AMD e Intel que se cuidem… Marvell anuncia lançamento de processador de 96 núcleos

Quando falamos em potencial de processadores, os núcleos contam bastante. E as empresas como AMD e Intel sempre estão tentando desenvolver novos modelos mais poderosos e com mais núcleos. Mas dessa vez, a novidade não vei dessas gigantes. Creio que Logo após o Graviton2 da Amazon, a Marvell anunciou o lançamento do ThunderX3, seu processador de servidor Arm de terceira geração.

Andrei Frumusanu, da AnandTech, relata que o chip, originalmente forjado por uma pequena startup chamada Cavium (adquirida posteriormente pela Marvell), possui recursos compartilhados por nenhum de seus grandes rivais.

O ThunderX3 é um dos poucos processadores que podem fazer mais de dois threads por núcleo físico. Seu núcleo de 96 núcleos (uma contagem muito alta para um processador geral) oferece até 384 threads em um único soquete, com núcleos Arm v8.3 + personalizados e velocidades que podem aumentar até 3GHz.

Um servidor pode suportar até dois soquetes e um total de 16 controladores de memória DDR4. Comparações publicadas pela Marvell mostraram que o TX3 pode oferecer um desempenho muito mais alto por watt (até 120%) do que a concorrência, que neste caso inclui o Rome Epyc mais antigo da AMD e o Cascade Lake-SP Xeons da Intel.

Finalidade

O ThunderX3 é ideal para data centers, gigantes da computação em nuvem , serviços de desktop virtual e empresas de hospedagem de sites .

O que isso significa para as empresas? Essencialmente, maior desempenho computacional por menos dinheiro. Com base nas métricas de desempenho / preço fornecidas pela Amazon Graviton2, esperamos que o Google e a Microsoft prestem muita atenção a Altera e Marvell.

Ao contrário do ecossistema x86, essa tecnologia não chegará ao mercado B2C. No entanto, à medida que novas CPUs substituem modelos mais antigos, o kit redundante geralmente acaba no eBay, como o Intel Xeon Phi 7210S de 64 núcleos à venda por US $ 190.

Pelo que podemos ver, essa empresa tem um grande potencial nesse setor. E talvez seja um boa aposta para o futuro. Quem sabe quando uma nova gigante da tecnologia pode surgir…

Fonte

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here