Estamos a poucos dias do lançamento de Alan Wake 2, o tão aguardado título da Remedy Entertainment. Este jogo promete mergulhar-nos novamente numa narrativa angustiante, tal como fez em 2010, desta vez com dois protagonistas interligados. O desafio não é fácil, mas o tempo que o estúdio levou para trazer esta sequela ao mercado dá-nos algumas razões para sermos otimistas.
Recentemente, foram divulgadas as especificações técnicas do jogo, que, embora não sejam más, continham algumas indicações que não pareciam encaixar com o resto, o que nos levou a ter algumas dúvidas. No entanto, um executivo da Remedy afirmou que a otimização tem sido uma constante durante todo o desenvolvimento de Alan Wake 2. De facto, o que foi mostrado do jogo em maio já era promissor, mas foram feitas melhorias desde então.
No caso da versão para consolas de Alan Wake 2, sabemos que a tecnologia de melhoria é a FSR, pois os adaptadores gráficos da PlayStation 5 e da Xbox são da AMD. No entanto, as opções para PC são mais amplas, pois cada fabricante (AMD, Intel e NVIDIA) tem a sua própria tecnologia. As tecnologias de melhoria da NVIDIA são privativas, ou seja, só podem ser usadas em equipamentos com adaptadores gráficos da marca, e provavelmente é por isso que, em termos de desempenho, são imbatíveis.
A NVIDIA confirmou que Alan Wake 2 chegará ao mercado com Ray-Tracing e DLSS 3.5. Assim, os jogadores que o jogarem num equipamento com uma GPU GeForce RTX poderão aproveitar as vantagens de desempenho que o Ray-Tracing através de inteligência artificial oferece, resultando em iluminação e ambientes muito mais realistas.
Os primeiros testes com Alan Wake 2 em conjunto com hardware da NVIDIA revelam resultados notáveis, tanto em termos de desempenho como de qualidade visual. No entanto, para aproveitar ao máximo estas características, será necessário ter um equipamento de gama alta.
Para poder desfrutar deste desempenho com Alan Wake 2 num PC com um adaptador gráfico da NVIDIA, será necessário atualizar os controladores NVIDIA Game Ready para a última versão. A boa notícia para aqueles que não têm um equipamento de gama alta é que poderão desfrutar deste jogo através do GeForce Now.
A Remedy Entertainment parece ter feito um excelente trabalho na otimização do jogo, e as melhorias feitas desde a sua apresentação em maio são encorajadoras. A inclusão de tecnologias de melhoria da NVIDIA, como o Ray-Tracing e o DLSS 3.5, irá certamente proporcionar uma experiência de jogo incrivelmente realista e imersiva. No entanto, para aproveitar ao máximo estas características, será necessário ter um equipamento de gama alta. Para aqueles que não têm, a solução pode passar pelo GeForce Now.
Fonte: guru3d