A AMD espalhou acidentalmente ou não o seu recurso de supressão de ruído na semana passada e está agora oficialmente a disponibiliza-lo como parte do seu software Adrenalin. A última atualização do Adrenalin Edition 22.7.1 inclui o AMD Noise Suppression, que irá reduzir o ruído do áudio de fundo que usa um algoritmo muito específico em tempo real.
O AMD Noise Suppression funciona de maneira muito semelhante ao RTX Broadcast, permitindo assim filtrar ruídos de fundo indesejados do seu próprio microfone ou até mesmo do dispositivo de outra pessoa, se estiver numa chamada. A AMD integrou o seu recurso Noise Suppression diretamente na interface Adrenalin , para que não precise de baixar um aplicativo separado, como a Nvidia exige para usar o RTX Broadcast.
Para aproveitar o AMD Noise Suppression, irá precisar de uma CPU da série Ryzen 5000 ou superior, ou uma GPU Radeon RX 6000, e o recurso pode ser ativado na seção de áudio e vídeo do software Adrenalin.
A Nvidia impressionou-nos com o seu RTX Voice (agora RTX Broadcast) há alguns anos e, desde então, temos visto Discord, Microsoft Teams e Google Meet a adicionarem o filtro de de ruído de fundo. Embora seja ótimo ter um suporte de muitos aplicativos diferentes, as implementações variam e a beleza do RTX Broadcast e AMD Noise Suppression fazem com que ele crie um microfone virtual que possa usar em qualquer aplicativo.
Além do filtro de ruído de fundo, os drivers mais recentes da AMD incluem também mais otimizações OpenGL. A AMD diz que o Minecraft irá ter um aumento de desempenho de até 85% em relação ao driver anterior.
O recurso da Radeon Super Resolution da AMD será suportado em GPUs discretas da série Radeon RX 5000 e RX 6000 em portáteis e agora também inclui suporte ao ecrã todo. Essa solução baseada em driver irá aumentar e melhorar o desempenho de qualquer jogo em que a Super Resolução FidelityFX superior da AMD não tenha sido integrada.
Fonte: AMD