Aluguer de viaturas: um dos principais campos melhorados graças à internet

Antes da existência da internet, muitas coisas eram feitas através de telefonemas, anúncios em jornais e inúmeras visitas a vendedores focados simplesmente em obter a maior comissão possível. Por causa disso, aventurar-se a conhecer um novo lugar tornou-se um feito que poucos privilegiados ousaram realizar.

Fonte: Pixabay

O mundo antes da internet

As origens da internet remontam a 1969, quando foi estabelecida a primeira conexão de computadores entre três universidades da Califórnia, nos Estados Unidos. Naquela época, era comum enfrentar múltiplos desgostos causados por preços altos e vendedores que se aproveitavam da falta de informações do cliente, já que eles poderiam receber uma grande diferença de preços entre um estabelecimento e outro quando procurar por um serviço.

Um exemplo muito claro nesse contexto foi o aluguer de carros, já que as empresas dedicadas a esse serviço e os funcionários encarregados de atender os clientes nesses locais aproveitavam a fadiga dos viajantes para lhes dar preços mais altos quando chegavam nos escritórios dessas empresas.

No entanto, foi a partir da década de 1990 que o uso da internet tornou-se acessível ao público, evoluindo para ser uma ferramenta acessível a partir de qualquer smartphone na atualidade.

Graças à facilidade de comparação oferecida por essa ferramenta que está disponível na palma das mãos das pessoas, agora é possível ingressar num local na rede internet para comparar as opções mais convenientes para alugar um carro, simplesmente digitando a cidade e datas desejadas para fazê-lo.

Desta forma, é possível evitar uma grande perda de tempo, dinheiro e esforço, para aproveitar melhor um carro e a cidade que está a ser visitada.

É importante mencionar que outra tecnologia que facilitou muito o aluguer de carros hoje em dia são as plataformas que oferecem mapas detalhados e rotas de navegação em várias cidades do mundo, como o Google Maps.

Graças a tecnologias como a anterior, é possível se aventurar a explorar novas estradas em novas cidades, sempre encontrando a melhor rota graças aos mapas dinâmicos que podem ser acessados de qualquer smartphone.

Os destinos preferidos pelos portugueses

Com as múltiplas facilidades para alugar um carro que surgiram graças à popularidade do uso da internet e às tecnologias de navegação disponíveis, muitos mais portugueses já se atreveram a explorar novas cidades e países em maior profundidade e com maior conforto usando carros de aluguer.

Isso também se deve em grande parte ao fato de que é possível aproveitar o dinheiro economizado comparando os preços em tempo real quando alugar um carro e usá-lo para percorrer mais quilómetros, explorando novas cidades e descobrindo novos sabores e culturas, porque atualmente existem mais de 1600 empresas dedicadas ao aluguer de carros, o que tornaria quase impossível encontrar a melhor opção entre elas usando métodos antigos.

Neste contexto, Sapo fez uma lista dos destinos preferidos dos portugueses durante o ano de 2018, o que torna o anterior muito mais claro. No topo da lista está Paris, a capital francesa, que se tornou um destino que oferece ruas históricas e cenários pitorescos para explorar, além de ser um sucesso entre os influencers de redes sociais como o Instagram.

Em segundo lugar, Londres, a capital da Inglaterra e do Reino Unido, que apresenta um desafio fascinante para os viajantes portugueses, uma vez que é costume dirigir à esquerda nesse país, ao contrário do que acontece em Portugal.

Finalmente, como principal destino fora da Europa, aparece Nova York nos Estados Unidos, uma cidade que se destaca por estar em constante movimento e por ser um epicentro tecnológico global.

Fonte: Unsplash.com

O futuro do aluguer de carros

Assim como a internet evoluiu com o tempo conectando muito mais e melhor as pessoas, também o fizeram as tecnologias usadas dentro de cada carro. Um exemplo disso é o constante crescimento no uso de carros elétricos em todo o mundo.

Deve ser mencionado que até agora, os carros elétricos disponíveis já permitem dirigir centenas de quilómetros com apenas uma recarga de bateria, além dos modelos mais avançados que já oferecem também a condução automática graças à inteligência artificial que possuem.

Neste contexto, destaca-se que Portugal já possui cerca de 12 mil carros elétricos em circulação, enquanto países como a Alemanha já planejam banir os motores a gasolina e a diesel até 2030. Assim, o futuro do aluguer de carros é agora focado para a sustentabilidade e o uso de carros elétricos cada vez mais inteligentes.

A mobilidade e o aluguer de viaturas têm se beneficiado diretamente devido aos avanços tecnológicos. Além disso, as projeções futuras nesse contexto apontam para um transporte mais limpo e eficiente globalmente. Ainda há muito a descobrir no contexto de transporte e tecnologia, é por isso que a facilidade de alugar um carro que surgiu graças à internet, é apenas um exemplo do progresso que um mundo melhor conectado pode oferecer a toda a humanidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here