Análise ao Google Wifi: um sistema de controlo do nosso Wifi

16 de Setembro de 2018
8 Partilhas 60 Visualizações

O Google Wifi é o kit da Google para os amantes da Internet, que promete a todos uma grande facilidade de uso, velocidade de transferência elevada e capacidade de cobrir uma área de até 418 m².

Lançado em 2016 nos Estados Unidos, o conjunto é compatível com os protocolos de rede mais recentes e pode ser uma solução eficiente para quem convive com baixa cobertura de Internet Wi-Fi em casa e no escritório.

Análise

O Google Wifi é a evolução dos aparelhos domésticos anteriores da marca, os OnHubs. A diferença com o Wifi é que, em vez de apenas uma única unidade, existe três.

O Google Wifi funciona como um router dividido em três. É possível instalar em pontos diferentes da casa, de forma a garantir e melhorar a cobertura da rede sem fio. A ideia não é nova pois também é aplicada em produtos de outras marcas, como TP-Link, Asus e D-Link, sob o nome inglês de “mesh” ou Wi-Fi mesh.

Para aceder ao Google Wifi, é necessário duas coisas:

  • Um dispositivo móvel iOS ou Android conectado à Internet, como um smartphone ou tablet;
  • Uma conta do Google;

Diferentemente da maioria dos routers, não há uma interface baseada na Web. O novo sistema Wi-Fi só pode ser configurado e controlado por meio do novo aplicativo móvel do Google Wifi. Depois de configurado, o Google Wifi permanecerá conectado ao Google a todo momento e fará login na conta do Google sempre que usar o mesmo.

O Google refere que o Wi-Fi não coleta dados de atividade, como os sites que visita. Por padrão, coleta apenas informações relacionadas a hardware, aplicativos e redes. No entanto, é possível desativar na seção Privacidade das configurações. O Google Wifi apresenta também o melhor equilíbrio de facilidade de uso, desempenho e preço.

Desempenho

De acordo com a Google, a rede criada com o trio de dispositivo dá cobertura de sinal para uma área máxima de 418 m².

Mais do que um simples dispositivo de rede sem fio, o Google Wifi também oferece duas portas Gigabit Ethernet para conexões de rede convencionais, a partir de cabos de rede. Em termos de Wi-Fi, o dispositivo opera em AC1200 – o que significa velocidades máximas teóricas de 1.200 Mb/s – e, dualband e o modelo tem a capacidade de alternar entre faixas de 2.4 e 5 GHz.

Ao operar nas duas faixas de frequência, o Google Wifi garante operação no canal mais desobstruído possível.

O grande destaque do Google Wifi fica por conta da interação e o foco na usabilidade. O processo de configuração é feito por um aplicativo específico que, além de ser fácil de usar, oferece uma série de recursos extras.

Apesar de todas as funcionalidades interessantes, existe um ponto negativo – o foco na simplicidade e acessibilidade do produto pode afastar quem prefere customizar firwares, redirecionar portas e interagir com o aparelho de formas mais técnica.

Em média, a instalação do mesmo demora cerca de 15 minutos para configurar as três unidades usando um smartphone Android. Todo o processo foi autoexplicativo e rápido. Em termos de taxa de transferência de dados, ele foi testado com AC1200 de fluxo duplo, com uma velocidade superior de Wi-Fi sustentada de mais de 470 megabits por segundo.

A natureza do Wi-Fi, no entanto, significa que cada vez que se estender o sinal sem fio, a perda de sinal irá ocorrer, o que significa menor velocidade.

A cobertura e a confiabilidade são excelentes:  com uma excelente sinalização, permite que ande pela a casa, conectando-se de uma unidade a outra sem se desconectar da Internet.

O Google alega que o sistema está constantemente analisando o espaço aéreo para descobrir a melhor banda Wi-Fi (5GHz ou 2,4GHz), mas através de vários testes, a rede do Google Wifi permanece estável, o que definitivamente dá credibilidade à sua afirmação.

Performance

O Google Wi-Fi é capaz de transmitir vídeos 4K através do Netflix, jogar o Overwatch no escritório sem problemas.

Embora o Google Wifi opera o seu sistema sobre as bandas Wi-Fi existentes (2.4GHz e 5GHz) sobre o protocolo 802.11s em vez do sistema triband da Netgear Orbi, que se comunica através de uma segunda banda Wi-Fi de 5GHz, não se uma diferença terrível entre o desempenho o Google e o Orbi (concorrente). Existe alguns downloads ligeiramente mais rápidos em MB/s na banda de 2,4 GHz da Orbi sobre o Google Wifi, embora possa ser uma anomalia pontual.

Características

  • Normas wifi: IEEE 802.11a/b/g/n/ac, AC1200 2×2 Wave 2 Wi-Fi (mesh expansível; dual-band 2.4GHz e 5GHz, TX beamforming); Bluetooth Smart
  • Processador: CPU Quad-core ARM CPU a 710MHz
  • Memória: 512MB RAM
  • Armazenamento: 4GB eMMC flash
  • Beamforming: Implícito e explícito para as bandas 2,4 e 5GHz
  • Entradas: 2 x Gigabit Ethernet
  • Dimensões: 106,1 x 68,7mm
  • Peso: 340g

Veredicto final

O Google Wifi é um dos routers mais fácil de instalar no mercado. Por um preço relativamente acessível, o Google oferece mais unidades do que a maioria dos concorrentes e, de longe, é o melhor aplicativo de configuração e gestão.

Para todos os controlos de hardware, o Google considerou cada alternância e teste que poderia ser apresentado de maneira facilmente compreensível. Juntando a um design de hardware mais fácil de ocultar, é  um dos melhores sistemas Wi-Fi que pode comprar hoje.

Pontos a Favor:

  • Facilidade de configuração
  • Simplicidade
  • Funcionamento

Pontos Contra:

  • Baixa opção de configurações

Desde já agradecemos à Google por nos ter disponibilizado o Google Wifi para teste e pode ser adquirido na loja online da Google a partir dos 139€.

Artigos interessantes

Esta pode ser a primeira imagem oficial do OnePlus 6T
Diversos
13 Visualizações
Diversos
13 Visualizações

Esta pode ser a primeira imagem oficial do OnePlus 6T

Wagner Pedro - 20 de Setembro de 2018

Os rumores e vazamentos à respeito do OnePlus 6T estão se intensificando, dado que o próximo top de linha da…

Alemanha falha o seu objectivo de ter 1 milhão de carros elétricos até 2020
Carros
14 Visualizações
Carros
14 Visualizações

Alemanha falha o seu objectivo de ter 1 milhão de carros elétricos até 2020

José Candeias - 20 de Setembro de 2018

A Alemanha irá adiar o seu objectivo de ter 1 milhão de carros eléctricos na estrada. O objectivo original era…

Xiaomi Mi A2 ganha nova opção de cor
Telemóveis
21 Visualizações
Telemóveis
21 Visualizações

Xiaomi Mi A2 ganha nova opção de cor

Wagner Pedro - 20 de Setembro de 2018

Há pouco tempo, surgiram rumores que a Xiaomi lançaria uma nova opção de cor para o Mi A2 Lite. No…

Comente

O seu email não será publico

Partilhe nas Redes Sociais

Se gosta do artigo, partilhe com os seus amigos