Amazon prepara expansão gigantesca com aquisição de grande cadeia de supermercados americana

A Amazon anunciou  aquisição da cadeia americana de supermercados Whole Foods para por 13.700 milhões de dólares. Esta manobra apanhou de surpresa o mercado e deixa antever uma gigantesca expansão para a rede de retalho da empresa liderada por Jeff Bezos.

Em toda a história da Amazon este é o maior negócio alguma vez firmado. A operação da Whole Foods continuará de forma independente, mas que fez agitar os rivais Kroger, SuperValu e Walmart.

A finalização do negócio depende ainda da aprovação de reguladores e acionistas, num processo que deverá estar concluido no final do ano.

O fundador da Amazon justificou o interesse na cadeia de supermercado com a alusão a «milhares de pessoas que amam a Whole Foods porque oferecem comida natural e orgânica, tornando a alimentação saudável divertida», aludindo ao trabalho desempenhado pela Whole Foods ao longo das últimas quatro décadas.

Desde finais de 2016 que é ventilada a hipótese da Amazon criar um negócio próprio de mercearias de pequena e média dimensão, pelo que se torna surpreendente a aquisição da gigantesca cadeia Whole Foods, paga em numerário.

 

Veja também...

Deixe o seu comentário