Análise ao Google Nest Wifi Pro: review a um router com Wifi 6E

O Google finalmente trouxe WiFi 6 e WiFi 6E para a sua linha de routers com o novo Nest Wifi Pro, um produto que já está à venda em Portugal através da loja oficial da Google, o que é uma boa notícia. É pena é, ao acedermos à loja da Google para o mercado português, não percebemos porque os routers são os únicos produtos disponíveis, quando em tempos já tivémos o Chromecast, por ex. (já para não falar de outros produtos). Pensávamos que tínhamos sido esquecidos pela Google. Mas, afinal não.

O Google Nest WiFi Pro foi construído para ser uma espécie de núcleo doméstico tudo-em-um. E se a versão antecessora, que não chegou a Portugal, tinha uma integração com o Google Assistant, este decidiu retirar essa opção (se calhar por isso é que chegou a Portugal), focando-se na cobertura de internet desta vez, tal como o Google Wifi, que ainda está disponível para Portugal na loja da Google.

O Nest WiFi Pro recebe um novo design, uma conectividade melhorada, e muitas funcionalidades inteligentes. Algumas dessas funcionalidades serão seriamente úteis para quem constrói uma casa inteligente e uma rede Internet de alta qualidade.

Design do Google Nest WiFi Pro

O Google Nest WiFi Pro é mais do que uma actualização básica – também oferece um design totalmente novo. Em vez do revestimento têxtil, como noutros dispositivos Google Assistant, o Nest WiFi Pro tem um aspecto de plástico brilhante. Não acho que seja espetacular, mas sem dúvida integra-se bem.

Devo admitir que gosto mais dos design textil que a Google utiliza em grande parte deste tipo de produtos, nomeadamente os que têm Google Assistant.

O Nest WiFi Pro conta com três portas simples – uma porta de alimentação, e duas portas Ethernet. O dispositivo não é pequeno, mas também não é demasiado grande. Tem 130 mm de altura, 117 mm de largura, 85 mm de profundidade e pesa 595g.

Características do Google Nest WiFi Pro

Para começar, suporta a nova norma WiFi 6E, o que significa que tem uma banda de 2,4GHz, 5GHz, e 6GHz. O Google diz que cada router oferecerá até 120 quadrados de cobertura, e até 5,4Gbps de velocidade de dowload.

O Nest WiFi Pro pode ser utilizado num sistema mesh , sendo que bastará comprar um novo Nest Wifi Pro, ou comprar logo um pack de 2 se tiver uma casa grande. Há um pack de 3, mas esse não ficou disponível no nosso país.

O router está preparado para a sua próxima geração de casa inteligente. Suporta o padrão Thread Smart home, para que, à medida que obtenha mais dispositivos Thread, possa integrar nesse sistema.

Tenho pena que apenas haja dois compartimentos para ethernet, por isso o router ficar perto da sua televisão, por exemplo, poderá ter de mudar o cabo ethernet entre a sua televisão, a consola e, ainda, uma possível box. Hoje em dia, considero que no mínimo deva haver 3 portas.

Google Nest WiFi Pro software

Irá configurar e controlar o seu router Nest WiFi Pro através da aplicação Google Home – o que é uma coisa boa, para aqueles que já se encontram no ecossistema doméstico inteligente do Google, já para nõa falar da facilidade dessa instalação.

Ter o router gerido através da aplicação Home significa que não tem de descarregar e gerir outra aplicação, como faria com a maioria dos outros routers. Por exemplo, a Amazon ainda requer que descarregue e instale a aplicação Eero para utilizar routers Eero, em vez de a instalar na aplicação principal Alexa, por ex.

A aplicação Home do Google permite-lhe aceder a uma série de funcionalidades que estamos habituados a ter num router normal, sendo que no caso da aplicação da Home, por vezes algumas opções estão em menus e definições “escondidas”. Pode ser mais complexo, mas percebe-se que a ideia seja manter a aplicação “clean” e simples para a maioria dos utilizadores.

Todas as características habituais estão aqui. Pode criar redes de visitantes rápida e facilmente, ver e gerir dispositivos que estão ligados à sua rede, e ver informação sobre testes de velocidade. É um bom conjunto de funcionalidades, e descubro que o router oferecerá tudo o que a maioria dos utilizadores comuns desejará.

Desempenho do Google Nest WiFi Pro

O Google Nest WiFi Pro é um dos primeiros routers a ter suporte WiFi 6E. Esta nova conectividade introduz uma terceira banda de conectividade – 6GHz. Isto significa que os dispositivos que suportam WiFi 6E podem obter ligações super-rápidas quando estão dentro de um alcance decente. Não terá de se preocupar em decidir quais e quando os dispositivos devem ser ligados às diferentes bandas, o router é suficientemente inteligente para gerir tudo isso por si só.

E, como seria de esperar, os resultados são incrivelmente bons, sendo que o Nest conseguiu oferecer resultados superior a 800 mb por segundo. Um resultado basntante incrível, dizemos desde já, tendo em conta que o modem da operadora raramente ultrapassou os 500 MB durante os testes.

Há também que referir que, como é habitual, estes resultados não são garantidos, já que há diversas variáveis. Mesmo nós, durante o nosso teste, tivémos resultados diferentes, conforme nos afastávamos ou estávamos mais perto do produto. No entanto, o grande diferencial do Nest Wifi Pro é, também, a simplicidade com que podemos configurar as coisas, ao contrário dos routers dos operadores.

Por ex, gostaria de ter uma a rede wifi apenas para os convidados, ou então ter uma rede própria para o seu trabalho, que enão seja afetada quando os seus filhos estão a ver Youtube ou e jogar. Isto é muito fácil de fazer na aplicação do Google sendo, mais uma vez, esta uma excelente vantagens em relação aos produtos normais dos operadores.

Conclusões

Ao Google Nest WiFi Pro pode faltar algumas mais uma ou duas portas ethernet, mas se procura um router que vive dentro do ecossistema Google e da aplicação Google Home, e quer o melhor desempenho sem fios que pode obter neste momento, então vale definitivamente a pena considerar o Nest WiFi Pro.

A maioria das pessoas compra um router que lhes vai durar anos, e por isso a decisão deverá ir para um produto que contenha as tecnologias e conectividades mais recentes, para cobrir facilmente o futuro. O Google Neste Wifi Pro já está disponível para compra no nosso mercado, na loja oficial da Google ou na Amazon, sendo que o preço é de 219,99€ por um, enquanto o pack de duas unidades custa 329,99€.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui