Análise ao Energy Tablet Pro 3: um tablet a baixo preço

O Energy Tablet Pro 3 é um dispositivo capaz de oferecer-lhe tudo o que procura num tablet para uma utilização regular no dia-a-dia por um preço bastante económico. É um aparelho de gama média/baixa mas surpreendentemente rápido, fluido e leve, detentor de um conjunto de especificações que garantem um rendimento e desempenho satisfatórios, embora com algumas limitações.

Especificações e acessórios

  • Ecrã 10,1 polegadas IPS HD (1.280 x 800); Retroiluminação LED; Revestimento oleofóbico
  • Processador Octa-Core ARM Cortex A7 1,8 GHz
  • GPUPower: VR SGX-544
  • Memória RAM 2 GB DDR3
  • Armazenamento interno16 GB + microSD-HC/XC (até 128 GB)
  • Conectividade WI-FI N: 802.11 b/g/n; Mini-HDMI Bluetooth 4.1; USB-OTG
    USB-Host
  • Sistema operativo Android 6.0 Marshmallow
  • Bateria de 6000 mAh Li-Ion (não removível)
  • Câmara traseira 5 megapixéis
  • Câmara frontal 2 megapixéis
  • Dimensões 251 x 172 x 10.5 mm
  • Peso 590g

Em termos de acessórios temos um Cabo USB-microUSB, um adaptador USB para microUSB e um Adaptador de corrente.

Design e Ecrã

O design é um dos pontos fortes do Energy Tablet Pro 3. O plástico é o principal material de construção que em conjunto com as bordas laterais de borracha impedem o tablet de escorregar. Um design que melhora a aderência do tablet e conforto no uso, permitindo segura-lo com apenas uma mão, de forma bastante prática.

Os botões e volume de bloqueio encontram-se todos na borda esquerda bem como o conector micro USB, o miniHDMI, Minijack e o slot para cartões microSD. A posição dos botões é esteticamente agradável no entanto o local da porta micro-USB pode tornar-se incómoda caso pretenda usar o aparelho enquanto o carrega.

O painel frontal de design elegante e simples é constituído por uma tela sem qualquer decoração, excepto o nome do tablet, localizado no superior esquerdo. Na parte traseira, para além do logótipo no centro, encontra-se a câmara na parte superior. Perto dos cantos encontra os dois altifalantes.

O seu ecrã de IPS com definição HD (1280×800) e 10.1 polegadas tem um resultado surpreendente no que diz respeito a qualidade de imagem, em ambientes interiores. Uma configuração do brilho e contraste do tablet permite uma visualização de conteúdos com uma excelente qualidade e nitidez.  Embora os pixeis sejam percetíveis, principalmente a distâncias mais curtas, só quem esteja acostumado a resoluções superiores notará a diferença.

No exterior, é preciso usar a configuração de brilho máxima para se conseguir perceber bem o conteúdo, e o aparecimento de vários reflexos tornam a visualização de texto, vídeo ou o desfrutar de jogos numa tarefa difícil.

Desempenho e câmara

O Energy Tablet Pro 3 não sendo um topo de gama no que respeita ao hardware utilizado, é no entanto capaz de dar resposta à maioria das aplicações e jogos do utilizador comum. É bastante fluido e não se notam atrasos na maior parte das aplicações. A ausência de Bloatware aumentam a capacidade de armazenamento do aparelho sendo possível utilizar um total de 11,09 GB dos 16 GB totais.

O processador de oito núcleos ajudado pelos 2 GB de memória RAM fazem com que o desempenho a nível de jogos seja aceitável, embora a função do tablet geralmente se foque na visualização de conteúdo de texto, vídeo ou gravação de notas.  Nesse aspecto, em termos dos formatos Excel e Word o tablet tem um bom desempenho. A vantagem de se poder pegar no aparelho com uma só mão, sem o medo que este deslize, graças à textura do mesmo, é outra característica de relevo. Jogos simples como o Fire Emblem Heroes ou o Angry Birds 2 correm sem problemas, mas no caso de jogos mais exigentes as limitações do processador já se poderão fazer sentir.

A autonomia é outra característica que soma pontos ao produto, já que a bateria de 6.000 mAh promete até 8 horas de utilização contínua. No caso de uma utilização normal com o acréscimo de alguns jogos, é possível manter o aparelho a funcionar durante cerca de um dia. Para visualização de textos e vídeo, e uma utilização regular mais modesta, a autonomia pode chegar aos 2 dias.

As fotografias tiradas com a câmara traseira de 5MP mostram que este não é o ponto forte deste tablet. Sem flash LED, para obter uma imagem razoavelmente boa, a câmara necessita de umas condições óptimas para mostrar um mínimo de qualidade e, na presença de um fenómeno que modifique a captura, a câmara não foca adequadamente nem fornece uma qualidade mínima aceitável.

A câmara frontal de 2 MP cumpre o que promete embora com um poder de resolução limitado. Ficam a faltar a conectividade 3G e LTE mas essas não são as falhas mais graves.

Veredito: Energy Tablet Pro 3

Trata-se de um dispositivo com características que cumprem o papel devido, dentro da gama de preços em que o tablet se situa, embora com algumas limitações. Para um utilizador pouco exigente no que diz respeito a qualidade de imagem e capacidade da câmara fotográfica, o aparelho cumpre a função pretendida de modo satisfatório.

A autonomia, sendo uma das características principais deste tipo de aparelho, é um dos seus pontos fortes já que os seus 6000 mAh e um ecrã que consome poucos recursos permitem um a dois dias de utilização regular, o que supera alguns aparelhos concorrentes.

O design é um outro marco forte do  Energy Tablet Pro 3 já que o material de que é construído permite uma utilização cómoda e prática. O ecrã IPS e oleofóbico protege contra marcas e sujidade e permite uma visualização de conteúdos de forma nítida, com o brilho e contraste característicos destes painéis.

É um aparelho perfeito para uma utilização prática e cómoda o dia a dia, permitindo visualizar  conteúdos multimédia, arquivos de texto, realizar videoconferências e desfrutar de alguns jogos de forma bastante satisfatória.

Pontos a Favor:

  • Preço
  • Bateria
  • Design

Pontos Contra:

  • Câmara fotográfica

Desde já agradecemos à Energy Sistem a disponibilidade de uma unidade para testes. O produto já está à venda na loja da Energy Sistem por 159€. Outra coisa importante é estarem atentos, pois nos próximos dias iremos oferecer esta unidade para passatempo. fique com a nossa galeria de imagens:

Veja também...

Deixe o seu comentário