AMD e Intel são surpreendidas por notícia de empresa rival… A SiPearl

Costumamos pensar que a AMD e a Intel são as maiores e conseguem dominar todo o mercado. Esta briga vem de anos e parece que não vai se resolver tão cedo. No entanto, parece que outra empresa pode querer participar desta briga.

O anúncio do Graviton2 da Amazon pode muito bem ter deixado a AMD e a Intel um pouco nervosas – afinal, a Amazon é cliente de ambos. Agora, as duas empresas têm motivos ainda maiores para se preocupar.

blank

A empresa parisiense SiPearl anunciou recentemente que assinou um grande acordo com a gigante de semicondutores ARM. A empresa francesa usará o ARM IP (Zeus Neoverse CPU) para desenvolver um novo conjunto de CPUs: Rhea, Chronos e outro modelo sem nome.

A empresa é apoiada pela Comissão Europeia como parte do projeto European Processor Initiative (EPI), que visa projetar um microprocessador de alto desempenho e baixo consumo de energia para o primeiro supercomputador exascale da Europa.

SiPearl

Espera-se que três gerações de processadores sejam entregues em quatro anos, o que é um cronograma bastante ambicioso. O SiPearl também será fortemente dependente da tecnologia de duas outras empresas francesas: Kalray e Menta.

Embora a SiPearl não produza, no futuro próximo, nenhum produto voltado para o consumidor, seu roteiro aponta para um POC automotivo (power over Coax?) E uma unidade central de processamento automotivo que possa estar no horizonte.

Portanto, embora o SiPearl ainda não concorra com os nomes de Altra, da Ampere, da família Epyc da AMD ou da gama Xeon da Intel , é preciso ficar de olho enquanto a Europa luta para construir uma unidade de HPC capaz de competir com gigantes globais.

Mas como sempre, precisamos esperar para ver o quanto essa novidade será recebida pelo público. Se o público não receber bem a novidade, dificilmente ela terá sucesso. Enfim, podemos esperar e ver os resultados deste acontecimento.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here