Alemanha já opera o primeiro comboio movido a hidrogénio

O Coradia iLint é um novo modelo de comboio construído pela empresa francesa Alstom e é movido totalmente a hidrogénio. Este novo veículo não só começou recentemente a circular nos caminhos de ferro alemães como também já é utilizado para transporte de passageiros nas linhas da Baixa Saxónia.

Foram cinco comboios que entraram em serviço esta semana. Entretanto, 9 outros já foram encomendados para concluírem a substituição de 15 comboios movidos a diesel atualmente em uso na linha regional já referida.

Quanto a emissões, os novos comboios da Alstom apenas emitem vapor e condensação. A industrial francesa também afirmou que estes veículos estão a operar com um volume de ruído baixo. A Alstom também afirma que os comboios têm uma autonomia de 1000 Km, sendo que consegue circular o dia inteiro utilizando um único depósito de hidrogénio. Entretanto, uma estação de reabastecimento de hidrogénio, operada pela empresa de combustíveis Linde, já foi construída na linha entre as cidades de Cuxhaven e Buxtehude.

Os novos comboios conseguem atingir velocidades até 140 Km/h, mas devido às velocidades normais em linha, estes valores acabam por ficar entre os 80 e os 120 Km/h.

Apesar dos enormes esforços que o continente europeu tem feito para eletrificar as suas imensas linhas férreas, muitos dos comboios que operam a nível continental permanecerão fora da eletrificaçãoA Alemanha sozinha possuí cerca de 4000 comboios movidos a diesel.

Ainda que a nova aposta de Alemanha seja uma alternativa viável ao problema dos comboios europeus esta conversão acabará por demorar algum tempo significativo, assumindo que esta conversão aconteça em primeiro lugar.

A companhia ferroviária nacional alemã, a Deutsche Bahn, anunciou que estava a desenvolver um comboio movido a hidrogénio. Entretanto, a Alstom já tem outros contratos, incluindo 27 novos comboios que já estão programados para a linha de Frankfurt e ainda contratos para regiões italianas e francesas.

Fonte: CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui