AMD admite que quebra de preço em duas placas gráficas foram armadilhas para a Nvidia

A briga entre AMD e Nvidia pela dominância de placas gráficas está certamente esquentando, com a AMD admitindo ter armado cortes de preços em uma tentativa de levar a Nvidia a um preço exagerado em suas placas gráficas. Você deve se lembrar que a AMD Radeon RX 5700 e a Radeon RX 5700 XT foram reveladas com preços de US $ 379 para a Radeon RX 5700 e US $ 449 para a Radeon RX 5700 XT.

No entanto, quando a Nvidia lançou sua série GeForce RTX 20 Super , que inclui o RTX 2070 Super e o RTX 2060 Super , a AMD reduziu os preços da AMD Radeon RX 5700 e Radeon RX 5700 XT para US $ 349 (US $ 280) $ 399 (cerca de £ 320, AU $ 570), respectivamente. Isso os tornou consideravelmente mais baratos do que a nova linha RTX 20 Super da Nvidia.

Armadilha

Enquanto muitas pessoas presumiram que a AMD cortou os preços em reação ao lançamento da Nvidia, de acordo com Scott Herkelman, vice-presidente e gerente geral da divisão Radeon, o corte de preço foi pré-planejado um pouco para levar a Nvidia a precificar seus novos gráficos cartões.

A revelação vem em uma entrevista entre Herkelman e Hot Hardware. De acordo com Herkelman, a AMD tinha um palpite de que o tamanho grande da Nvidia em suas placas de Turing significaria que a empresa lutaria para cortar os preços sem afetar suas margens.

“Sabemos que eles [a Nvidia] têm um fardo enorme em suas margens brutas, porque o tamanho dos seus corpos é grande e, por isso, jogamos apenas os preços de varejo sugeridos.”

Então, parece que a AMD divulgou os preços originais para suas GPUs, depois esperou para ver como a Nvidia iria precificar suas novas placas gráficas.

“Então fizemos o movimento apropriado não apenas para depor a série Super deles, mas também para errar os 2060 e os 2070, porque sabíamos que eles estão tendo um sucesso mais lento”, revela Herkelman.

“E nós queríamos fazer um double bluff [bluff], que não fosse apenas para bloquear sua estratégia Super, mas também para desacelerar seus 2060 e 2070.”

Impacto

Se a AMD realmente usou cortes de preços como uma armadilha para a Nvidia, é bem sorrateira. A AMD sempre foi bastante competitiva quando se trata de preço em comparação com a Nvidia, mas é notável ouvir sobre essa estratégia de um membro da equipe sênior.

Parece que a mudança poderia valer a pena. As resenhas dos cartões RTX 20 Super foram amplamente positivas, mas muitos apontaram como os cartões da AMD agora oferecem um valor muito melhor.

A Nvidia, é claro, poderia argumentar que suas placas RTX Super 20 oferecem melhor desempenho que as da AMD e, portanto, justificam o preço mais alto.

Independentemente disso, é agradável ver os dois concorrentes lutarem por nosso costume, e isso deve beneficiar os consumidores, resultando em preços mais baixos e produtos mais inovadores.

A AMD certamente parece estar gostando disso. “Tem sido muito divertido nestas últimas semanas apenas jogando isso”, diz Herkelman. “É divertido finalmente vencer.”

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here