Análise Alcatel Shine Lite: Design de topo por baixo preço

O Alcatel Shine Lite é um dos mais belos celulares já feitos pela Alcatel. Esse smartphone tem o corpo em vidro e metal o que o torna elegante e belo. Ele não é um celular top de linha, mas surpreende-nos pelo seu design.

Características e Especificações

  • Android 6.0.1
  • Tela de 5 polegadas, 1280 × 720 pixels, IPS, Dragontrail, 2.5D
  • Bateria Li-Ion 2460 mAh
  • Chipset MediaTek MT6737, de 4 núcleos para 1,3 GHz.
  • 2 GB de RAM, 16 GB memória interna com até 128 GB de expansão.
  • A câmera frontal de 5 megapixels, câmera principal 13 megapixels, com abertura f/2.2
  • LED de notificações.
  • Sensor de impressão digital.
  • Radio FM.
  • Placa de som AWINC8738.
  • NFC, Bluetooth 4.2 LE, Wi-Fi 802.11 b / g / n, LTE cat. 4 (banda 1/3/7/8/20)
  • Dimensões: 141.5/71.2/7.45 mm
  • Peso: 156 gramas.

O conteúdo da caixa contém um carregador com cabo USB, fones de ouvido com fio e uma capa de silicone. Sou um grande fã de smartphones que contêm uma capa para o equipamento logo na caixa, acho que é muito bom e um pequeno custo para a fabricante.

Um fator ótimo é que que esse smartphone já vem com Android Marshmallow , enquanto outros da mesma marca estão vindo de fabrica com Android 5.1 para ser atualizado. Isso evita complicações na hora da atualização com usuários que estão utilizando esse tipo de sistema.

Alguns dos smartphones disponíveis no mercado:

Design/Ecrã

O Alcatel Shine Lite é extremamente elegante e bonito, evidentemente, seu corpo de vidro garante que todos reparem nele onde quer que chegue. O design é mesmo o grande fator positivo deste equipamento e podemos compará-lo com o Galaxy S7, já que tem vidro na parte frontal e traseira, com metal nas laterais. O senão deste tipo de design são as dedadas que ficam marcadas.

Aqui temos uma tela de 5 polegadas que ocupa cerca de 70% da área do aparelho. A tecnologia é IPS LCD, o que deverá garantir um desempenho razoável, além de ter uma tela em HD (720p). A qualidade é boa mesmo nesta resolução, tem amplos ângulos de visão e boa cor. Interessante que há curvas nas bordas da tela e que dão o efeito 2,5D e além dessa característica ser ótima, também da uma pegada melhor no aparelho.

Acima dele é o fone de ouvido para ligações com uma grade cromática, luz de notificações, câmera frontal e flash LED. Abaixo estão três iluminados botões de navegação capacitivas para Back, Home, e aplicativos recentes. À esquerda está a bandeja do cartão SIM híbrido, enquanto à direita estão o botão de ligar / desligar e os de volume.

Na parte de cima estão o conector para fone de ouvido, o microfone e um par de faixas de antena, enquanto que na parte inferior está a porta microUSB seguidas por duas grelhas para o alto-falante, o microfone principal e outro conjunto de faixas de antena. Em sua parte traseira você verá a câmera principal, flash de duplo-tom e scanner de impressões digitais.

Desempenho

Em resumo em uma palavra, um conjunto padrão de tecnologias, sem quaisquer características especiais. O telefone tem rádio FM e um conjunto de funções típicas, como, Gravador de voz, calculadora, bússola e gerenciador de memória embutido.

O Shine Lite está equipado com os recursos básicos de conectividade que incluem 4G LTE, dual-SIM, Wi-Fi, Bluetooth e GPS. No entanto, note que não será capaz de usar um cartão microSD se você estiver usando o recurso dual-SIM devido à configuração híbrida. Uma coisa que pode atrapalhar é que esse aparelho vem com muitos Apps de fabrica, isso ocupa ainda mais da memoria interna do smartphone que é 16GB, a memoria do dispositivo é aproximadamente 6GB, restando apenas 10GB. Felizmente que a grande maiora das aplicações dão para desinstalar.

O processador não é octa-core, mas não deixa a desejar quando o assunto é tarefas normais do aparelho, portanto conte com um desempenho razoável, mas longe de um topo de gama. O sensor de impressões digitais funciona bastante bem e raramente falhou. É bom que já encontramos equipamentos low-cost com sensores destes de qualidade.

A bateria é razoável, de 2460mAh, o telefone tem um sistema interno para limitação de energia (desativa determinadas funções), ele é habilitado por padrão quando você alcança 15% de carga.

Câmera

A câmera frontal tem um flash para o Self, sua resolução – 5 megapixels. O padrão para a última geração de dispositivos têm pele uluchshalki, rosto oval, e coisas semelhantes. Eles podem ser desligados. A qualidade da foto é boa.

A câmera principal tem foco automático, resolução – 13 megapixels. A qualidade da imagem não é perfeita, mas muito boa para este nível de dispositivo e, como costuma acontecer nesta gama, onde verificamos que o smartphone tem muito por melhor é quando excesso de luminosidade ou com falta dela. Fique com algumas fotos e pode ver as originais no Flickr:

Veredito: Alcatel Shine Lite

O Alcatel Shine Lite é um aparelho lindo e é mais barato do que aparenta ser. Como já foi dito, não é um top de linha, mas suficiente para quer ter um aparelho razoável.

Não há dúvidas que o design deste equipamento é excelente, com traseira em vidro e lateral em metal, sendo que também as câmeras têm uma boa qualidade, aliada a um bom preço.

Pontos positivos:

  • Design
  • Contém uma capa traseira
  • Preço

Pontos negativos:

  • Resolução da tela
  • Traseira atrai dedadas

Desde já agradecemos à Alcatel a cedência do equipamento para teste e pode ser encontrado nas lojas de retalho por 199,90€. Segue-se a nossa galeria de fotos:

Veja também...

Deixe o seu comentário