A Dell, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, apresentou recentemente a nova versão do Alienware Aurora R16. Esta nova versão surge no seguimento do lançamento dos processadores Intel Core Gen14, e traz consigo uma série de melhorias e novidades que prometem revolucionar o mercado dos computadores de secretária.
Durante a última década, a venda de computadores de secretária de marca tem vindo a cair acentuadamente. Os utilizadores e profissionais têm optado pela maior versatilidade e mobilidade dos portáteis e convertíveis, enquanto que as grandes torres são mantidas pelos próprios utilizadores através da compra e actualização de componentes. No entanto, a oferta de computadores de secretária OEM continua a existir, sendo algumas opções bastante interessantes, como é o caso do Alienware Aurora R16.
O design do Alienware Aurora R16 já era conhecido, com uma redução do tamanho externo em relação ao R15 que agora diminui até 40% no total, com um volume interno de cerca de 25 litros. O fluxo de ar foi otimizado para reduzir as temperaturas da CPU e da GPU e também o ruído emitido. Os clientes podem escolher entre refrigeração por ar ou sistemas de refrigeração líquida, todas com a iluminação personalizável da Alienware.
A base de hardware do Alienware Aurora R16 traz novidades, com destaque para os processadores 14Gen da Intel, com opção de instalar os Core i7-14700KF ou o topo de gama Core i9-14900KF. No que diz respeito ao desempenho gráfico, a Dell optou pelas GeForce série 40, desde a RTX 4070 até à poderosa RTX 4090 com 24 GB de memória GDDR6X.
A configuração de primeira linha inclui 64 GB de memória DDR5 XMP e múltiplos SSD PCIe 5 e 4.0 com 4 TB de capacidade. Tal como acontece com todos os outros componentes, a RAM e o armazenamento são atualizáveis pelo utilizador. As versões mais económicas começam nos 1.300 dólares, enquanto que para aceder aos novos processadores da Intel e às gráficas RTX 40 será necessário desembolsar um mínimo de 2.200 dólares.
Este computador promete um desempenho de alto nível, graças ao uso dos mais recentes processadores da Intel e das gráficas GeForce série 40. No entanto, este desempenho tem um preço, com as versões mais avançadas a começarem nos 2.200 dólares. Na minha opinião, o Alienware Aurora R16 é uma excelente opção para quem procura um computador de secretária de alto desempenho, apesar do seu preço ser um pouco elevado.
Fonte: Windowscentral