Análise ao LG G5: elegante, poderoso e modular

A Sul Coreana Lucky Goldstar, assim denominada em 1947, apresentou recentemente o seu topo de gama LG G5, um poderoso smartphone, capaz de fazer frente aos seus mais diretos adversários, como por exemplo, o Samsung Galaxy S7, o iPhone 6S Plus, ou o HTC 10, mas será que este tem trunfos para bater a concorrência? Vamos aos detalhes…

Características
Análise LG G5 em vídeo
Design e Ecrã
Desempenho
Câmara
Veredito: LG G5

CARACTERÍSTICAS

  • Dimensões: 149,4 x 73,9 x 7,7 mm
  • Peso: 159 g
  • Sistema Operativo: Android 6.0.1 Marshmallow
  • Ecrã: LCD IPS Quantum, Touchscreen Capacitivo, 16M de cores, 5.3″ com Protecção Corning Gorilla Glass 4
  • Resolução: FULL HD, 1440 x 2560 pixels (554 ppi)
  • Câmara traseira: Duas câmaras, 16 MP com abertura f/1.8, lente wide com 78° + 8 MP, com abertura f/2.4, lente wide com 135°, com resolução máxima de 5312 x 2988 pixels, vídeo [email protected], 4K vídeo, [email protected], HDR, 120 fps 720p slow motion vídeo, laser autofocus, OIS (3-axis), LED flash, Geo-tagging, touch focus, face/smile detection, panorama, HDR
  • Câmara frontal: 8 MP, f/2.0, video [email protected]
  • Processador: Qualcomm MSM8996 Snapdragon 820, Quad-Core Kryo (2x 2.15GHz, 2x 1.6GHz)
  • GPU: Adreno 530
  • Memória RAM: 4GB
  • Armazenamento: 32GB, expansível até 2TB por microSD
  • Wifi: 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, Wi-Fi Direct, DLNA, hotspot
  • GPS:A-GPS, GLONASS,  BDS, LPLE
  • Sensor de impressões digitais
  • Bluetooth 4.2, A2DP, LE, apt-X, NFC, Infravermelhos, Rádio FM
  • 4G
  • Ligações: Jack 3.5mm e USB – Type C
  • Bateria: 2800 mAh, QuickCharge 3.0

LG G5Há quanto tempo não vê o interior do seu telefone? Pois é, hoje em dia a maioria dos fabricantes de smartphones, preferem compactar toda a eletrónica e colocá-la dentro de uma caixa, algumas de metal, outras de plástico e praticamente inacessíveis do exterior. Este modelo da LG, vem permitir aquilo que também outros fabricantes já tinham sugerido, mas não tinham sequer ousado a retirá-los dos laboratórios.

O LG G5 é um smartphone com uma aparência sólida, com um corpo de metal, assim como toda a lateral que o acompanha, fazendo transparecer uma ótima robustez, com um elegante ecrã de 5.3 polegadas, ocupando toda a parte frontal, curvando ligeiramente, na parte superior.

LG G5O seu design modular vem permitir aos utilizadores, adquirir vários módulos, como por exemplo, um módulo de câmara, um módulo amplificador Hi-Fi com 32 bits, um módulo com uma bateria extra com botões físicos para os mais entusiastas da fotografia, entre outros.

A estrela principal deste poderoso smartphone, muito provavelmente, e os leitores concordarão comigo, é a combinação das duas câmaras traseiras, uma de 16 MP, com uma definição de fazer inveja, e uma câmara de 8 MP, com um zoom híbrido capaz de fazer maravilhas, que até os mais entusiastas da fotografia irão ficar surpreendidos.

O processador que equipa o LG G5, é um Snapdragon 820 de quatro núcleos, embora possua menos dois núcleos que o seu antecessor, o LG G4, este novo processador, consegue fornecer até duas vezes mais desempenho a nível global, e até 40 por cento mais, a nível do desempenho gráfico. Isto só é possível, graças à nova arquitetura Kryo, que a Qualcomm desenvolveu neste processador, em vez da arquitetura ARM convencional, melhorando significativamente o seu desempenho.

LG G5Para além do processador, o Snapdragon 820, o LG G5 possuí também uns generosos 4 GB de RAM e uma gráfica Adreno 530, tal como os smartphones Galaxy S7 da sua principal concorrente, a Samsung.

Assim que abrimos a caixa a caixa, a primeira sensação temos, é que estamos perante um smartphone modesto, compacto e extremamente sólido. Dentro da caixa fornecida com o telefone, a LG fornece-nos um carregador Quickcharge 3.0, um cabo USB – Type C, auscultadores, e os respetivos manuais de instruções e garantia, não oferecendo qualquer capa ou protetor de ecrã.

Análise LG G5 EM VÍDEO

DESIGN E ECRÃ

LG G5Relativamente ao design, este LG G5 foi bem conseguido pela marca Sul Coreana, visualmente apresenta-se como um smartphone modesto, compacto, e apesar de ser modular, denota um design extremamente robusto e elegante, com o seu corpo de metal contrastando com o ecrã frontal de cor negra.

O sensor biométrico encontra-se no sitio perfeito, ou seja, no botão traseiro de ligar/desligar, sendo o local mais apropriado, pois basta um pequeno toque, para desbloquear o ecrã, sendo esta característica, a mais rápida existente nos telefones topos de gama atualmente no mercado.

Na parte frontal, destaca-se o ecrã de 5.3″, a ocupar toda a área frontal do smartphone, a câmara frontal de 8MP na parte superior esquerda, assim como o sensor de proximidade e os LEDs de notificação do lado direito.

A envolver o telefone encontra-se um rebordo metálico que confere um visual muito elegante. Na parte superior encontramos a entrada jack 3.5. Do lado direito temos o slot para os cartões SIM ou para o cartão microSD e do lado esquerdo os botões de volume. Na parte inferior encontramos a porta USB – Type C e o altifalante.

LG G5Na parte traseira, destacam-se as duas câmaras, uma de 16 MP e uma outra de 8 MP, o flash e os sensores de estabilização ótica de imagem.

A LG decidiu reduzir o tamanho do ecrã para as 5.3”, relativamente ao antecessor, que eram de 5.5”, relativamente à resolução, mantém a mesma densidade de pixéis que o G4, de 2.560 x 1.440 pixéis, mas mais luminoso, vívido e nítido, mesmo sob a luz direta do sol, devido ao aperfeiçoamento do ecrã IPS Quantum, conseguindo obter um impressionante rácio de contraste de 1885:1.

Outra novidade deste fabuloso telefone, é o Ecrã Always-On, bastando olhar para o ecrã, para visualizar as horas ou a data ou inclusive as notificações, pois as mesmas estão sempre visíveis, sem que isso esgote a bateria e permitindo assim poupar também o seu polegar, não precisando de o ligar para verificar se tem novas notificações.

LG G5Retirar a bateria é extremamente fácil, assim como colocar qualquer módulo adicional, para esse efeito o telefone terá de ser desligado, mas reiniciar o LG G5 é bastante rápido, considerado por isso, um dos mais rápidos flagships do momento.

Um dos dois módulos que tivemos o privilégio de testar foi a LG Cam Plus, um acessório para os entusiastas da fotografia, com uma bateria adicional de 1200 mAh, e com os respetivos botões de disparo, gravação de vídeo, zoom e botão de ligar/desligar a função da câmara.

Outro dos acessórios que testámos foi o LG Hi-Fi Plus, que permite converter o sinal de áudio digital para analógico de 32 bit, com a chancela da Bang & Olufsen, uma referência da alta fidelidade, com uma qualidade excecional.

DESEMPENHO

A performance deste LG G5 é impressionante, um verdadeiro fora de série, capaz de lidar com qualquer aplicação a qualquer momento, sem indícios de qualquer lentidão ou arrasto. Só após alguns dos muitos testes de Benchmark que fizemos, se fez notar algum aquecimento, mas nada de especial, perfeitamente normal devido sobretudo à elevada carga de testes efetuados, mas a liga metálica que o reveste faz muito bem o seu trabalho de dissipação de calor.

LG G5Mesmo com o browser de internet com 20 separadores abertos, 10 aplicações em segundo plano, com a função de câmara, ou até mesmo usando o GPS, este LG G5 não dá o braço a torcer, mantendo um desempenho excecional, digno de um topo de gama.

Por detrás deste incrível desempenho está o processador que tem dado que falar, o poderoso SoC Snapdragon 820 que a Qualcomm projetou e muito bem, depois dos anteriores processadores ficarem um pouco aquém do esperado, surge a arquitetura Quad-Core Kryo com dois núcleos a correr a uma velocidade de 2.15GHz e outros  dois a correr a 1.6GHz, aliados ao magnifico GPU Adreno 530, já com provas dadas em outros equipamentos móveis e ao poder dos 4GB de memória RAM, fazem deste smartphone um alvo a abater pela concorrência.

Para demonstrar o verdadeiro poder do LG G5, efetuámos os testes de referência como habitualmente fazemos a todos os smartphone, através do AnTuTu V6.2, obtivemos a magnifica pontuação de 136579 pontos, uma pontuação impressionante, esmagando completamente a concorrência, superando inclusive o Samsung Galaxy S7, esta pontuação deve-se exclusivamente ao poder do processador, associado aos 4 GB de memória RAM que equipam este telefone.

Na aplicação Geekbench 3, obtivemos uma pontuação de 2304 pontos em modo single core e 5211 pontos em modo multi-core. Tanto em modo single core como em modo multi-core, ficando à frente de vários flaghships, tais como o One Plus 2 e o Samsung Galaxy S6.

Relativamente à conectividade à internet por WiFi ou até mesmo por 4G, o seu comportamento é extremamente rápido e fluido, o mesmo acontecendo com o GPS, obtendo facilmente a sua posição.

Em relação ao software, este telefone vem equipado com a versão mais recente do Android: a versão 6.0.1 Marshmallow. O desempenho desta UI é extremamente fluída e a sua utilização é muito intuitiva. As aplicações encontram-se logo ao deslizar o dedo para a direita, não havendo um botão exclusivo para as Apps.

Do ponto de vista da bateria, este LG G5 vem equipado com uma bateria removível de 2800 mAh, mais do que suficiente para um dia intensivo de utilização. O telefone vem equipado com o sistema QuickCharge 3.0 que permite carregar 80% da bateria em 35 minutos, permitindo correntes na ordem dos 3A.

CÂMARA

Uma das coisas que a LG sempre nos habituou, foi o facto de inserir nos seus smartphones, novas tecnologias, e isso está presente neste LG G5 através da magnífica dupla câmara que o equipa, uma com 16 MP e uma de 8 MP para as fotos de grande ângulo.

LG G5É extremamente fácil alternar entre as duas câmaras, com a aplicação presente no LG G5, através de um pequeno retângulo na app, alternando entre uma árvore ou três árvores, tal como no módulo LG CAM Plus, bastando deslizar o botão de zoom.

O LG G5 é o primeiro smartphone com uma lente ultra grande angular (0,5X), permitindo tirar fotos e gravar vídeos com uma qualidade incrível, desde grandes planos a cenas vastas, com um simples afastar ou aproximar de dedos no ecrã.

Esta segunda câmara, apesar de ter apenas 8 MP, consegue obter um fabuloso ângulo de 135 graus, conseguindo inclusive, ver mais do que a própria vista humana, que se situa entre os 120 e os 124 graus, permitindo assim, capturar qualquer plano com uma qualidade impressionante.

LG G5 Fotos (1)

Como se pode verificar nas fotos, facilmente se conseguem obter excelentes fotos como por exemplo nesta praia, permitindo ver todo o horizonte de ponta a ponta. A própria aplicação da câmara que a LG incorpora neste LG G5 , permite um grande numero de opções desde fotos panorâmicas, de 360 graus, HDR, Multi-view, time-lapse, fotos sobressaídas ou  o famoso fisheye, entre outras. Pode ver as fotos originais no nosso flickr.

A câmara frontal de 8MP apresenta também os seus trunfos, nomeadamente nas excelentes selfies que permite obter, bastando sorrir para a câmara, pois esta incorpora a opção de Smile e deteção de face, facilitando assim a tão desejada fotografia.

Relativamente ao vídeo, a câmara do LG G5 consegue chegar aos 4K a 30 fps, não permitindo a resolução a 1080p a 60 fps, enquanto que a opção de câmara em slow-motion, permite capturar o vídeo a 720p e uma resolução de 120 fps.

Os vídeos de 4K têm uma taxa de bitrate de 48 Mbps, conseguindo obter uns excelentes vídeos com uma suavização e um detalhe verdadeiramente impressionante, com um nível de ruido praticamente impercetível. Mesmo com a câmara angular de 8 MP, a qualidade dos detalhes é muito boa, assim como o nível de contraste.

Os vídeos a 1080p têm uma taxa de compressão de 17 Mbps, e a qualidade é impressionante, devido sobretudo ao estabilizador ótico digital, permitindo obter vídeos com uma qualidade soberba.

Veredito: LG G5

LG G5Se pretende um telemóvel com um design elegante e simples, onde o metal e o vidro fluem suavemente, sem descontinuidades e prima pelo conformo e a ergonomia, então este é sem sombra de dúvidas um smartphone de eleição.

A facilidade em adicionar módulos pode ser uma mais valia, sobretudo para o facto do utilizador poder vir a comprar uma bateria adicional, ou adquirir os vários módulos que a LG disponibiliza, tal como por exemplo, o CAM Plus que permite gerir as funções da câmara através de botões e adicionar uma bateria extra de 1200 mAh.

Um ecrã com uma qualidade soberba, uma capacidade de processamento incrível, com um espaço de espaço de armazenamento para dar e vender e memória RAM mais do que suficiente, este telefone vai servir que nem uma luva aos utilizadores que procurem um excelente desempenho.

Para os entusiastas da fotografia, o LG G5 é uma aposta ganha, na medida em que as funcionalidades da dupla câmara são excelentes, permitindo tirar fotografias com uma qualidade excecional, ou até mesmo fazer uns vídeos incríveis com uma resolução de 4K, tudo graças à qualidade do Sensor da Sony e ao sensor laser ótico incorporado neste fabuloso telemóvel, inclusive sob condições adversas, ou com muita luminosidade.

Pontos fortes:

  • Câmara dupla de excelente qualidade;
  • Design modular;
  • Ecrã “Always On”;
  • Desempenho;
  • Bateria removível;
  • Sensor biométrico rápido e preciso;

Pontos fracos:

  • Design pouco competitivo com a concorrência;
  • Atualmente os módulos podem não ser uma mais valia;
  • Capacidade da bateria poderia ser superior;

Agradecemos desde já LG por nos ter facultado este telefone para analisarmos. O novo LG G5 32GB Titan (H850) pode ser adquirido nas lojas de retalho, por um preço a rondar os 700 euros. Abaixo fica a nossa galeria de imagens:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here