Alemanha vai permitir a leitura NFC do Cartão de Cidadão para o iPhone

Os iPhones têm chips NFC desde o iPhone 6, mas até à pouco tempo, a Apple só permitia que a NFC fosse usada para fazer compras com o Apple Pay. Mas no iOS 13, a Apple irá expandir a tilização do NFC para outras aplicações, e apesar de a nova versão do iOS não estar oficialmente disponível até setembro (provavelmente), países como Japão e Alemanha já estão a planear permitir que cidadãos digitalizem seus cartões de identificação via NFC, ficando com eles disponíveis através do seu iPhone.

Na semana passada, um relatório do Nikkei detalhou um plano do governo japonês que permitirá aos utilizadores digitalizar os cartões de identidade japoneses no seu iPhone para que a versão digital possa ser usada em vez do cartão físico, para fins de preenchimento da documentação oficial, mas agora também a Alemanha já anunciou a mesma intenção, sendo o primeiro país europeu a afirmar que irá tomar esta medida.

Funcionalidades semelhantes estão disponíveis em telefones Android no Japão há algum tempo, mas com os recursos expandidos para o chip NFC em iPhones no iOS 13, deve ser muito mais fácil para os cidadãos japoneses manterem as suas credenciais oficiais à mão.

E agora, seguindo a decisão do Japão de apoiar a digitalização NFC em iPhones, um relatório do site alemão Macerkopf, que diz que diz que a Alemanha está a planear seguir o exemplo. Um anúncio do Ministério Federal do Interior da Alemanha diz que criará uma nova versão do AusweissApp2 para iOS 13 do país para que os utilizadores possam fazer o download da aplicação da App Store da Apple e usá-lo para digitalizar seus IDs oficiais.

Além disso, o Ministério do Interior afirma que o suporte expandido para NFC no iOS também permitirá que “utilizadores de dispositivos móveis da Apple se beneficiem de aplicativos [de terceiros] como ID, ePass e eVisum”, a fim de eliminar verificações de segurança em aeroportos internacionais.

Embora isso possa não parecer grande coisa, é bom ver a Apple finalmente abriu acesso do NFC dos seus iPhones para mais do que apenas pagar através do Apple Pay, especialmente considerando que essas são coisas que muitos telefones Android têm sido capazes de fazer há vários anos.

Atualmente, não há um cronograma para a entrada em vigor dos programas expandidos de digitalização do Japão ou da Alemanha, mas com o iOS 13 previsto para lançamento oficial durante o mês de setembro, deveremos ver estas novidades disponíveis nas semanas seguintes.

Fonte: 9to5Mac

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here