Alemanha sem Internet por causa do botnet Mirai

xiaomi-mi-wifi-router-3

O interface de manutenção dos routers da operadora Deutsche Telekom deixou no passado fim de semana 900.000 utilizadores alemães sem acesso à Internet. Esta falha nos acessos aconteceu, segundo a Agência Federal Alemã de Segurança da Informação (BSI), devido a uma tentativa de adicionar estes routers a uma ‘botnet’.

Os mais recentes desenvolvimentos foram publicados pelo The Register, que culpou uma versão modificada do ‘botnet’ Mirai. Este ‘botnet’ foi no mês passado responsável pelo ataque DDoS ao serviço Dyn e que fez caír por terra o serviço de gigantes da Internet como Twitter, Spotify e GitHub.

Os routers afectados, na sua grande maioria fabricados pela Zyxel e pela Speedport, tinham a porta 7547 aberta, um recurso que as operadoras de telecomunicações utilizam no caso de existirem problemas de ligação. 

O ataque agora perpetrado não logrou cumprir todos os seus objetivos, já que os piratas não conseguiram fazer aderir à ‘botnet’ os 900.000 routers. Ainda assim, a procura de vulnerabilidades provocou quedas e restrições de acesso à Internet que deixaram estes equipamentos inoperacionais.

Este pode ser apenas o princípio de um cenário apocalíptico, como afirma o especialista em segurança Kenn White, que calculou em 41 milhões o número de routers vulneráveis existentes em todo o mundo devido à existência de portas de manutenção abertas.

Fonte: The Register

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui