Análise à Razer NABU: A smartband para gamers

Red Magic 3S

Razer NABU X (13)

Num mercado de gadgets para monitorização desportiva, cada vez mais são os produtos disponibilizados pelas marcas. Desta vez, foi a vez da Razer, conhecida marca de periféricos para jogos lançar a sua smartband: a Razer Nabu.

Índice:
Características
Design
Desempenho
Aplicação Nabu
Veredito: Razer Nabu

A nova Razer Nabu é um upgrade em relação ao modelo lançado em 2014 (com número de unidades vendidas limitadas), conta com acelerómetros e algoritmos desenvolvidos pela própria Razer para estimar o número de passos e Km percorridos em caminhada ou corrida. Tudo isto apoiado por uma aplicação própria para configurar e sincronizar esta smartband.

Leia a nossa análise que se irá focar na smartband e na aplicação e fique a conhecer este novo gadget da Razer.

Características

  • Ecrã OLED 128×16 (monocromático)
  • Vibração
  • Acelerómetro (3 eixos)
  • Resistente a poeiras e salpicos
  • 2 tamanhos: S-M e M-L

Razer NABU X (5)Estão disponíveis dois tamanhos, sendo que, dentro de cada gama de tamanho, é possível trocar o fecho, por forma a aumentar ou diminuir o tamanho da smartband. A smartband está concebida por forma a que o ecrã fique na parte inferior do pulso, permitindo ao utilizado ter alguma privacidade na visualização das notificações ou das informações providenciadas pela smartband.

A Razer Nabu conta com o seu acelerómetro de 3 e algoritmos próprios para determinar o número de passos, estimar a distancia percorrida e as calorias queimadas. No campo das calorias, para além das calorias queimadas em atividade, a Razer Nabu dá uma estimativa das calorias queimadas em descanso (basal).

Outra característica interessante é o facto de a Razer Nabu registar o período de sono, permitindo registar períodos de movimento, calculando o total de tempo em que registou movimento, e períodos em que acordamos (registando o total de tempo acordado). O tempo total de sono é também disponibilizado.

Esta smartband permite também a definição de alarmes silenciosos (vibração), permitindo definir vários alarmes.

Aplicação Razer Nabu SS (1)Tudo isto é definido recorrendo à aplicação desenvolvida pela Razer – Nabu – que está disponível para versões Android iguais ou superiores à versão 4.3 e para IOS  – iPhone 5/5S/6/6 Plus com iOS 8 mínimo. A sincronização é feita via Bluetooth.

Se a aplicação e a Razer Nabu estiverem sincronizados via Bluetooth, é possível visualizar notificações de várias aplicações (Facebook, WhatApp, etc), bem como mensagens de texto e chamadas. A Razer Nabu está desenvolvida para permitir uma grande interação social. Prova disso é o modo hand shake que, através de um aperto de mão com outro utilizados da Razer Nabu, permite trocar informações através do Facebook e do Twitter. O modo pulse permite também interagir com outros utilizadores da Razer Nabu.

A Razer Nabu é resistente a salpicos de água e a poeiras, não sendo à prova de água. Como tal, não são recomendáveis banhos ou mergulhos utilizando esta smartband.

Design

A Razer Nabu apresenta-se em cor preta, sendo que, na parte interior, as capas que dão acesso ao ecrã e ao acelerómetro são de cor verde, característica da Razer. O fecho da Razer Nabu é do tipo magnético, sendo muito simples e rápido a sua remoção. Neste fecho, é possível ver o logótipo da Razer gravado. Está disponível em duas gamas de tamanhos: S-M e M-L, sendo que o que define a diferença de tamanhos dentro de cada gama é o fecho intercambiável.

Razer NABU X (3)Os materiais utilizados são de boa qualidade. para a bracelete foi utilizada uma borracha preta, com baixo atrito, por forma a tornar o toque agradável e não aleijar. Para “esconder” a maquinaria, foram utilizadas tampas em plástico verde, plástico esse com um acabamento liso.

Sendo que os tamanhos disponíveis estão enquadrados em gamas de tamanho, é impossível obter um ajuste personalizado a cada tamanho de pulso, o que por vezes pode tornar a smartband desconfortável, em especial quando vestimos roupa mais justa no pulso. Este desconforto também é devido ao facto da espessura da bracelete (5 mm).

O ecrã, de forma oval e de dimensões generosas permite uma visualização excelente, em qualquer tipo de condição luminosa. São possuindo nenhum sensor de luz, a luminosidade do ecrã deverá ser ajustada manualmente pelo utilizados, conforme a luminosidade ambiente, recorrendo à aplicação. Para navegação entre as várias variáveis medidas, a Razer colocou um botão na lateral da bracelete, sendo por isso muito simples a utilização desta smartband.

Desempenho

Razer NABU X (5)Para teste do desempenho da Razer Nabu, consideraram-se duas atividades distintas: caminhada e corrida.  Para podermos avaliar a precisão do acelerómetro e do algoritmo, primeiro necessitamos de saber qual o comprimento de um passo. Há vários fatores em ter em conta (sexo, idade, altura, etc). Alguma pesquisa na internet revelou um estudo da Colorado State University que estima que nos homens, o comprimento do passo corresponde a 41.5% da altura e nas mulheres corresponde a 41.3% da altura. No meu caso (homem, 178 cm de altura), o comprimento do passo é de cerca de 74 cm. No meu caso, em corrida, o comprimento do passo não sofre alterações (corrida de fundo). Para corrida de velocidade (não testado), outra fórmula permite determinar que o comprimento do passo seria 1.35X superior à altura (no meu caso, 240 cm).

Determinado o comprimento da passada, e considerando os resultados registados, verificou-se que a precisão em caminhada é muito boa. O comprimento do passo variou entre os 72 cm e os 79 cm, valores muito próximos dos 74 cm calculados.

A tabela abaixo revela os resultados obtidos durante o período de teste:

Tabela 1

Da tabela acima podemos tirar duas conclusões: quando se faz um misto de caminhada e corrida, a média do comprimento do passo é de 1.095 metros e em caminhada apenas a média do comprimento do passo é de 0.72 metros. Considerando os 74 cm de comprimento de passo para a minha altura, podemos verificar que em corrida, o erro é de aproximadamente 32% e em caminhada é de aproximadamente 3%. O erro em corrida é um pouco elevado, mas se o utilizador apenas procurar um gadget para monitorizar caminhadas, a Razer Nabu é uma excelente opção.

Por forma a determinar a precisão da Razer Nabu em relação à distancia percorrida, medimos durante vários dias, um percurso fixo, de aproximadamente 1000 metros (distância medida através do Google Maps). Os resultados podem ser vistos na tabela seguinte:

Tabela 2

A tabela acima permite concluir que a média das distancias percorridas ao longo dos dias de teste foi de 1037 metros, o que permite determinar um erro na casa dos 3.6%, o que vem mostrar a excelente precisão da Razer Nabu em caminhada.

No entanto, há que considerar que o cálculo é feito apenas recorrendo ao acelerómetro, sendo natural que a precisão não seja tão boa em corrida como em caminhada, dado que muito possivelmente, o algoritmo foi desenvolvido para caminhada e não para corrida.

Também há que ter em consideração que a Razer Nabu regista alguns falsos positivos. Houve casos em que passei a manhã deitado no sofá e que quando consultei o número de passos dado, tinha dado 150 passos. Este facto contribui para o erro obtido quer em corrida, quer em caminhada.

Razer NABU X (6)Em relação à bateria, o seu desempenho mostrou-se mediocre. A Razer afirma que a bateria tem autonomia para 6 dias de utilização, mas nos testes realizados o máximo que se consegui foi 3 dias, e isto definindo a vibração e a luminosidade para o mínimo. Nada que impeça a utilização normal da smartband, desde que nos lembremos que de 2 em dois dias lá teremos de a carregar. O carregamento é bastante rápido, demorando cerca de 45 minutos a carregar por completo.

É possível sincronizar com a aplicação “Map My Fitness”, que usa o GPS do telemóvel para obtenção dos resultados da atividade. No entanto, não foi possível fazer este teste dado que, apesar de ser possível sincronizar a aplicação, não visualizar nenhuma informação da atividade, nem notámos qualquer melhoria na precisão do monitoramento. Também não foi possível encontrar nenhuma informação que ajudasse a utilizar esta aplicação em conjunto com a Razer Nabu. É pena, também, apenas ser conectável com esta aplicação e não com outras mais conhecidas e com maior número de utilizadores registados (Strava, RunKeeper, Endomondo, Runnastic, etc).

Aplicação NABU

Aplicação Razer Nabu SS (2)Para sincronização com o telemóvel, é necessário o download da aplicação Nabu da loja de aplicações. Com o Bluetooth ligado, é sincronizar com a smartband e deste modo, transmitir dados para visualização e tratamento estatístico feitos pela aplicação. Também toda a configuração da Razer Nabu é feita na aplicação, sendo os settings enviados à smartband. Também as atualizações e firmware são feitos na aplicação.

A aplicação tem um layout simples e intuitivo. Ao carregar no “hamburguer” no canto superior esquerdo, temos acesso aos settings, onde podemos definir altura, o peso, o género e a data de nascimento (estas informações são importantes para o cálculo das calorias consumidas). Na barra de settings, podemos definir as unidades (métricas ou imperiais), se queremos receber notificações e qual o fuso horário a utilizar.

Aplicação Razer Nabu SS (1)O ecrã principal apresenta a informação deforma clara e de fácil leitura. Podemos facilmente identificar o número de passos dados, a distância percorrida, as calorias queimadas, o tempo de atividade e o tempo de sono. À direita desta informação encontramos os objetivos que definimos.

Podemos também ver, quando sincronizado, o nível da bateria, por baixo da imagem da Razer Nabu.

Ao pressionar o campo com a imagem da Razer Nabu, temos acesso à configuração da smartband. Aqui podemos definir quais as aplicações que queremos receber notificações, definir as atividades a mostrar no ecrã, definir os settings do ecrã (brilho, vibração, em que pulso usamos a smartband, etc). Temos também acesso aos alarmes, às definições de conexão com outras apps e as definições sociais (ativação do modo handshakepulse). Também é possível definir aqui se queremos registar dados do nosso sono.

Aplicação Razer Nabu SS (5)Na tela principal, no campo de sleep, temos acesso aos detalhes do nosso perfil de sono. Aqui podemos consultar períodos em que acordámos ou em que nos mexemos durante o sono, fazendo a aplicação o cálculo do somatório destes momentos, permitindo ao utilizador ter uma noção do quão descansado foi o seu sono. A aplicação também determina quando adormecemos e quando acordamos, tudo de forma automática.

De um modo geral, a aplicação está bem conseguida e é bastante intuitiva. Mas nem tudo é perfeito. Apenas está disponível na língua Inglesa o que pode ser uma desvantagem para muitos utilizadores. Outro ponto a melhorar é a conectividade via Bluetooth. Verificou-se que a conexão é perdida frequentemente, o que inviabiliza a consulta de notificações. Este problema é bastante reportado na loja de aplicações da Google, o que demonstra ser um problema crónico e não um problema particular do meu telemóvel. Seria também interessante que, na barra dos settings pudéssemos definir manualmente o comprimento do nosso passo, por forma a garantir uma maior precisão na determinação da distância percorrida.

Veredito: Razer Nabu

Razer NABU X (15)Após a realização do teste à Razer Nabu, podemos concluir que esta é sem dúvida uma mais valia na monitorização de caminhadas, dado que o erro obtido é muito baixo. Já para monitorizar corridas, o algoritmo é algo impreciso, sendo que o erro obtido é demasiado elevado para podermos ter em consideração os resultados apresentados.

A função de alarme funciona muito bem, como a monitorização das horas de sono, registando com precisão as horas de descanso e os movimentos registados durante a noite.

Aspetos a melhorar são sem dúvida a duração da bateria e a sincronização via bluetooth com a aplicação. Nesta última, registaram-se várias falhas, obrigando-nos a forçar a sincronização. Também a nível ergonómico, tendo em conta que a smartband é um pouco grossa e rígida, podia haver algumas melhorias.

Pontos positivos:

  • Precisão de resultados em caminhada;
  • Precisão do registo do sono;
  • Alarmes;
  • Design jovem e discreto;
  • Qualidade do ecrã;
  • Facilidade de navegação entre as várias informações que podem ser consultadas.

Pontos negativos:

  • Precisão em corrida insatisfatória;
  • Duração da bateria;
  • Ergonomia.

Agradecemos desde já à Razer por nos ter disponibilizado esta smartband para teste. A Razer Nabu pode ser adquirida no site da Razer por 99 dólares (aproximadamente 89 euros com valores de conversão de 15-03-2016).

Abaixo a nossa galeria de fotos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here