Análise: Android 4.2 Jelly Bean

18 de Novembro de 2012
287 Visualizações
20 Comentários

Já tivemos acesso à versão mais recente do Android, que foi apresentado no mesmo dia que os novos dispositivos. Temos um Nexus 7 com o Android 4.2, onde indicamos as novidades.

A Asus já nos disponibilizou um Nexus 7, que já está à venda em Portugal e já estamos a preparar uma análise, é um dos primeiros dispositivos a ter o Android 4.2, além do Nexus 7, também o Nexus 4 e o Nexus 10 são os primeiros dispositivos a terem a mais recente versão do Android.

O Android 4.2 é a nova versão do sistema operativo móvel da Google que, apesar de ter uma versão nova, manteve o mesmo nome de Jelly Bean. A verdade é que a Google costuma mudar o nome das versões Android quando, estas, trazem grandes alterações, o que, na realidade, não acontece nesta versão. É mais uma atualização com algumas novidades e aplicações. Aqui vai uma análise às novidades desta nova versão do Android.

Vários Utilizadores

Sem dúvida, uma das excelentes funções desta nova versão, a possibilidade de vários utilizadores utilizarem o tablet onde cada utilizador tem o seu próprio ambiente de trabalho, bem como as suas aplicações, falando de uma forma mais fácil, o mesmo que o Windows já oferece nos computadores, cada pessoa poder ter um espaço “só seu”. Ou, por exemplo, o seu filho poder usar o tablet sem “mexer” nas suas coisas.

Desde a imagem de fundo, às outras funcionalidade no ecrã de desbloqueio (explicadas mais à frente), quase tudo é personalizável para cada um. Por exemplo, a minha namorada utiliza o tablet para ver sites ou aceder a algumas aplicações “dela” que, como está claro, não acho muita graça.

Com esta funcionalidade, não ficamos com o nosso “ambiente de trabalho” com demasiadas aplicações que só outras pessoas utilizam no nosso tablet.

A mudança entre utilizadores é bastante simples, na altura do desbloqueio, em baixo, aparece os vários utilizadores em cores diferentes. No caso, o meu email pessoal é o de cor azul, sendo o meu email do Tecnologia o laranja. Até as imagens de fundo e de desbloqueio são diferentes, para facilitar a distinção entre os utilizadores.

No entanto, se têm um smartphone e estão à espera desta nova funcionalidade, esqueçam. A Google já indicou que esta é uma funcionalidade exclusiva para tablets e o TechCrunch indica que a razão para que isto aconteça é uma patente da Nokia, para utilizadores em smartphones. Por isso, esta aplicação só está disponível em tablets, pelo menos até um possível acordo entre a Nokia e a Google.

Widgets no ecrã de desbloquear

Esta é outra das funcionalidades que me agradou bastante, apesar de ainda estar limitada. No Android 4.2, a Google adicionou uma área no ecrã de desbloqueio onde podem ser adicionados widgets, tal como acontece no interface do Android. Por agora, os widgets que podem ser adicionados ainda são limitados, apenas 3, o calendário, o relógio ou o Gmail, no entanto é uma questão de os programadores começarem a trabalhar, certamente que, muito em breve, veremos algumas aplicações com widgets para o ecrã de desbloqueio.

Devo dizer que estes widgets dão bastante jeito, nomeadamente o Gmail. No ecrã de desbloqueio, podemos ver os emails que temos na nossa conta, o mesmo widget do Gmail que podemos meter na interface. Assim, podemos ver quem nos mandou o email e acedermos de uma forma rápida ao email, bastando selecionar o email e depois efetuarmos o desbloqueio, abrindo o email.

Configurações Rápidas

Mais uma funcionalidade nova, que dá bastante jeito. No ambiente de trabalho do Android, ao deslizar o dedo de cima para baixo, abria-nos as notificações, com o Android 4.2 há novidades.

Se deslizarmos o dedo no lado esquerdo, temos as notificações, mas se o fizermos do lado direito, o que aparece são as configurações rápidas. Aí poderemos mudar de utilizador, ao carregarmos no nosso “perfil”, na imagem está como proprietário, envia-nos para o ecrã de bloqueio, onde poderemos mudar o utilizador.

Além dessas opções está o brilho, definições, Wifi, ativar/desativar o rodar automaticamente, bateria, modo avião e bluetooth. Se repararmos, é a maioria das opões que costumamos encontrar na barra de notificações dos smarpthones, mas uma excelente funcionalidade.

Google Now

Mais uma funcionalidade interessante, que apesar de em Portugal não podermos tirar o máximo partido, pois muita da informação divulgada nesta nova aplicação não estar disponível com a mesma facilidade que em outros países, como o trânsito em tempo real, ou a informação sobre o desporto português.

Para começar, a facilidade como podemos aceder a esta aplicação, basta deslizarmos o dedo de baixo para cima, começando na parte de baixo do ecrã, nomeadamente na zona dos “botões” Voltar, Início e Tarefas. Alias, se deixarmos o dedo no “Início” aparece logo uma semi-lua, onde ao deslizarmos o dedo para cima, para o “Google”, é aberto a aplicação do Google Now.

O Google Now fornece várias informações, desde o estado de tempo onde se encontra, ao trânsito, sobre desporto, sobre filmes, sobre acções ou sobre concertos de artistas que andou a pesquisar ou a visualizar. Se, entanto  não encontrar a informação que pretende, como por exemplo sobre um clube de futebol, basta pesquisar em cima, que o resultado virá do motor de busca do Google.

A informação é divulgada por cartões, conforme a prioridade que indicou. Se, entretanto, a informação já não lhe interessar, poderá arrastar para a esquerda ou direita, desaparecendo o cartão, informando que voltará a aparecer assim que houver alterações, foi o que fiz com a indicações das acções.

Como disse no inicio, em Portugal não conseguimos tirar o mesmo proveito que noutros países, por exemplo, no desporto não podemos escolher clubes portugueses, mas as acções de empresas portuguesas aparecem nesta aplicação.

DayDream

Esta é mais uma nova funcionalidade deste Android 4.2 Jelly Bean. O DayDream permite que o seu tablet se transforme num estilo de moldura digital, com várias opções, desde fotografias, ao Google Currents.

Pode fazer de moldura de fotografias, tabela de fotografias, mostrar o relógio, cores ou o Google Currents. O Google Currents é como se fosse um agregador de notícias, mas é você que escolhe quais os sites que ele vai buscar. O Google Currents não é exclusivo desta versão do Android e pode efetuar o download para smartphones ou tablets, pode efetuar o download no Google Play.

Pode dizer para começar a funcionar o DayDream ou pode escolher quando é que funciona automaticamente, quando está numa Dock, quando está a carregar ou em ambas as situações.

Teclado com Gesture Type

Esta é, também, uma novidade do Android 4.2 Jelly Bean. As melhorias no teclado virtual prende-se com a possibilidade de deslizar o dedo pelas teclas, em vez de escrever, tal como “criado” pela aplicação Swipe. O recurso Gesture Type também tenta adivinhar a próxima palavra que você pretende escrever, como no SwiftKey — se você digitar “boa”, ele poderá sugerir “tarde”.

Photo Sphere (Não presente no Nexus 7)

Sim, más notícias. Há uma novidade do Android 4.2 que não está presente, a nova forma de tirar fotografias panorâmicas, funcionalidade de destaque no iOS 6. Esta funcionalidade não está disponível no Nexus 7, pois como não tem câmara traseira, nem sequer tem o software da câmara, onde deveria estar esta funcionalidade.

No entanto, assim que tiver um smartphone com o Android 4.2, irei atualizar esta parte do teste.

Veredito

Sem dúvida, que a Google está a investir no Android, que está a melhorar cada vez mais. Estas novas funcionalidade trazem o Android para um novo nível, no caso dos tablet um nível para um tablet mais pessoal e mais “computador”, com múltiplos utilizadores. Outra novidade é a Google ter de base uma aplicação para fazer steam na televisão do que está a fazer, igual ao que outras fabricantes já criaram para os seus dispositivos.

Além disso, o Google Now promete ser uma excelente funcionalidade, apesar de nós, em Portugal, não conseguirmos tirar o máximo proveito. No entanto, prever o tempo que vamos demorar para o trabalho, com as informações de trânsito, as informações de desporto e as notícias que mais lhe interessam, além de outras funcionalidade, promete ser uma funcionalidade bastante interessante, que os sistemas operativos concorrentes ainda não têm. Também o DayDream vem dar uma funcionalidade diferente ao nosso tablet, fazer de moldura digital, em vez de darmos uns 100€ por uma moldura digital, podemos comprar um tablet como o Nexus 7 por 249€, que serve para muito mais que isso.

Pontos a Favor:

+ Multi-Utilizadores

+ Widgets no ecrã de desbloqueio

Pontos Contra:

–  Algumas funcionalidades não estão disponíveis dependendo do dispositivo.

Se tem alguma dúvida se a atualização para Android 4.2 é boa, não tenha. Vale realmente a pena. Fica várias imagens do novo sistema operativo e das novas funcionalidades.

Artigos interessantes

Xiaomi Mi Band 4 será lançado durante 2019
Xiaomi
10 Visualizações
Xiaomi
10 Visualizações

Xiaomi Mi Band 4 será lançado durante 2019

Bruno Peralta - 20 de Março de 2019

Não há grandes dúvidas de que a smartband Xiaomi Mi Band é o grande sucesso de vendas da fabricante chinesa,…

Google Stadia: A aposta no streaming gaming que promete ser superior às consolas
Destaques
22 Visualizações
Destaques
22 Visualizações

Google Stadia: A aposta no streaming gaming que promete ser superior às consolas

Bruno Peralta - 20 de Março de 2019

A Google apresenta o seu novo serviço de jogos em nuvem Stadia na Game Developers Conference (GDC), em São Francisco.…

Leak: Surgem novas imagens e os vídeos promocionais do Huawei P30
Huawei
15 Visualizações
Huawei
15 Visualizações

Leak: Surgem novas imagens e os vídeos promocionais do Huawei P30

Bruno Peralta - 20 de Março de 2019

Apenas há alguns dias atrás, mostramos imagens dos próximos smartphones Huawei P30 e Huawei P30 Pro nas várias cores disponíveis,…

20 Comentários

  1. Vamos ser realistas, tem cam frontal em um tablet é algo obrigatório, mas traseira? Eu só usei as cam traseiras do meu no primeiro dia depois nunca mais, a maioria dos meus amigos também, então não é algo que faz falta.

    Responder
    • Concordo.Mas a análise ao Nexus 7 esta a ser feita, esta análise é para o Android.
      Essa também é a minha opinião que estará indicada na analise própria.

      Continue a visitar-nos.

      Responder
  2. Gostava de saber é quando vamos receber o nexus 4 cá em portugal, e se vai custar os 349 € (16gb) ou os 600€

    Responder
    • Ainda não há data para o lançamento do Nexus 4 em Portugal.
      Mas vamos ser realistas, tendo em conta o passado dos smarpthones: Não vai ser a 349€ de certeza absoluta.

      Responder
      • Exatamente, mas agora aproveito e pergunta, eu estava a pensar comprar este Nexus 4 antes do Natal, mas provavelmente não irá sair antes do Natal ! O que acha melhor ? Um nexus 4 ? S 3 ? One x ? Precisava de uma opinião

        Responder
        • Em termos de hardware, o Nexus 4 é o melhor sem dúvida. Mas não sei se chega antes do Natal.
          Entre os outros dois não é justo dar uma opinião, pois será a minha opinião pessoa já que o hardware não é muito diferente.
          O que aconselho é que vá a uma loja de retalho e experimente os dois smartphones e veja qual gosta mais. Até em atualizações eles o fazem muito bem e praticamente ao mesmo tempo.
          A minha opinião os dois são excelentes e são excelentes compras. Você deve ver qual deles gosta mais e qual o design que mais gosta, de resto as diferenças não são praticamente nenhumas.

  3. Bem, rumores dizem que realmente o nexus10 e o nexus 4 estarão disponíveis em Portugal em Dezembro! Porém, Dezembro tem 31 dias e eu queria mesmo o nexus 10! vamos a ver quando saem estas maravilhas da google!

    Responder
  4. Muito boa a descrição, só tenho uma dúvida, todos os nexus 7 que experimentei nas worten e phonehouse tinham a versão 4.1 pelo q fiquei um pouco desiludidoembora talvez seja possível atualizamos após a compra. Estou a ver e responder à notícia através dum smartphone com écran de 3″ e estou a pensar muito nesse tablet por tudo o que ele é em termos de hardware e ter a última versão do android já que a Sony nunca atualizará o Live walkman pra mais do 4.0.4 que tenho.

    Responder
    • Olá Paulo.

      Os dispositivos Google são sempre os primeiros a terem a atualização do Android e tendo em conta que a Google disponibilizou no dia 13, acredito que o novo Nexus 7 venha com o 4.1.2 mas depois atualize.
      Mesmo o Nexus 7 que estou a analisar, vinha com a versão 4.1.2 e depois foi atualizada. Por isso, acho que já deve ter a atualização, mas mesmo que não tenha, deverá estar por dias.
      Brevemente irei publicar a análise do Nexus 7 e poderás ter mais uma opinião sobre o dispositivo da Google.

      Continue a visitar-nos.

      Responder
  5. Ao ler o artigo do Bruno Peralta sobre o Jelly Bean 4.2, fiquei um tanto confuso… Hoje mesmo o meu Galaxy S III foi actualizado do ICS para… Jelly Bean 4.1.1. De repente apareceu uma mensagem para actualizar o software. Ainda demorei um bom bocado a fazer a cópia de segurança “por precaução”, porque o KIES (versão mais recente…) é um programa completamente instável, sempre a bloquear, a pedir instalação de controladores sistematicamente; e quase sempre é necessário insistir a repetir a acção de ligar o aparelho ao PC.

    Mas depois disso tudo, efectuei a actualização. Não aparece o nome, apenas a referência 4.1.1 – por isso deve ser o Jelly Bean.
    Mas se for, não reparei em nada diferente…
    Tudo igualzinho…
    Por isso, peço ao amigo Bruno Peralta uma opinião e umas dicas sobre este assunto.
    Antecipadamente o meu obrigado.

    Nobre Luso
    21-11-2012

    Responder
    • Boa noite Nobre.

      Pela primeira vez, a Google deu o mesmo nome a duas versões do Android. O Android 4.1 e Android 4.2 são Jelly Bean.
      A versão que instalou ainda não é a versão mais recente do Jelly Bean. Dentro do Android 4.1 houve duas atualizações, o Android 4.1.1 e o Android 4.1.2. Dia 13 de novembro é que a Google disponibilizou o Android 4.2 para os dispositivos Nexus, mas ainda vai demorar para que as fabricantes comecem a instalar.

      Por isso, a versão que instalou é o Jelly Bean, nas sua versão 4.1.1 e traz bastantes novidades, mas ainda não é a versão mais recente.
      Em vez de usar o Kies, experimente fazer a atualização através do smarpthone, nas definições, “acerca do smarpthone” e depois atualizar software. (pode não ser estas palavras específicas, mas é qualquer coisa similar.)

      Espero que o tenha ajudado a compreender melhor.
      Continue a visitar-nos

      Responder
  6. Bom dia, alguém me sabe dizer se com esta versão se consegue ver tv em streaming, tipo na net há sites a transmitir Discovery, Hollywood, Fox Movies, etc…

    Responder
    • Olá Hélio. Obrigado pelo comentário.

      Tudo depende de que tipo de site está a falar, é que o flash não é suportado no Android desde a versão 4.0, o que significa que pode não funcionar. Tudo depende o formato em que quer ver online. No entanto, poderá encontrar ficheiros de instalação do Flash para Android, o que poderá ajudar.

      Continue a acompanhar-nos.

      Responder
  7. saiu entretanto a 4.1.2 para corrigir alguns bugs que não foram descritos na analise, o bug mais conhecido era o da ausência do mês de Dezembro no calendário.

    Responder

Comente

O seu email não será publico