTu obteve 11634.

Os resultados não são surpreendentes, tal como esperado é mais fraco que o Ascend W1, pois tem um processador mais fraco, mas não encontrará qualquer diferença na utilização entre os dispositivos.

O desempenho da bateria é o esperado. Uma utilização normal permite dois dias inteiros de utilização, que poderá ser mais ou menos dependendo da utilização de cada um. Certo é que a duração de bateria está dentro do normal em relação aos smartphones e a outros smartphones com Windows Phone 8.

Câmara e Multimédia

A câmara é de 5MP e permite tirar fotografias ao nível do esperado para dispositivos deste preço. A qualidade da câmara está longe de ser perfeito, mas certamente não é isso que esperam os compradores deste smartphone, bem de qualquer outro smartphone a este preço. No entanto, temos de tirar o chapéu à Nokia, que oferece um dispositivo com uma câmara de qualidade bastante boa pelo preço.

Ao compararmos com o seu concorrente da Huawei, o Ascend W1, consegue ter um desempenho bastante melhor, não sendo uma câmara tão instável, na maioria das vezes efetua uma boa focagem da fotografia. Pode ver as fotos originais na nossa galeria do Flikr.

Nokia Lumia 620 fotos (3)

Nokia Lumia 620 fotos (6)

Nokia Lumia 620 fotos (4)

Em termos de vídeo, cumpriu com o esperado, mas a qualidade de som também poderia ser melhor, claramente afetada pelo vento da praia.

httpv://youtu.be/1vEgIwMfh2o

Um dos pontos fortes da gama Lumia são as aplicações próprias da Nokia, que estão disponíveis em toda a gama Lumia e este Lumia 620 não poderia ser diferente. Panorama, Nokia Care, Nokia Música ou SmartShoot são alguns dos exemplos, mas o sistema de navegação Nokia Here é o grande destaque. Na minha análise ao Nokia Here, que realizei quando teste o Nokia Lumia 920, fiquei bastante impressionado com a qualidade deste navegador e mantenho o meu favoritismo em relação a toda a concorrência.

Veredito: Nokia Lumia 620

Nokia Lumia 620O Nokia Lumia 620 acaba por convencer não tanto por uma qualidade soberba, mas sim pela qualidade/preço que a Nokia disponibiliza com este dispositivo. No entanto, a diferença entre este e outros dispositivos baratos com Windows Phone 8 é claramente as aplicações próprias da Nokia exclusivas para a gama Lumia, ou então, as aplicações da Nokia que estão disponíveis de forma gratuita, como o caso do Here que pode ser comprado na loja de aplicações do WP8.

O design deste Nokia Lumia 620 também é bastante bom e colorido, um dos grandes pontos fortes do Windows Phone 8 e dos smartphones, normalmente, com este sistema operativo móvel da Microsoft.

Mas não são tudo rosas e um dispositivos Windows Phone 8 continuam a ter o mesmo problema, uma loja de aplicações com poucas aplicações. Mas também um ecrã menor que o normal causa alguns problemas, apesar de ter uma qualidade de imagem aceitável.

Pontos a Favor:

+ Preço

+ Design

+ Apicações Nokia (Nokia Here)

Pontos Contra:

– ecrã de 3,8 polegadas

– Loja de aplicações

Desde já, agradeço à Nokia por disponibilizar o Nokia Lumia 620 para análise. Pode encontrar o Nokia Lumia 620 disponível nas lojas de retalho por 259,90€, mas bloqueado às operadoras poderá encontrar por 179,90€. A seguir, a nossa galeria de imagens deste smartphone.

4 COMENTÁRIOS

  1. O problema desse nokia é o ecra 3,8 polegadas, que facilmente podia ser 4 se a nokia melhorasse o espaço que ha debaixo do ecra – que é muito.
    Boa análise.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here