Análise ao LittleBigPlanet 3 para PlayStation 4

LittleBigPlanet 3 (1)

Foi em 2008 que foi lançado o primeiro jogo de LittleBigPlanet e, por incrível que pareça, depois de todos estes anos, o Sackboy continua encantador. Este que foi um grande sucesso da Sony na geração passada não podia ser excluído da nova consola e, por isso, LittleBigPlanet 3, para além de chegar à PlayStation 3, tem também uma versão para a PlayStation 4, ficando assim disponível para ambas as plataformas.

Índice:
Novos companheiros
Jogar com amigos
Experiência na PS4
Veredicto: LittleBigPlanet 3

LittleBigPlanet 3 (5)Agora ao encargo do estúdio Sumo Digital, que adicionou características que não estavam presentes nos dois últimos capítulos desenvolvidos pela Media Molecule, o objetivo desta nova versão é oferecer ao jogador novidades, aproveitando todo o potencial da consola de última geração da Sony.

LittleBigPlanet 3 continua a ser um excelente jogo de plataformas, mas agora exige dos jogadores mais precisão e habilidade, para realizar saltos perfeitos e manobrar as personagens em áreas mais estreitas.

Novos companheiros

Em geral, LittleBigPlanet 3 não mudou muito em relação aos títulos anteriores, principalmente no que respeita ao ambiente e à jogabilidade no controlo da personagem principal.

LittleBigPlanet 3 (10)

Contudo, o estúdio criou um novo enredo, dando a Sackboy três novos amigos, OddSock, Swoop e Toogle. Cada personagem tem as suas habilidades próprias e personalidades únicas. Swoop tem a habilidade de voar e ainda consegue transportar consigo pequenos objetos, como os seus companheiros, por exemplo; o OddSock é super veloz e utiliza esta sua capacidade de ultrapassar obstáculos verticais; por fim, o Toogle é uma personagem que vale por dois: tem a capacidade de se transformar no forte e corpulento Big Toogle, ou no ágil e ardiloso Little Toogle. Os puzzles relacionados com esta última personagem tencionam explorar a diferença que existe entre o peso e a velocidade, tornando-os muito desafiantes.

A aventura passa-se agora num novo planeta do universo, conhecido como Bunkun, e gira em torno do vilão Newton

No entanto, todas estas possibilidades descritas que envolvem as novas personagens são pouco utilizadas, uma vez que os níveis de aventura estão construídos para uso limitado de cada uma, numa determinada fase do jogo. A interação existe, mas poderia ter sido explorada mais profundamente.

Jogar com amigos

LittleBigPlanet 3 (6)Como é habitual, até quatro jogadores podem unir esforços para ultrapassar as aventuras, num eficaz sistema de drop-in, drop-out, quer na mesma consola, quer online.  Além disso, o próprio jogo incentiva ao co-op, pois existem certos locais aos quais só se consegue ter acesso com mais de um jogador presente.

A maior parte das missões realizadas em campanha são baseadas em desafios. Explorar todo o cenário continua a ser uma opção e, caso o jogador não consiga coletar todos os itens, no final é possível retornar ao início e tentar novamente.

Experiência na PS4

Como era de esperar, os gráficos na consola de última geração são fantásticos. Os cenários são muito mais detalhados e as cores mais vivas. O recurso ao Dualshock 4 torna a experiência ainda mais acessível a todos os jogadores.

LittleBigPlanet 3 (9)Contudo, existem ainda alguns problemas, alguns bugs e crashs, mesmo após feita a atualização de lançamento, mas nada que atrapalhe em grande escala a experiência de jogo.

Os jogadores têm agora a possibilidade de criar níveis sem limites, graças ao conjunto de ferramentas para criação.

Ainda, para além dos acessórios essenciais para ultrapassar certos obstáculos, que o jogo oferece ao Sackboy, como um capacete, uma pistola de compressão de ar, entre outros, também os jogadores podem criar novos utensílios no editor.

httpv://youtu.be/Q-iLer215So

Veredicto: LittleBigPlanet 3

LittleBigPlanet 3 (15)LittleBigPlanet 3 é um título no qual os fãs devem apostar. A Sumo Digital conseguiu inserir novas caraterísticas mantendo o espírito que presenciamos nos jogos anteriores da série.

É um jogo de plataformas que podemos ultrapassar sozinhos ou na companhia de mais três amigos, que mantém as bases dos anteriores títulos mas acrescenta novidades bastante interessantes.

Para quem ainda não conhece este jogo, aconselhamos a experimentar, pois irão encontrar aqui muita diversão.

Pontos a favor:

  • Novas personagens com habilidades únicas
  • Possibilidade de jogar com amigos
  • Excelente editor de jogo
  • Mantém a base sólida dos títulos anteriores
  • Aventura aberta à exploração

Pontos contra:

  • Alguns bugs e crashs
  • Alguns puzzles e mecânicas nem sempre são intuitivos

Desde já agradecemos à Sony por nos ter enviado o jogo LittleBigPlanet 3 da Playstation 4 para teste. Pode adquirir o jogo para Playstation 4 por 69,99€. Fique com a nossa galeria de fotos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here