Algumas dicas para melhorar a performance do seu Android

Acabou de comprar um equipamento novinho com tudo a funcionar na perfeição, super rápido, sem qualquer lag ou problema. Mas alguns meses mais tarde verifica que aquele excelente equipamento que adquiriu já não é assim tão rápido quanto o era alguns meses atrás.

E ao contrário do que possamos pensar esta situação não é apenas comum aos smartphones mais baratos. Alguns dos equipamentos topos de gama acabam por sofrer deste problema, começam a abrandar em termos de velocidade após alguns meses de utilização.

Felizmente existe alguns pequenos truques que poderá experimentar e voltar a colocar o seu smartphone com a velocidade que anteriormente tinha. Eis então algumas dicas que passamos a indicar para o ajudar a colocar o seu equipamento a funcionar mais rápido.

Utilize o Files da Google para limpar os dados da memória cache para libertar espaço de armazenamento

A aplicação de gestão de ficheiros da Google é fantástica. Não somente analisa o seu smartphone por ficheiros que já não são utilizados bem como por aplicações de igual modo, como também o deixa transferir ficheiros para um disco externo para libertar espaço. A aplicação é bastante simples e fácil de utilizar. Encontra-se dividida entre dois separadores: “Storage” e “Files”.

A partir do separador “Storage”, irá ter uma visão geral da quantidade que possuí acerca do seu espaço de armazenamento do seu equipamento, bem como algumas dicas para o ajudar em como pode libertar espaço. Pode aqui também neste separador limpar a memória cache ocupada por cada aplicação instalada.

Desactive ou desinstale bloatware e aplicações que não utiliza mais

A maioria dos smartphones hoje em dia excepto o modelo Pixel e Android One vêm com algum bloatware instalado. Felizmente e na maioria dos casos podemos desactivá-los e até em alguns casos desinstalar os mesmos.

Muitas dessas aplicações já vêm pré-instaladas no seu smartphone e com quase toda a certeza não irá utilizar nenhuma deles. Vá então a “Settings-Apps” e veja tudo o que está instalado no seu equipamento. Caso encontre alguma aplicação que não reconheça ou não lhe interesse, simplesmente desinstale ou desactive a mesma.

Tenha o seu equipamento com as últimas actualizações instaladas

Será sempre ideal verificar se o seu equipamento está com todas as actualizações em dia. Desde as mais recentes versões das aplicações que têm instaladas até às actualizações de segurança e as atualizações de sistema. Muitas destas actualizações por vezes não servem somente para trazer uma ou outra novidade, mas para correcção de bugs e assim poder continuar a utilizar o seu smartphone de um modo linear e rápido sem lags ou qualquer outro problema.

Das mais importantes podemos apontar as actualizações mensais de segurança que a Google vai disponibilizando mensalmente. Estas actualizações acima de tudo servem para não só correção de pequenos erros, mas para melhorias na segurança e privacidade do conteúdo do seu equipamento.

Instale as versões mais “leves” das suas aplicações

Se tiver um smartphone de baixa gama, a quantidade de memória para correr as suas aplicações ou até mesmo o espaço de armazenamento podem ser curtos. Por isso recomendamos que sempre que possível, dado que nem todas as aplicações possuem essa alternativa, instale as versões mais “leves” das mesmas, pois irão consumir muito menos recursos do seu equipamento em termos de memória e armazenamento e que provávelmente irá servir para o seu uso diário. Temos como exemplo bastante flagrante a versão do Facebook.

A aplicação alternativa Facebook Lite é ideal para este tipo de equipamentos pois consegue fazer a grande maioria das coisas que a aplicação principal faz e, não só não ocupa tanto espaço de armazenamento como é bastante mais rápido a utilizar, além de relatos existirem que ajuda na poupança da autonomia da bateria.

Torne o seu ecrã principal mais limpo de atalhos e aplicações

Se estiver a utilizar um “Live wallpaper” fique desde já a saber que o mesmo irá tornar inevitavelmente um smartphone mesmo que topo de gama mais lento. As animações do wallpaper estão constantemente a retirar recursos ao sistema operativo e consequentemente a retirar memória que por vezes pode ser importante para a utilização das nossas aplicações.

Pelo que o nosso conselho é, aplique um papel de parede sem animações por muito bonito que isso possa parecer, pois disso não passará.

Fonte: AndroidCentral

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui