Análise ao Huawei Nexus 6P: O novo flagship da Google

Huawei Nexus 6P (1)

Os telefones Nexus sempre representaram a visão da Google para aquilo que deveria ser um smartphone. O novo Nexus 6P, fabricado pela Huawei, é a mais recente aposta da Google para o segmento de smartphones de gama alta.

Índice:
Características e acessórios
Design e ecrã
Desempenho
Veredito: Nexus 6P

Características e acessórios

Huawei Nexus 6P (12)O novo Nexus 6P é um smartphone de dimensões consideráveis. O seu ecrã de 5.7″ é uma prova disso. Possui um corpo em alumínio escovado, disponível nas cores cinzento, branco e preto.

Vem também equipado com o processador Qualcomm Snapdragon 810, a 2.0 GHz, 3 GB de RAM e 64 GB de memória interna – versão testada (não expansível), sendo que estarão disponíveis versões com 32GB e 128 GB de memória interna.

Abaixo fica uma lista das principais características deste telefone:

  • Processador: Qualcomm Snapdragon 810 MSM8994/Octa-core, 2000 MHz, ARM Cortex-A57 e ARM Cortex-A53, 64-bit
  • GPU: Adreno 430
  • Memória RAM: 3GB
  • Memória interna: 32GB/64GB/128 GB
  • Sistema operativo: Android V6.0 (Marshmallow)
  • Ecrã: AMOLED/ resolução: 1440 x 2560 pixels/densidade de pixeis: 518 ppi/rácio ecrã-corpo: 71.6%
  • Câmara traseira: 12.3 MPX/Dual-LED/ f2.0/ Deteção de face, Autofocus, Geo tagging
  • Câmara frontal: 8MPX
  • Gravação de video: HD/FHD/4K (30 fps)
  • Bateria: 3450 mAh, não removível
  • Wi-fi: 802.11 a, b, g, n, dual-band, ac
  • Conectividade: GSM 850/1900
    W-CDMA 2/4/5
    CDMA 0/1/10
    LTE Band 2/4/5/7/12/13/17/25/26/41
  • GPS: GPS, A-GPS, Glonass
  • Bluetooth: v4.2
  • Nano SIM
  • Sensores: Acelerómetro, Giroscópio, Pedómetro, Bússula, Proximidade, Impressão digital, Barómetro (pressão atmosférica)
  • Dimensões: 159.3 x 77.8 x 7.3 mm
  • Peso: 178g
  • USB-Tipo C

Design e ecrã

Huawei Nexus 6P (10)A Huawei conseguiu, com este Nexus 6P, um design muito ergonómico, tendo em conta as dimensões consideráveis deste aparelho. O corpo, em alumínio escovado, do tipo unibody (a capa traseira é uma peça única), tem as laterais direitas, o que facilita muito o manuseamento do aparelho. Os rebordos foram maquinados a 45º e polidos, acrescentando um pormenor muito elegante ao design deste telefone. O corpo em alumínio transmite também uma excelente imagem de qualidade e robustez.

Na parte frontal do telefone não se encontra qualquer botão físico. Podemos encontrar a câmara frontal de 8 MP no canto superior esquerdo. Em cima, ao centro o altifalante e em baixo, também ao centro, o microfone. Nas mesmas posições do altifalante e do microfone, encontram-se duas colunas, que proporcionam uma experiência sonora muito agradável e com grande detalhe.

Huawei Nexus 6P (2)Na parte traseira, destaca-se a câmara traseira de 12.3 MP, colocada no canto superior esquerdo, estando à sua direita, o flash de duplo LED. Estes estão envolvidos numa lista de cor preta, onde se verifica um aumento da espessura do aparelho. Abaixo e numa posição central, encontramos o sensor de impressões digitais e, abaixo deste, o logótipo NEXUS.

Na lateral direita do telefone, encontramos os botões de power e de controlo de volume, ambos numa posição central. Estes estão muito bem colocados, sendo muito fácil o seu acesso com apenas uma mão, notando-se muita atenção por parte da Huawei na construção e na ergonomia deste telefone, tendo em conta as suas elevadas dimensões. Apenas foi registada uma pequena limitação com a posição destes botões: quando utilizamos um dispositivo de fixação ao vidro do carro, tendo em conta que os botões estão numa parte central, torna-se quase impossível agarrar o telefone ao suporte. Um sistema de ventosas no próprio telefone pode solucionar este problema.

Na lateral esquerda encontramos a gaveta para o cartão Nano SIM. Infelizmente, não é possível expandir a memória do Nexus 6P recorrendo a cartão de memória.

Huawei Nexus 6P (8)

Em baixo encontramos a porta USB-C e em cima o jack para os auriculares.

O que se destaca neste telefone é o seu enorme ecrã de 5.7″. De tecnologia AMOLED, com uma resolução de 1440X2560 píxeis (QuadHD – QHD) e com uma densidade de píxeis de 518 ppi, este ecrã proporciona uma excelente experiência de visualização, quer a nível da sua extraordinária resolução, quer pelo facto de a tecnologia AMOLED fornecer uma magnifica saturação de cores e nitidez. O ecrã mostrou ter um desempenho notável em todas as condições de luminosidade, mesmo em condições de contraluz, sendo muito rápido a detetar a luminosidade ambiente e, consequentemente, adaptar a luminosidade do ecrã.

Huawei Nexus 6P (5)Os sensores de movimento ativam uma função muito interessante no ecrã: permitem iluminar o ecrã (com uma luminosidade mais baixa do que se carregasse em algum botão ou se se desbloqueasse o telefone) para, por exemplo, consultar as horas ou verificar as notificações. Esta característica permite poupar a vida útil da bateria. No entanto, nesta situação particular, a visualização em ambiente exterior torna-se mais complicada, obrigando-nos a carregar no botão de power para consultar as notificações. Mas em ambiente interior funciona na perfeição.

Desempenho

O novo Nexus 6P vem equipado com o já conhecido processador da Qualcomm: o Snapdragon 810. Com um clock de 2.0 GHz apoiado por uma GPU Adreno 430 e 3GB de RAM, podem contar com uma performance fluida, em qualquer condição de utilização. Esta utilização fluida muito se deve também ao sistema operativo (Android 6.0).

Nexus 6P SS (8)A fluidez é notória. Abre e fecha aplicações com uma velocidade impressionante e o multitasking é uma brincadeira para este telefone. Notou-se algum sobreaquecimento, um problema bastante conhecido deste processador. Testes de benchmark realizados por nós na aplicação AnTuTu V6.0, revelaram uma excelente pontuação de 79221 pontos, ficando em 8º lugar, atrás de telefones como o OnePlus Two, Xiaomi MI NOTE Pro e o Samsung Galaxy S6 Edge, sendo que para estes, a diferença na pontuação é mínima.

A experiência de vídeo e de jogos é muito agradável neste aparelho devido fundamentalmente a 3 fatores: o primeiro como é óbvio, o hardware presente, que permite um desempenho fluído, o segundo devido ao ecrã de grandes dimensões, nitidez e qualidade de cores e o terceiro, devido às duas colunas frontais, uma em cada extremidade do aparelho, que promovem um som envolvente. Para quem procura um telefone para jogar ou ver filmes, esta é sem dúvida uma excelente escolha.

O Nexus 6P vem equipado com um sensor de impressões digitais, sendo o primeiro telefone Nexus a ter um. O seu desempenho é muito bom, sendo a sua configuração fácil e intuitiva. Registei ambos os indicadores neste sensor e consegui taxas de desbloqueio do telefone de 100%. O sensor nunca falhou, o que demonstra a grande qualidade deste, ao qual a Huawei já nos tem habituado.

Nexus 6P SS (2)O desempenho do GPS também foi testado, quer em condução (Waze) quer em corrida (Strava). Em ambas as situações, o desempenho do GPS foi exemplar, sendo que a velocidade de aquisição do sinal do satélite é muito rápida e a precisão verificada foi muito boa. Para quem gosta de running, pode obter leituras muito boas de elevações, dado que este telefone vem equipado com um barómetro. O barómetro aliado ao excelente recetor GPS leva a excelentes registos de resultados de corrida, arriscando-me a dizer que dispensa a aquisição de um relógio GPS dedicado a esta atividade.

Aliado a todo este hardware de grande qualidade, vem uma bateria com uma capacidade muito boa de 3450 mAh. Aliado a esta capacidade de armazenamento, o Android 6.0 vem “equipado” com uma aplicação de poupança de energia denominada Doze, que impede a ativação de aplicações quando o telefone está em stand by ou quando nenhum dos sensores é ativado (no fundo, quando o telefone está quieto em cima da mesa), dando um enorme boost à bateria. Apesar desta enorme capacidade, o carregamento da bateria é muito rápido devido à função quick charge, que permite carregar a bateria em apenas 90 minutos.

Com um uso moderado, é bastante fácil garantir uma vida útil da bateria de 2 dias.

Câmara

O novo Nexus 6P vem equipado com uma câmara traseira de 12.3 MPX com um flash de duplo LED, e com uma câmara frontal de 8 MPX.

Huawei Nexus 6P (3)

A câmara traseira é única em comparação com outros smartphones, dado que possui um sensor de maiores dimensões, o que permite uma maior recolha de luz. A nitidez obtida nas imagens é muito boa, tendo em conta o facto de que o sensor “apenas” tem 12.3 MP de resolução. A combinação de um menor número de píxeis (apesar de mais efetivos), justamente com um sensor de maiores dimensões e uma grande abertura de lente (f2.0), é agora possível obter fotografias de grande qualidade em condições de baixa luminosidade. Esta qualidade generaliza-se, para todas as condições de luminosidade.

A aplicação nativa da câmara fotográfica é a aplicação da Google. Esta permite fotografar em 5 modos de fotografia pré-programados: Normal, HDR, Photo Sphere, panorama e desfocagem de lente, para ambas as câmaras (frontal e traseira). Infelizmente, não existe um modo manual, para controlo de exposição ou de balanço de brancos. No entanto, os sensores da câmara fazem um bom trabalho a definir estes parâmetros automaticamente. Também não é possível variar o ISO ou o tempo de exposição, sendo que poderá procurar outra aplicação na Google Play para tirar mais partido desta câmara.

Huawei Nexus 6P Fotos (1)

O modo normal, panorama e HDR já são conhecidos pelos utilizadores e funcionam na perfeição.

O modo Photo Sphere funciona muito bem neste Nexus 6P, sendo que as imagens de 360º geradas são quase perfeitas (existem ligeiros defeitos nas sobreposições das fotos).

Huawei Nexus 6P Fotos (10) Huawei Nexus 6P Fotos (8)

O modo “desfocagem da lente” permite tirar fotografias de realce em que é possível desfocar todo o ambiente que não o objeto fotografado. Este modo ajuda os mais leigos na fotografia. No entanto, é possível obter estes desfoques com o modo normal ou HDR, dado que a abertura da lente é muito grande.

Outra funcionalidade muito interessante é o modo burst. Neste modo, ao pressionarmos o botão para fechar o obturador, e mantivermos o botão pressionado, o telefone irá tirar fotos sequenciais, fazendo uma montagem com elas, elaborando um pequeno GIF.

No meio deste desempenho extraordinário, só faltou mesmo a estabilização ótica da imagem (já presente no novo iPhone 6S Plus) e que em muito iria contribuir para a obtenção de excelentes fotografias.

O desempenho da câmara frontal também é muito bom. Com um sensor de 8 MPX, é ideal para a típica selfie ou para videochamadas. Apesar de o desempenho não ser comparável ao da câmara traseira, a aplicação da Google disponibiliza os mesmos modos de fotografia que disponibiliza para a câmara traseira.

Veredicto: Nexus 6P

Huawei Nexus 6P (4)Sem sombra de dúvida que o Nexus 6P é um excelente aparelho. A sua utilização é fluida, o seu ecrã é fenomenal e o desempenho dos seus sensores é muito bom. Aliado a uma câmara com um sensor de maiores dimensões, este telefone é, sem sombra de dúvida, um excelente candidato para aqueles que procurem um smartphone de gama alta.

E sendo da Nexus tem uma vantagem que mais nenhum fabricante tem: atualizações de segurança mensais desenvolvidas pela própria Google e será sempre o primeiro aparelho a sofrer atualizações de SO, aquando do seu lançamento por parte da Google.

Pontos a favor:

  • Ecrã
  • Sensor da câmara fotográfica
  • Sensor de impressões digitais
  • Existência de duas colunas
  • Ergonomia e facilidade de utilização
  • Design e acabamentos
  • Desempenho geral

Pontos Contra:

  • Ausência de modo manual na câmara
  • Ausência de estabilizador de imagem na câmara
  • Impossibilidade de expansão de memória (ponto desfavorável, em especial na versão de 32GB).

Agradecemos desde já à Huawei a disponibilização do novo Nexus 6P. Este telefone pode ser adquirido na loja do Google Play com preços a começar nos 649 euros (versão 32 GB) e 699 euros (versão 64GB – versão testada) e 799 euros (versão 128 GB).

Segue-se a nossa galeria de fotos:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui