Análise ao Eco Audio da Energy Sistem – o futuro passa por aqui

Sustentabilidade e ecologia são palavras e conceitos que andam, cada vez mais, de mãos dadas e 2020 parece ter consolidado essa intenção de sermos todos um pouco mais cautelosos com o futuro do planeta.

Aproveitando essa tendência, a espanhola Energy Sistem lançou uma linha de produtos numa gama chamada Eco Audio que foram elaborados com madeira e materiais 100% respeitadores do meio ambiente. Desfrutar da música de maneira sustentável é o propósito da coleção, mas que em nada descurou a qualidade do som ou as inovações que são esperadas nesta gama de produtos.

O altifalante Eco Bluetooth tem a caixa em madeira (faia) e tecido orgânico com uma pequena pega que o torna transportável. Não sendo um típico home speaker, não desilude quando integrado numa decoração moderna e clean.

Não há botões salientes. O painel de comandos é ativado pelo toque (o que por vezes faz com que um deslize acidental do dedo pare a atividade em curso). Na parte traseira está uma entrada de auscultadores, a do carregador (que vem incluído) e entrada para uma pen USB que permite reproduzir ficheiros de áudio. Cheia, a bateria tem uma autonomia de cerca de oito horas – o full day work como tantas vezes é referido e desejado. Também se pode ouvir rádio FM no aparelho, mas não é fácil chegar-se a uma sintonia “limpa”.

A possibilidade de a pen reproduzir audios, parece-me excelente para jornalistas, por exemplo, que, em contexto de reportagem, têm assim uma boa forma de ouvir material de trabalho sem dificuldades, com bastante definição, e sem sobrecarregar o portátil ou deixá-lo a “arrastar-se” com diversas tarefas simultâneas. Ou para animar uma festa de crianças com uma história infantil previamente gravada… o rol de ideias será muito extenso.

Mas é na ligação por Bluetooth que está a mais-valia deste speaker. Deste modo, podemos ligá-lo a um Spotify ou iTunes e “fazer a festa” em qualquer lugar. O som é bastante razoável e tem uma definição catita para o tamanho do altifalante. Além de ser uma boa opção para todas as atividades que impliquem portabilidade, ainda resolve muito bem aquele avançozinho tecnológico que os carros menos modernos ainda não têm – a possibilidade de emparelhar o device móvel ao autorrádio e atender chamadas sem necessidade de recorrer ao proibido gesto de encostar o telemóvel à orelha nem à sempre difícil tarefa do alta-voz. O som não acorda os vizinhos, mas tem uma boa definição e é um excelente companheiro para quando vamos de férias ou para aquele retiro na casa de campo para onde não levamos, definitivamente, o computador.

De destacar o sistema TWS – True Wireless Stereo – para emparelhar dois altifalantes e tocar música ao mesmo tempo. Uma vez emparelhado com um telemóvel, fica memorizado, evitando a repetição deste processo de todas as vezes que se liga o altifalante.

Os detalhes importam, já o sabemos, e é assim que gostamos de receber encomendas. Os produtos desta gama são principalmente elaborados com madeira proveniente de florestas sustentáveis e com materiais respeitadores do meio ambiente que minimizam o impacto ambiental, reduzindo a quantidade de plástico e papel empregue. Isto ficou logo visível no unboxing onde o único plástico é na fita cola que sela a embalagem exterior; tudo o resto é apenas em cartão e só o necessário para uma viagem segura do produto. Say hello to sustainable music – um pedaço de futuro, sem dúvida.

Desde já agradecemos à Energy Sistem pela cedência do equipamento apra teste e pode comprar na sua loja oficial.

Energy-Sistem

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here