AMD está abrindo compatibilidade do seu recurso de memória de acesso inteligente (SAM) para plataformas Intel e Nvidia

Desde o anúncio no mês passado da memória de acesso inteligente da AMD, um recurso que permite que as CPUs da AMD acessem todas as VRAM em uma GPU Radeon; muitos temiam que o recurso só funcionasse no ecossistema da AMD. Felizmente, não será esse o caso. A AMD está abrindo compatibilidade para plataformas Intel e Nvidia.

Na semana passada, a Nvidia confirmou que está trabalhando com a Intel para obter um recurso semelhante ao Smart Access Memory da AMD funcionando em suas próprias placas de vídeo.

A Nvidia disse que o recurso é muito fácil de implementar, já que está embutido na especificação PCIe. Especificamente, a especificação é chamada de Capacidade de BAR redimensionável.

Desde então, a AMD declarou em uma entrevista à PCWorld que seu grupo Radeon está trabalhando com a Intel para obter este recurso suportado com GPUs da série RX 6000 e as CPUs e placas-mãe mais recentes da Intel.

O mesmo acontece com o grupo Ryzen da AMD, que está trabalhando com a Nvidia para fazer o Smart Access Memory funcionar com GPUs GeForce.

AMD

Por enquanto, não sabemos quão customizada é a abordagem da AMD com seus atuais CPUs Ryzen 5000, placas-mãe X570 e pares de GPU RX 6000. Se a AMD fizesse muita otimização em nível de hardware, isso poderia dar às CPUs, GPUs e placas-mãe relevantes da AMD melhor desempenho com esse recurso em relação à implementação mais padronizada da Intel e da Nvidia.

A AMD também afirmou na entrevista ao PCWorld que esse recurso simplesmente não é um “botão de alternância” que você pode simplesmente ligar. Haverá um bom pedaço de desenvolvimento e otimização necessários para obter bons ganhos de desempenho com o recurso.

Portanto, por enquanto, parece que a AMD está na liderança com Smart Access Memory, uma vez que já foi desenvolvida e otimizada para CPUs Ryzen 5000 e GPUs da série RX 6000. Veremos quanto tempo leva para a Intel e a Nvidia se recuperar.

Fonte

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here