Alemanha inaugura primeira estrada elétrica para camiões

A Alemanha abriu sua primeira autoestrada com o nome de “eHighway”, que permite que camiões de carga híbridos carreguem suas baterias enquanto estão em movimento.

Na terça-feira, o governo alemão introduziu a tecnologia num percurso de 10 quilómetros da Autobahn, perto da cidade de Frankfurt. Esta estrada possui cabos aéreos de corrente contínua de 670 volts que permitem que os camiões elétricos consumam energia e recarreguem suas baterias em movimento.

O programa, chamado Elisa (tráfego pesado inovador eletrificado na Autobahn), é um projeto patrocinado pelo Ministério do Meio Ambiente envolvendo a gigante da eletrónica Siemens e as autoridades do estado de Hesse, onde está ocorrendo.

Os camiões – que têm hastes condutoras chamadas de pantógrafos adicionados ao topo da cabine – devem estar a menos de 90 km / h para fazer uma conexão bem-sucedida. Quando estão conectados, usam apenas eletricidade. Quando voltam para a  estrada normal, usam os seus  motores híbridos.

A Siemens informou que a tecnologia economizaria 20 mil euros (22 mil dólares) em camiões de 40 toneladas em custos de combustível em mais de 62.100 milhas. Caso o motorista se desvie para a esquerda ou para a direita enquanto conectado aos cabos, o veículo não se soltará.

O percurso de 6 milhas da Autobahn A5 será testado até 2022, após o qual será tomada uma decisão sobre se deve ou não expandir o projeto, que até agora custou ao governo um total de 14 milhões de euros. A Alemanha também gastou 70 milhões de euros (US $ 77 milhões) para fabricar um camião híbrido especial com a Scania e a Volkswagen.

Este vídeo da Siemens mostra como o projeto se destina a conectar portos marítimos com cidades usando os camiões e a eHighway.

O Ministério do Transporte da Alemanha recentemente publicou um estudo dizendo que 80% do tráfego de camiões da Alemanha poderia em breve ser eletrificado, segundo a Deutsche Welle .

Mais duas faixas da eHighway já estão a ser construídas. Uma é na região norte de Schleswig-Holstein, a outra é em Baden-Württemberg, no sudoeste da Alemanha. A Alemanha disse que quer reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 40% até 2020, em 55% até 2030 e até 95% até 2050, em comparação com os níveis de 1990.

A Siemens já havia testado o eHighway em Carson, Califórnia, em novembro de 2017.

Uma excelente ideia no combate à poluição, não sei é se será muito prático… Visualmente é um pouco (muito) estranho.

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here