Amazon planeia investir milhões em filmes para cinema

A Amazon anunciou que pretende lançar pelo menos 12 filmes anualmente nos cinemas

O maior vendedor de produtos a retalho do mundo pretende fazer entre 12 a 15 filmes por ano, que serão lançados nos cinemas, embora a empresa ainda esteja a avaliar a sua estratégia que pode implicar um investimento de mil milhões de euros. O objetivo da Amazon é lançar um número menor de filmes nos cinemas no ano que vem e aumentar a sua produção com o tempo. A concretizar-se, esse número de lançamentos coloca a empresa ao mesmo nível de grandes estúdios como a Paramount Pictures.

amazon

Nos últimos anos, os serviços de streaming têm fugido dos cinemas com a maioria dos seus filmes originais e serem todos direcionados para as respetivas plataformas. A Netflix Inc., em particular, deixou as cadeias de cinema bastante inquietas ao lançar mais de um filme por semana para os telespectadores em casa. 

A Amazon tem sido mais aberta aos cinemas do que a Netflix, mas ainda não investiu tanto dinheiro em filmes originais. Enquanto a Netflix lança cerca de 100 filmes por ano, a Amazon lança apenas algumas dezenas, muitos deles noutros idiomas que não o inglês.

“Os planos da Amazon.com de investir mil milhões para produzir 12 a 15 filmes por ano para lançamento nos cinemas é um voto de confiança no modelo tradicional”, considera Geetha Ranganathan, analista da Bloomberg Intelligence. Poderia “aumentar facilmente as receitas em 15% a 20%, dado que a Universal e a Warner têm orçamentos muito semelhantes”, analisou.

Embora a Amazon esteja no registo de cortar nas despesas, a empresa está a aumentar os seus investimentos em filmes originais após a aquisição do estúdio de Hollywood MGM.

A Amazon chamou a atenção da indústria cinematográfica pela primeira vez ao adquirir projetos no Festival de Cinema de Sundance e lançá-los em milhares de cinemas durante meses – um ciclo que se assemelhava ao de um estúdio tradicional. 

Fonte: Bloomberg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui