AMD lança placa gráfica Radeon Pro Duo para estabelecer novos marcos

AMD Radeon Pro Duo

Historicamente a presença da AMD no mercado sempre esteve focada no lema ‘boas performances a preços moderados’ e vem desde os tempos dos primeiros Pentium em que oferecia alternativas baratas aos imbatíveis processadores Intel.

Se até ao momento a empresa olhava para os gamers como clientes que não podiam investir muito dinheiro nas últimas novidades tecnológicas para atualizar as suas máquinas, esse paradigma mudou. Para surpresa do mercado lançou a AMD Radeon Pro Duo, uma placa gráfica que na realidade contém duas placas. O lançamento, adiado por um ano, é finalmente realidade e as primeiras análises no mercado definem esta placa da AMD como ideal sobretudo quando utilizada para Realidade Virtual.

A nova placa é equivalente a unir duas AMD Radeon R9 Fury X num simples conjunto. A arquitetura Fiji foi mantida e o processo de fabrico a 28 nanos que foi salvo na frequência de trabalho das GPU 1000 MHz como máximo frente aos 1050 MHz das Fury X. A memória chega agora aos 8GB.

Uma das particularidades desta placa gráfica incide sobre a necessidade de ligar 3 conectores de 8 pinos PCIe à fonte de alimentação, o que situaria o consumo máximo em 525W, mas para contornar esta situação a AMD passou a utilizar um circuito de refrigeração líquida interno que alivia esse fator e que faz descer o consumo para impressionantes 350W.

O preço esse está longe do alcance de muitos: 1499 dólares.

Fonte: AnandTech

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here