Amazon vai criar cloud para a CIA

nuvem S3 AmazonA Amazon foi encarregada de projetar uma nuvem privada para ser usada pela Agência Central de Inteligência, mais conhecida por CIA.

Segundo as fontes o objetivo da CIA é conseguir reduzir os seus custos operacionais ao mesmo tempo que se mantém na vanguarda da tecnologia. A Amazon, com experiência na área e provas dadas na segurança do serviço, revelou-se, assim, a empresa ideal para uma parceria.

O contrato vai render à Amazon 600 milhões de dólares, mais de 466 milhões de euros, ao longo dos próximos 10 anos. É uma boa notícia para as duas envolvidas, devido ao rendimento extra que representa para a Amazon mas também porque a CIA vai passar, finalmente, a usufruir de um sistema na “nuvem”. O sistema anterior não passava de um grupo de “nuvens”, disperso por vários pontos e praticamente sem qualquer tipo de ligação entre si.

Esta “cloud” privada deverá ser alojada em servidores da própria CIA, como é normal em grande parte dos serviços de cloud privados. Embora as nuvens privadas também possam ser alojadas no serviço em nuvem S3 da Amazon, o nível de segurança exigido para esta situação certamente que obrigará a outros cuidados.

Com o paradoxo da segurança como principal preocupação, a CIA contratou os serviços especializados da Amazon para que lhes desenvolva uma solução feita à medida das suas necessidades e que esteja alojada nos seus edifícios, por detrás da sua firewall com sistemas de encriptação e virtualização para aumentar a segurança. Uma solução muito mais segura do que se fosse alojada num qualquer datacenter público.

1 COMENTÁRIO

  1. Baboseira,como criar algo para “algo” secreto?
    A CIA por assim dizer,deve usar sites e hospedagens anonimamente,isso significa algo secreto.
    Eu acho isso.

    😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here