Afinal os novos carros a diesel emitem mil vezes mais partículas

Parece contraditório pensarmos que os novos carros a diesel emitem mil vezes mais partículas mas é verdade e a conclusão é de um estudo recente da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente.

Tanto se tem falado ultimamente em poluição ambiental e em medidas para combater as alterações climáticas que era esperado que este resultado do estudo apontasse precisamente no sentido contrário. Mas não. Nos últimos anos, os carros elétricos têm sido uma opção a considerar, uma opção de futuro e poder-se-ia pensar que os carros a diesel teriam os dias contados. Mas não é o caso e em vez de se aproveitar a tecnologia para diminuir a pegada ecológica, afinal os fabricantes têm percorrido outro caminho. A poluição dos novos carros a diesel atinge níveis mil vezes acima dos valores normais, o que tem tanto de chocante como de incompreensível.

O estudo foi levado a cabo em dois dos carros mais vendidos na Europa: o Nissan Qashqai e Opel Astra e o problema está no processo de limpeza/ regeneração dos filtros de partículas dos carros que atingem elevados picos de emissão. Estes filtros de partículas estão presentes em mais de 45 milhões de veículos a circular na Europa. Só em Portugal há cerca de 775 mil carros equipados com estes filtros de partículas, o que gera 23 milhões de limpezas apenas num ano.

Este problema não é só grave para o meio ambiente. Causa doenças cardiorrespiratórias.

A lei terá que ser alterada já que atualmente o limite legal de emissão de partículas não se aplica quando a emissão ocorre em testes oficiais e as partículas ultrafinas são estão ainda regulamentadas. Estas são ainda mais nocivas para o ser humano e estão associadas a um maior risco de cancro.

Depois da divulgação dos resultados deste estudo é urgente alterar a legislação e pressionar os fabricantes para desenvolverem sistemas mais “saudáveis”.

Fonte: Euroactiv

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here