A AMD anunciou a sua nova série de processadores móveis Mendocino Ryzen 7020 e Athlon 7020.
Os chips, competindo com processadores como o Core i3 da Intel, destinam-se a alimentar dispositivos de baixo custo e de menor potência, nas palavras da apresentação da AMD, “o portátil do dia-a-dia” Estes estão tecnicamente entre os primeiros chips que estamos a ver da nova linha móvel Ryzen 7000 da AMD, embora nem tudo seja novo sobre eles.
A AMD anunciou o lançamento de três novos chips móveis, o Ryzen 5 7520U, o Ryzen 3 7320U, e o Athlon Gold 7220U. Todos os três chips têm um TDP de 8-15W e vêm com gráficos Radeon 610M. Os dois chips Ryzen têm um cache de 6MB e quatro núcleos / oito fios, enquanto que o Athlon tem um cache de 5MB e dois núcleos / quatro fios. Os chips são construídos com a arquitetura “Zen 2” da AMD sobre um processo de 6nm.
Zen 2 não é uma nova arquitetura. Lançada em 2019, é a arquitetura mais atual da AMD. No entanto, estes chips só seriam aconselháveis para comprar em computadores portáteis muito baratos. Entre os modelos que estes chips irão alimentar está o Aspire 3 da Acer, que pode atualmente ser comprado por menos de $400.
A AMD anunciou as suas últimas unidades de processamento acelerado (APUs), as A4-9120 e A6-9220. A empresa afirma que os novos chips irão proporcionar até 12 horas de vida útil da bateria e que superam o Core i3 da Intel em produtividade e desempenho multitarefa, bem como velocidade de lançamento de aplicações. Os gráficos Radeon 610M levarão provavelmente a uma melhor experiência de jogo do que a que vimos no passado, mas geralmente não recomendamos que esta categoria de portáteis seja comprada para jogos.
A AMD lançou o esquema de nomes para os seus chips 2023, e muito foi reformulado dos anos anteriores. O ajuste mais significativo é que o terceiro dígito do nome de cada chip deixa agora claro qual a versão da arquitectura Zen que o chip utiliza. O objectivo era proteger os clientes que afirmavam que a empresa estava a ser sombria ao vender novos chips com arquitectura antiga. Essa mudança em particular tornou possível (talvez até provável) que a próxima série 7000 pudesse incluir algumas peças mais antigas. Pelo menos agora, os compradores que estão desapontados com o desempenho destes chips não podem dizer que não foram informados.