A briga entre AMD e Nvidia pela dominância de placas gráficas está certamente esquentando, com a AMD admitindo ter armado cortes de preços em uma tentativa de levar a Nvidia a um preço exagerado em suas placas gráficas. Você deve se lembrar que a AMD Radeon RX 5700 e a Radeon RX 5700 XT foram reveladas com preços de US $ 379 para a Radeon RX 5700 e US $ 449 para a Radeon RX 5700 XT.
No entanto, quando a Nvidia lançou sua série GeForce RTX 20 Super , que inclui o RTX 2070 Super e o RTX 2060 Super , a AMD reduziu os preços da AMD Radeon RX 5700 e Radeon RX 5700 XT para US $ 349 (US $ 280) $ 399 (cerca de £ 320, AU $ 570), respectivamente. Isso os tornou consideravelmente mais baratos do que a nova linha RTX 20 Super da Nvidia.
Armadilha
Enquanto muitas pessoas presumiram que a AMD cortou os preços em reação ao lançamento da Nvidia, de acordo com Scott Herkelman, vice-presidente e gerente geral da divisão Radeon, o corte de preço foi pré-planejado um pouco para levar a Nvidia a precificar seus novos gráficos cartões.
A revelação vem em uma entrevista entre Herkelman e Hot Hardware. De acordo com Herkelman, a AMD tinha um palpite de que o tamanho grande da Nvidia em suas placas de Turing significaria que a empresa lutaria para cortar os preços sem afetar suas margens.
“Sabemos que eles [a Nvidia] têm um fardo enorme em suas margens brutas, porque o tamanho dos seus corpos é grande e, por isso, jogamos apenas os preços de varejo sugeridos.”
Então, parece que a AMD divulgou os preços originais para suas GPUs, depois esperou para ver como a Nvidia iria precificar suas novas placas gráficas.
“Então fizemos o movimento apropriado não apenas para depor a série Super deles, mas também para errar os 2060 e os 2070, porque sabíamos que eles estão tendo um sucesso mais lento”, revela Herkelman.
“E nós queríamos fazer um double bluff [bluff], que não fosse apenas para bloquear sua estratégia Super, mas também para desacelerar seus 2060 e 2070.”
Impacto
Se a AMD realmente usou cortes de preços como uma armadilha para a Nvidia, é bem sorrateira. A AMD sempre foi bastante competitiva quando se trata de preço em comparação com a Nvidia, mas é notável ouvir sobre essa estratégia de um membro da equipe sênior.
Parece que a mudança poderia valer a pena. As resenhas dos cartões RTX 20 Super foram amplamente positivas, mas muitos apontaram como os cartões da AMD agora oferecem um valor muito melhor.
A Nvidia, é claro, poderia argumentar que suas placas RTX Super 20 oferecem melhor desempenho que as da AMD e, portanto, justificam o preço mais alto.
Independentemente disso, é agradável ver os dois concorrentes lutarem por nosso costume, e isso deve beneficiar os consumidores, resultando em preços mais baixos e produtos mais inovadores.
A AMD certamente parece estar gostando disso. “Tem sido muito divertido nestas últimas semanas apenas jogando isso”, diz Herkelman. “É divertido finalmente vencer.”