Alemanha exige caixas negras nos carros autónomos

Red Magic 5G

vw-electrico-e-up-big

As marcas de automóveis e as empresas de tecnologia, por exemplo a Google, estão a desenvolver num ritmo muito acelerado automóveis capazes de dispensar o tradicional condutor humano por um computador e complexos sistemas de comunicação entre veículos.

Estes novos produtos fazem erguer uma grande quantidade de questões referentes a ética e moralidade, já que será uma máquina a decidir e a ter de estar atenta em todos os momentos. As alterações irão ter reflexos evidentes na legislação dos vários países, tendo a Alemanha já encetado este processo com a exigência de montagem de caixas negras em todos os automóveis com condução autónoma.

Foi pela força do Ministério dos Transportes da Alemanha que esta proposta de lei avançou. Tal como os aviões, os futuros carros autónomos terão de ter um dispositivo que faça o registo de todos os parâmetros e situações que encontre quando está em modo automático. A caixa negra, e ainda segundo a entidade da tutela alemã, servirá ainda para desenvolver a inteligência artificial dos carros autónomos.

Quanto aos dados e respetiva transparência de interesses, assim como a privacidade, serão males menores que os utilizadores terão de abdicar?

Fonte: Android Headlines

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here