Alexa com falha devido a hackers!

Uma falha nos equipamentos smart para casa da Amazon (com a utilização da Alexa) permitia a hackers acederem a informação pessoal e ao histórico de conversas, segundo pesquisadores de cyber segurança.

Os hackers conseguiam instalar ou remover aplicações dos equipamentos sem que os donos dos mesmos soubessem. Para tal bastava apenas existir um clique num link da Amazon feito pelo hacker.

Entretanto a Amazon já foi informada da situação e a mesma já a conseguiu resolver, felizmente. Segundo a Amazon, a segurança dos seus equipamentos é prioridade pelo que agradecem o trabalho realizado por pesquisadores independentes, como por exemplo a empresa Check Point, que identificam potenciais situações de risco às empresas. Em janeiro a Amazon tinha anunciado que existiam centenas de milhares de equipamentos Alexa espalhados pelo mundo por isso podemos imaginar até onde estes ataques podem ou poderiam ter chegado.

Até ao momento não se sabe de caso nenhum onde a informação pessoal potencialmente adquirida tenha sido usada para usada para prejudicar os utilizadores.

Segundo a Check Point, o hacker teria que saber criar um link da Amazon malicioso que seria então enviado para os utilizadores para que eles clicassem nos mesmos. Assim que acedessem ao link o hacker conseguia ver as aplicações Alexa do equipamento e roubar as informações das mesmas para posteriormente poder adicionar ou remover funções.

Uma opção para obter mais informações era substituir uma das funções da Alexa por uma versão maliciosa da mesma. Sempre que o utilizador usasse essa função estaria a usar a função maliciosa e assim a enviar informação para o hacker (desde o historial de conversas ou ouvir uma conversa especifica, por exemplo, a acesso a informações bancárias). Com este ataque, o hacker também conseguia as informações da conta da Amazon do utilizador.

Felizmente não existem casos de ataques aos utilizadores usando as informações roubadas.

Fonte:  BBC

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here