Análise Acer Chromebook Spin 513: review a um computador com ChromeOS

Se nunca ouviu falar dos computadores com o sistema operativo da Google ChromeOS, vamos já vislumbrar um pouco do final: deveria conhecer. Muitos irão dizer que não é como um Windows, e não é, que não vai poder instalar grande parte dos programas, bem como os jogos também serão limitados: neste caso apenas terá acesso às aplicações da Play Store. No entanto, para grande parte dos utilizadores, é e deve ser uma opção a ter em conta.

É que, hoje em dia, grande parte dos utilizadores não precisam de instalar programas e utilizam o computador através do browser, seja para pesquisas, Facebook ou email. E, para isso, este computador cumpre facilmente todas essas funções. E este computador híbrido Acer Chromebook Spin 513 tem um preço equilibrado e uma duração de bateria muito boa (bem como grande parte dos computadores com ChromeOS).

Acer Chromebook Spin 513: Design

Um dos grandes destaque é o seu design – o Spin 513 parece mais luxuosa do que o seu preço sugere. Um acabamento mate reveste as suas superfícies externas, e a tampa e o trackpad têm bordos cromados.

A dobradiça larga melhora a estética, e o movimento suave da dobradiça facilita a rotação deste dispositivo para os modos de “tenda” ou tabuleiro. E, com um peso de 1,2kg e um corpo de apenas 15,5mm de espessura, o Spin nunca é incómodo.

Há apenas uma questão quando se trata de design: a qualidade de construção. Se pressionar na parte de trás do visor, há uma distorção perceptível no ambiente de trabalho, e a base é fácil de dobrar, o que parece torná-lo um pouco frágil.

Teclado e trackpad

A falta de design robusto também é visível no teclado, no entanto, os botões delicados ainda são suficientemente bons para lidar com longas sessões de escrita, e noutros locais tem a disposição convencional do Chromebook, com um botão Search no lado esquerdo e símbolos na linha de funções.

Também é retroiluminado, e o botão de alimentação é deslocado de forma útil para a margem direita do portátil, para que não seja acidentalmente tocado quando escrevemos.

O trackpad, entretanto, tem um seguimento perfeito dos gestos e uma superfície precisa, e os botões ligeiramente macios não impedem que seja perfeitamente utilizável.

Ecrã

Por cima do teclado encontrará um ecrã táctil IPS de 13,3″ com uma resolução de 1.920×1.080. Este número é óptimo para trabalhos comuns com boa qualidade.

A relação de contraste do painel de 1,038:1 é suficientemente alta para assegurar uma profundidade decente e é suficientemente bom para qualquer designer que goste de portabilidade. O nível de brilho é suficientemente bom para uso interior e o painel tem um acabamento extremamente brilhante que se revela um pouco irritante se tivermos luzes muito brilhantes a refletir no ecrã.

O contraste e a resolução deste Chromebook garantem que o ecrã pode suportar trabalhos comuns, mas se quiser uma gama de cores mais ampla e mais precisa para cargas de trabalho criativas mais “poderosas”, possivelmente este não será o computador ideal. Aliás, qualquer chromebook não será o ideal.

Hardware e desempenho

O Acer Chromebook Spin 513 destaca-se por ser um dos primeiros computador a contar com o novo processador da Qualcomm para computadores, o Snapdragon 7c com oito núcleos e uma velocidade de clock de 2,4GHz, e o SoC conta com 8GB de memória e um SSD de 128GB.

Como é de esperar, este processador consegue resultados bons, mas inferiores ao outros computadores que utilizem processadores Intel. Mas é o resultado esperado, sendo que o objetivo de escolher este tipo de computador é obter uma relação qualidade-preço aceitável, desde que cumpra as suas necessidades. Já que, com isso, também vem uma eficiência energética incrível.

É que a duração da bateria foi bem superior a 10 horas de utilização, o que significa que é mais do que suficiente para um dia de trabalho, e já estou a contar com horas extra. E mesmo que esse número diminua ligeiramente se puxar pelo o hardware e utilizar o ecrã com toda a luminosidade, conseguirá as 10 horas.

Características

O Acer Chromebook Spin 513 tem duas portas USB 3.2 Gen 1 Tipo C – uma de cada lado – que suportam ambas DisplayPort, e podem carregar o dispositivo. A extremidade esquerda tem uma porta USB de tamanho normal, e o lado direito tem o botão de alimentação e os botões de volume.

No entanto, não tem HDMI, ranhura microSD, nem leitor de impressões digitais e a webcam 720p não tem reconhecimento facial nem limitador de privacidade. Os altifalantes são razoáveis. Importa também referir que a Google garante atualizações automáticas até junho de 2029, o que é bastante tempo e importante sabermos que temos um computador seguro e ataulizado.

Acer Chromebook Spin 513: Veredito

O Acer Chromebook Spin 513 é muito bom, fino e leve, quando comparado com alguns concorrentes, sendo que conta com especificações que garantem que poderá utilizar o computador para as tarefas do dia-a-dia. De referir que a duração de bateria é muito boa e importante.

Como é um computador híbrido, permite uma facilidade de posições importante, sendo que em algumas situações a qualidade de construções parece frágil.

Com um preço que ronda os 400€, (mas atualmente se procurar encontrará lojas com melhores preços) sem dúvida que é um computador a ter em conta, sendo que entre este e computadores Windows com processadores fracos que rondam o mesmo preço, este garante muito melhor desempenho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui