Agência de Segurança dos EUA cria smartphone Android “ultra-seguro”

A Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos da América, decidiu desenvolver o seu próprio smartphone, utilizando um sistema operativo Android modificado, por forma a garantir que todas as comunicações móveis, sejam extremamente seguras.

As agências governamentais por todo o mundo, levaram algum tempo até adoptarem serviços móveis, como os que são oferecidos pela BlackBerry, e agora que a tecnologia evoluiu, a solução encontrada pela NSA, para proteger as comunicações móveis entre membros do governo, incluindo o Departamento de Defesa, foi conceber e desenvolver de raiz um smartphone considerado “seguro”.

Projecto Fishbowl, assim ficou conhecido pela agência norte-americana, que decidiu fabricar 100 dispositivos móveis, que entre outras coisas, permitem que as conversas sejam seguras, utilizando um sistema de criptografia entre os dois extremos, por meio de uma conexão VPN IPsec, que passa por um servidor VoIP, controlado pela própria agência.

Todo o tráfego realizado a partir do telefone é encaminhado através da Agência, com o principal objectivo de projetar a segurança.

As chamadas de voz são criptografadas duas vezes, em conformidade com a política da NSA, usando IPSEC e SRTP, o que significa que uma falha requer “duas coisas independentes aconteçam”, afirmou Margaret Salter, Directora da Agência, numa conferência sobre segurança em São Francisco, na Califórnia.

O sistema operativo Android e as chaves de armazenamento, foram personalizados o suficiente, por forma a garantir que as conversas secretas sejam extremamente seguras, tendo sido desenvolvida uma aplicação, tipo “polícia app“, para monitorizar todas as operações no dispositivo.

blank

E o mais interessante, é que o dispositivo móvel, semelhante à imagem apresentada, pode ser facilmente produzido por qualquer pessoa ou instituição, devido ao facto de usar componentes disponíveis comercialmente a qualquer pessoa.

A NSA publicou todos os documentos relacionados com o projecto para fabricantes, para a construção de dispositivos semelhantes para outras áreas do governo, ou até mesmo empresas que o pretendam usar.

Fonte:  Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here